Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Vagão madeireiro lançado pela Phoenix Ferreomodelismo no início de 1991
Vagão madeireiro lançado pela Phoenix Ferreomodelismo no início de 1991

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   

Para uma história do ferreomodelismo
Phoenix lança vagão madeireiro


 
Flavio R. Cavalcanti
Centro-Oeste DC-9-10 — 31 Jan. 1991

As fotos a cores não faziam parte da notícia, publicada no início de 1991, e foram incluídas aqui para oferecer o máximo de informação visual sobre o primeiro ferreomodelo de vagão da extinta Phoenix Ferreomodelismo.

Um vagão para o transporte de toras, fundido em metal e lançado pela Phoenix em série limitada, é o primeiro material rodante HO brasileiro feito por um micro-produtor, desde o desaparecimento das antiquíssimas marcas Pionneer e Hobbylândia — a menos que o Marcelo Lordeiro tenha conseguido superar as dificuldades que retardaram o lançamento do carro de madeira da Leopoldina, moldado em resina plástica (DC-7/7).

O “climax log car”, como é chamado pela Phoenix, consiste em uma longarina (que mantém unidos os truques) com duas travessas, também de aço (que sustentam as toras de madeira). É o tipo mais simples de vagão que pode existir, uma vez que dispensa até mesmo a superfície (metálica ou de tábuas) que caracteriza um vagão-prancha. Baseia-se no princípio de que, para transportar toras de madeira, basta oferecer 2 pontos de apoio, perto das extremidades. Isso torna-o mais barato, para as empresas madeireiras, e mais leve.

Detalhe do encaixe para engates Kadee na extremidade do ferreomodelo de vagão madeireiro
Detalhe do encaixe para engates Kadee na extremidade do ferreomodelo de vagão madeireiro

Não é um vagão típico de ferrovias de percurso, tendo sido usado geralmente em pequenos ramais particulares, ligando uma serraria à respectiva área de abate florestal. Um exemplo pode ser visto à página 128 do livro "Trem de Ferro — A Ferrovia no Contestado", Nilson Thomé (ABPF).

Vagões madeireiros
Phoenix | Lumber

Com inúmeras fotos históricas, o capítulo descreve as atividades da Southern Brazil Lumber and Colonization Company, na região Sul do País.

O vagão madeireiro da Phoenix está sendo vendido com os truques, mas não com os engates, na Rio Grande Modelismo, SP/SP, e já é produzido com o encaixe exato para receber as caixas de engates Kadee ou similar (CO-23/11 e 23/13). Para quem prefere os engates Frateschi, bastará instalar truques deste fabricante.

Os próximos lotes possivelmente já serão entregues com engates tipo Frateschi, da própria Phoenix, porém instalados no chassi (e não no truque), através de caixas similares às do Kadee. Lupatelli já encomendou a nova versão.

O ferreomodelo foi apenas colocado sobre os truques, para fazer as fotos
O ferreomodelo foi apenas colocado sobre os truques, para fazer as fotos sobre os trilhos

O modelo vem também com 3 toras de madeira — madeira natural, serrada, com casca e galhos partidos, e não meros cilindros torneados — presas às travessas por meio de correntes metálicas (de armarinho).

Mesmo assim, é provável que muitos modelistas irão retirar a madeira, pelo menos de alguns vagões, para poder apreciar (e exibir) o visual do vagão limpo, com o detalhamento dos volantes de freio e, principalmente, das chapas e parafusos que fixam as travessas à longarina.

   

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• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

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Detalhes do vagão sem as toras de madeira, e apenas colocado sobre os truques (sem ajuste ou fixação) para fotografar nos trilhos
Detalhes do vagão sem as toras de madeira, e apenas colocado sobre os truques (sem ajuste ou fixação) para fotografar nos trilhos
Perspectiva do vagão com as toras, tal como fornecido pela Phoenix Ferreomodelismo, e apenas colocado sobre os truques
Perspectiva do vagão com as toras, tal como fornecido pela Phoenix Ferreomodelismo, e apenas colocado sobre os truques
Vista lateral do vagão com as toras, tal como fornecido pela Phoenix Ferreomodelismo, e apenas colocado sobre os truques
Vista lateral do vagão com as toras, tal como fornecido pela Phoenix Ferreomodelismo, e apenas colocado sobre os truques
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