Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Ferreomodelismo
Locomotiva U23C RFFSA em HO (3)


 
Marcelo Lordeiro - Revista Ferroviária (Jan/1992)
Com a colaboração de Fábio Dardes e Alberto del Bianco

Terceira parte

Agora vamos trabalhar os chassis e os truques da locomotiva.

Caso o ferreomodelista não queira entrar em grandes detalhes, basta remover as rebarbas do chassis e dos dois visores de nível de óleo de cada lado do tanque, deixando somente o do meio.

Para fazer um detalhamento correto é necessário adquirir algumas peças importadas cujas referências são:

  

  

Peças necessárias
Fabricante Ref. Descrição
Details West
235 - 149
GE hood units fuel fillers Bocal do tanque
Details West
235 - 139
Air filter Filtro de ar
Details West
235 - 127
Bell Sino
Detail Associates
229 - 3.101
Fuel gauge Medidor de óleo
   

Ferreomodelismo

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Aplicação de detalhes no ferreomodelo de locomotiva U23C
Foto 1 - Aplicação de detalhes
Detalhes aplicados ao ferreomodelo da locomotiva
Foto 2 - Detalhes aplicados
Aplicação de detalhes sob o chassi do ferreomodelo
Foto 3 - Aplicação de detalhes sob o chassi do ferreomodelo

1 - Chassis

As fotos 1, 2 e 3 mostram o posicionamento dos itens mencionados e as tubulações dos reservatórios e filtros de ar. As tubulações e filtros de ar devem ser confeccionados e posicionados conforme o desenho da Fig. 1.

Especificação da aplicação dos detalhes ao ferreomodelo da locomotiva U23C
Fig. 1 - Especificação da aplicação dos detalhes ao ferreomodelo da locomotiva U23C

2 - Truques

Detalhamento do truque da locomotiva
Foto 4 - Detalhamento do truque da locomotiva

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Agenda do Samba e Choro
   

No lado direito o detalhamento é somente no truque dianteiro, onde colocaremos o cabo do velocímetro e o aparato do freio manual (foto 4 e Fig. 2).

Os truques no lado esquerdo possuem em todos os eixos os sensores de deslizamento das rodas, que após algum tempo e por motivo que não sei explicar, a RFFSA removeu juntamente com os amortecedores (Fotos 5 e 6: Locomotivas 3268 e 3258).

Detalhes para aplicação da corrente no truque da locomotiva
Fig. 2 - Detalhes para aplicação da corrente no truque da locomotiva

Obs.: O artigo visa construir a locomotiva com todos os detalhes das locomotivas 3902 e 3917 em dezembro de 1978, mas outras fotos estão sendo publicadas para que o modelista possa escolher qual versão da locomotiva deseja fazer.

Na próxima e última página mostraremos a pintura e acabamento do modelo com foto colorida.

Nesta parte, contamos com a colaboração do Fábio Dardes, que fez as modificações necessárias para o chassis e cedeu as fotografias do protótipo (locos 3258 e 3268).

   

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