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Para uma história do ferreomodelismo
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As fotos a cores não faziam parte da notícia, publicada no início de 1991, e foram incluídas aqui para oferecer o máximo de informação visual sobre o primeiro ferreomodelo de vagão da extinta Phoenix Ferreomodelismo.
Um vagão para o transporte de toras, fundido em metal e lançado pela Phoenix em série limitada, é o primeiro material rodante HO brasileiro feito por um micro-produtor, desde o desaparecimento das antiquíssimas marcas Pionneer e Hobbylândia — a menos que o Marcelo Lordeiro tenha conseguido superar as dificuldades que retardaram o lançamento do carro de madeira da Leopoldina, moldado em resina plástica (DC-7/7).
O climax log car, como é chamado pela Phoenix, consiste em uma longarina (que mantém unidos os truques) com duas travessas, também de aço (que sustentam as toras de madeira). É o tipo mais simples de vagão que pode existir, uma vez que dispensa até mesmo a superfície (metálica ou de tábuas) que caracteriza um vagão-prancha. Baseia-se no princípio de que, para transportar toras de madeira, basta oferecer 2 pontos de apoio, perto das extremidades. Isso torna-o mais barato, para as empresas madeireiras, e mais leve.
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Não é um vagão típico de ferrovias de percurso, tendo sido usado geralmente em pequenos ramais particulares, ligando uma serraria à respectiva área de abate florestal. Um exemplo pode ser visto à página 128 do livro "Trem de Ferro — A Ferrovia no Contestado", Nilson Thomé (ABPF).
Com inúmeras fotos históricas, o capítulo descreve as atividades da Southern Brazil Lumber and Colonization Company, na região Sul do País.
O vagão madeireiro da Phoenix está sendo vendido com os truques, mas não com os engates, na Rio Grande Modelismo, SP/SP, e já é produzido com o encaixe exato para receber as caixas de engates Kadee ou similar (CO-23/11 e 23/13). Para quem prefere os engates Frateschi, bastará instalar truques deste fabricante.
Os próximos lotes possivelmente já serão entregues com engates tipo Frateschi, da própria Phoenix, porém instalados no chassi (e não no truque), através de caixas similares às do Kadee. Lupatelli já encomendou a nova versão.
O modelo vem também com 3 toras de madeira — madeira natural, serrada, com casca e galhos partidos, e não meros cilindros torneados — presas às travessas por meio de correntes metálicas (de armarinho).
Mesmo assim, é provável que muitos modelistas irão retirar a madeira, pelo menos de alguns vagões, para poder apreciar (e exibir) o visual do vagão limpo, com o detalhamento dos volantes de freio e, principalmente, das chapas e parafusos que fixam as travessas à longarina.
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