Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

   

Maquetes de ferreomodelismo
Dormentes à margem da linha

Detalhes que dão maior realismo à maquete ferroviária
Eliezer Eliezer Magliano
Centro-Oeste n° 77 (1°-Abr-1993)

Num hobby onde os detalhes são talvez mais importantes do que o conjunto, acho que não podem faltar os dormentes soltos — velhos ou novos —, espalhados, empilhados ou carregando pranchas e vagões de serviço.

Dormentes em escala são uma decoração simples, mas eficiente e relativamente fácil de fazer.

Não sei qual o tamanho-padrão de dormentes. Se alguém souber se há uma norma a respeito, gostaria de conhecer.

Medi um dormente novo da bitola métrica e encontrei as seguintes medidas: — Comprimento 2030 mm, Largura 230 mm e Altura 155 mm.

Em escala HO, isso daria 23,3 mm de comprimento, 2,6 mm de largura e 1,8 mm de altura.

Só para comparação, os dormentes Frateschi têm 28 mm de comprimento; largura de 2,9 mm nas grades rígidas e 3,6 mm nas flexíveis; e 2 mm de altura. Correspondem aos dormentes da bitola-padrão internacional, de 1,435 m.

Usando as medidas da Frateschi, uma madeira de 2 mm de espessura por 140 mm de comprimento e 29 mm de largura daria cerca de 50 dormentes, com as perdas do corte.

Os meus dormentes não estão em escala, pois usei a madeira de que dispunha — um pedaço de caixa de doce —, mas a diferença é pequena. Apenas, gastei mais madeira que o necessário.

Lixei um dos lados compridos da tábua, marquei a largura do dormente e cortei com faca Olfa e escala de aço.

Cortar é o mais difícil, já que não temos uma mini-serra de fita ou circular. É conveniente cortar dos 2 lados ao mesmo tempo. Lixar — para regularizar após o corte — o sarrafinho e a tábua restante, que continuará sendo cortada.

Depois, é só cortar os dormentes no comprimento, lixando também as pontas.

Devem ser tingidos para parecerem dormentes novos ou velhos, conforme pretendido. Tingi os meus com extrato de nogueira. Uma madeira muito clara, talvez precise de tinta preta, mesmo.

Depois, é só usar.

Se será feita uma pilha, é preciso colá-los com cola branca. A primeira camada da fogueira deve ser fixada sobre um adesivo fraco, como papel Contact ou etiqueta, para ficar no lugar enquanto se colam as outras camadas. Um fino filete de cola nos dormentes, é o suficiente.

Depois, é só remover a pilha do adesivo, e colocar na maquete, fixa ou solta.

Um matinho em volta deve ajudar, e alguma irregularidade no empilhamento é conveniente.

   
  

Ferreoclipping

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