Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   
Ferreomodelo Frateschi encurtado para representar um vagão da bitola métrica da RFFSA - Rede Ferroviária Federal

Ferreomodelismo
PED – Vagão prancha para bitola métrica


 
José Agenor
Centro-Oeste n° 67 – 1°-Jun-1992

A versão do vagão prancha PES para bitola métrica tem prefixo PED. Seu protótipo tem 14,74 metros de comprimento, e a RFFSA tem centenas de unidades, pintadas em preto ou marrom.

A EF Vitória a Minas, da Vale, também tem vagões prancha desse tipo, porém com estrado de madeira, prefixo PME, na mesma cor de suas locomotivas.

Podemos fazer esses 2 vagões — PED e PME — em escala HO, a partir do modelo ref. 2033 da Frateschi.

   

Ferreosfera

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

Ferreomodelo Frateschi encurtado para representar um vagão da Estrada de Ferro Vitória a Minas

Inscrições do PED

Tara: 16.000 kg

Lot. nominal: 64.000 kg

Compr. total: 14,74 m

Peso bruto máx.: 80.000 kg

Codificação dos vagões
1ª Letra P Plataforma
2ª Letra E Convencional com piso metálico
2ª Letra M Convencional com piso de madeira
3ª Letra D Peso Máximo de 80 t - Bitola 1,00 m
3ª Letra E Peso Máximo de 100 t - Bitola 1,00 m

Não é minha intenção modificar modelos para ganhar nenhum concurso. De fato, há pequenas diferenças, se compararmos os protótipos, como por exemplo a quantidade de fueiros (estacas laterais).

Porém, o projeto a seguir, de uma versão encurtada do vagão ref. 2033, é ideal para quem possui maquetes pequenas, com raios de curva de 36 cm, como é o meu caso. Além, naturalmente, de ficar compatível com o meu material rodante: locomotivas G-8, vagões fechados FRC e gôndolas GFD.

Comecei a modificação cortando, com serrinha de hobby, os locais indicados no desenho n° 1. Descartei a parte central e reduzi o comprimento do vagão para 17,5 cm.

   

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

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• U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

Locais onde o ferreomodelo Frateschi deve ser cortado para encurtar
Desenho 1 – Vagão visto por baixo – Serrar nas linhas pontilhadas – Descartar a parte hachurada

Após os cortes, uni as 2 partes com auxílio de um retalho de plástico, inserido na parte inferior do vagão, entre as longarinas, para alinhar o conjunto (Desenho n° 2). Coloquei o vagão no esquadro e apliquei 2 gotas de Super-Bonder na emenda, por baixo do vagão. A cola espalhou-se por capilaridade e conferiu maior firmeza ao plataforma.

Em seguida, calafetei a emenda com massa Durepóxi, aplicada com faquinha tipo estilete. Deixei secar por 2 horas e lixei com lixa d'água n° 400, procurando disfarçar bem a emenda. Os fueiros, para maior realismo, foram cortados numa altura média de 13 mm.

A pintura foi feita com esmalte sintético spray Coralit, preto fosco n° 012 (RFFSA) e Colorgim marrom rio 378 (Vale). Não retirei as letrinhas originais — pintei por cima.

Detalhe do corte do ferreomodelo Frateschi
Fig. 2 - Retalho de plástico entre as longarinas

Engate Kadee

O engate Kadee é preferido por muitos modelistas, em virtude da grande semelhança com os engates em uso nas ferrovias-protótipo, tanto em aparência quanto em funcionamento. Faz, também, com que os vagões fiquem mais próximos uns dos outros, num espaçamento mais real. Não só os vagões e locomotivas, isoladamente, ficam com melhor aparência, como o trem inteiro.

A mudança para esse tipo de engate, em toda a frota, representa um investimento relativamente alto, para muitos, e não deve ser feito sem um bom estudo prévio da opção.

Através das fotos, o leitor poderá ver o engate Kadee n° 5, muito usado na escala HO. Fica mais real instalá-lo no corpo do vagão. Entretanto, para os que possuem maquetes pequenas, com curvas fechadas, a montagem nos truques é a mais indicada, pois evita desengates acidentais e descarrilamento durante o tráfego. Veja na foto n° 3 (detalhe) como a caixinha do engate Kadee foi colada sobre o truque Frateschi. Neste caso, foi necessário limar ligeiramente a parte inferior das testeiras dos vagões, para facilitar o movimento lateral da caixinha do engate.

Truque do vagão Frateschi, com a haste encurtada para receber o engate Kadee

Envelhecimento

Os equipamentos ferroviários, por operarem ao ar livre, expostos à ação do tempo, costumam ficar sujos de óleo, fuligem e poeira, apresentando evidências de onde estiveram circulando e do material que andaram transportando.

Carros de passageiros são lavados de tempos em tempos, mas os vagões de carga vão acumulando sujeira até receberem reforma e nova pintura. O "envelhecimento" de vagões em miniatura é um acabamento para imitar os trens-protótipo também nesse aspecto.

De um modo geral, é melhor envelhecer vagões claros com cores mais escuras, e vice-versa. Assim, envelheci os vagões-plataforma com giz pastel cinza, misturado com amarelo claro. Apliquei o pó de giz com pincel fino n° 2, primeiro na superfície superior, e depois nas laterais, seguindo a direção em que a chuva carrega a sujeira.

Recobri esse trabalho com uma leve camada de verniz brilhante em spray, para selar o giz. Usei verniz brilhante, porque só após o envelhecimento apliquei os decais LAF, evitando assim que ficassem marcas dos filmes. Somente após a aplicação de todos os decais, é que apliquei outra camada de verniz fosco, para o acabamento.

Já o envelhecimento dos truques foi feito com a chamada "técnica do pincel seco". Molhei metade das cerdas do pincel em tinta craquelê, na cor siena queimada. Em seguida, retirei quase toda a tinta esfregando o pincel num pedaço de papel-toalha. A idéia é esfregar as laterais dos truques com um pincel já quase seco, de modo que a tinta só se fixe nas partes salientes. Muita tinta, borra o modelo; e, se o pincel estiver seco demais, não sairá tinta nenhuma.

Assim, é preciso retirar do pincel a quantidade certa de tinta, com auxílio do papel-toalha. Com a prática, logo se aprende, e em pouco tempo consegue-se pintar e salientar apenas os detalhes. A cor siena queimada imita a ferrugem que costuma aparecer nos truques e partes inferiores dos vagões.

   

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

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