Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

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• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   
A locomotiva diesel-hidráulica GM DH-1 na pintura GM, ao ser entregue pela Sorocabana à RVPSC
A locomotiva diesel-hidráulica GMDH-1 na pintura GM, ao ser entregue pela Sorocabana à RVPSC

Locomotivas diesel-hidráulicas
O protótipo GM DH-1 no Brasil

Flavio R. Cavalcanti - 5 Jun. 2015
Pesquisa: Chris R.

Desenvolvido pela General Motors do Canadá (GMD) no final da década de 1950, o protótipo de locomotiva diesel-hidráulica modelo GMDH-1 (nº GMDD-600) percorreu o hemisfério americano de norte a sul, antes de se fixar no Rio Grande do Sul, onde “viveu” até 1973, pelo menos.

Na prosa retumbante do press-release da General Motors, o protótipo teria passado por “extensivas provas de funcionamento e operação nas mais adversas e variadas condições de serviço, com excelentes resultados”, no Canadá e na Colômbia, antes de chegar ao Brasil para “demonstração” nas ferrovias que se dispusessem a testá-lo.

Em Fev. 1960, a Revista Ferroviária registrava o início de um contrato de demonstração de 3 meses, entre a GM e a Estrada de Ferro Sorocabana, que receberia instrutores e peças de reposição, cabendo-lhe arcar apenas com o combustível e com a mão de obra de operação e manutenção.

A apresentação transcrita pela Revista Ferroviária dava conta de que o modelo GMDH-1, tipo B-B, de 700 HP, com 56 ton. de peso total, era equipado com dois motores diesel GM-110, superalimentados, cada um dos quais acoplado a um truque por uma transmissão hidráulica Torqmatic, do tipo conversor de conjugado, GM-Allison CRT-5634. Sua velocidade máxima era de 64 km/h.

Sob encomenda, o modelo GMDH-1 poderia ser equipado com dois motores diesel GM-71 de 8 cilindros ou com dois motores GM-71 de 12 cilindros, ficando então com a potência de 550 HP ou de 800 HP.

Com apenas 14 ton. de carga por eixo, a locomotiva se prestaria à tração de trens também em linhas subsidiárias ou em ramais cuja via permanente ainda não estivesse em condições de suportar maior peso.

Como “novidade”, o único posto de comando, ou controller, da locomotiva era fixado a um braço móvel que podia ser voltado para um lado ou para o outro, permitindo ao maquinista sentar-se de qualquer lado da cabina de comando para dirigir a locomotiva em qualquer sentido, já que a cabine tipo domo proporcionava ampla visibilidade em todas as direções [“Nova locomotiva diesel em domonstração na EF Sorocabana”. RF, Fev. 1960].

Anunciava-se ali que já havia negociações com a RFFSA para testá-la, mas tarde, em suas diversas ferrovias.

Em sintonia com o desenvolvimentismo do governo JK que terminava, a GM também acenava com a possibilidade de fabricar a locomotiva no Brasil.

Tenha a EFS gostado muito da experiência, ou demorado muito as negociações com a RFFSA — ou por outro motivo qualquer — o contrato de 3 meses prolongou-se por 7 meses, e só em 2 Set. 1960 o protótipo foi entregue à RVPSC em uma solenidade relizada na estação Júlio Prestes.

Até então, a locomotiva tinha sido empregada na linha de Mairinque a Santos; nos ramais de Campinas e de Juquiá; na linha tronco, desde Assis até Presidente Epitácio; e ainda em manobras nos pátios de Barra Funda, Mairinque, Samaritá e Assis [“Nova locomotiva diesel-hidráulica agora em demonstração na RV Paraná – Santa Catarina”. RF, Set. 1960].

De acordo com Eduardo Coelho, mais tarde o protótipo foi testado nas linhas da VFRGS, onde acabou ficando em definitivo, embora nenhum outro exemplar tenha sido encomendado [“A diesel hidráulica GM no Brasil”. Eduardo Coelho, RF, ????].

Ao que se depreende dos sites canadenses, os registros de fábrica situam a venda à RFFSA em Maio de 1962.

A planta da “Viação Férrea”, datada de 1969, confirma que pelo menos até essa data a locomotiva ainda operava no Rio Grande do Sul, com o nº 6031.

Elimar Campos, que trabalhava nas Oficinas de Pestana havia quase um ano, afirma que no início de 1973 a locomotiva, então apelidada “Robô”, deixou de funcionar e foi encostada em definitivo, vindo a ser sucateada em data posterior.

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• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

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Desenho, medidas e especificações da locomotiva diesel-hidráulica GM DH-1 na planta da “Viação Férrea” / RFFSA
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