Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias do Brasil em 1907
por ordem cronológica de construção

CIB, 1909
IBGE / CNI, 1986
Ferrovias | Cronologia
A grande viagem

EF de Mauá
EF Central do Brasil
EF do Recife ao S. Francisco
EF Bahia ao S. Francisco
EF de Cantagalo
EF Santos a Jundiaí
EF Recife ao Caxangá
EF União Valenciana
EF Recife a Olinda e Beberibe
EF Jundiaí a Campinas
EF de Itu a Jundiaí
EF de Campos a S. Sebastião
EF Porto Alegre a Nova Hamburgo
EF de Macaé a Campos
EF de Nazaré
EF de Baturité
EF de S. Paulo a Sorocaba
EF de S. Paulo a Cachoeira
EF Leopoldina
EF de Campinas a Moji-Mirim
EF Central da Bahia
EF de Resende a Areias
• EF do Rio das Flores
• EF de Carangola
EF do Rio do Ouro
• EF Sul de Pernambuco
• EF União Mineira
• EF Barão de Araruama
EF Porto Alegre a Uruguaiana
EF Santa Isabel do Rio Preto
EF de Sobral
• EF Santo Amaro
EF Paulo Afonso
EF Bragantina
• EF do Recife a Limoeiro e Timbaúba
• EF Santo Antônio de Pádua
• Ramal de Pirapetinga
EF Piraiense
EF Natal a Nova Cruz
EF Paraná
EF Oeste de Minas
EF Conde d'Eu
EF D. Teresa Cristina
EF Bahia e Minas
EF Minas e Rio
• EF S. Carlos do Pinhal
EF Central de Pernambuco
EF Rio Grande a Bagé
• Ramal do Muriaé
EF Central de Alagoas e Ramal
• EF do Sumidouro
EF do Bananal
EF Juiz de Fora ao Piau
EF do Corcovado
• EF Quaraim a Itaqui
EF de Bragança
EF do Norte
EF de S. Vicente
EF Cachoeiro de Itapemirim ao Alegre e Ramal
• Ramal do Rio Pardo
• EF Ribeirão ao Bonito
• EF Itatibense
• Ramal Dumont
• EF Central de Macaé
Ramal Férreo Campineiro
EF Sapucaí
• EF Santa Maria Madalena
EF Caxias a Cajazeiras
• EF Funilense
EF Muzambinho
EF Santa Maria ao Uruguai
EF de Cataguases
Linha Auxiliar da Central do Brasil
• EF de João Gomes
EF Sul do Espirito Santo
EF de Teresópolis
• EF Campos a S. João da Barra
• Ramal do Rio Claro
EF S. Paulo - Rio Grande
EF Centro Oeste
EF de Araraquara
• EF Areal a Entre Rios
• EF do Dourado
EF Vitória a Minas
Ramal de Campina Grande
EF Noroeste
EF de Alcobaça á Praia da Rainha
EF Madeira a Mamoré

De 1835 a 1889 | Concessões de 1890 | Resgates e arrendamentos de 1897 a 1907
   

Ferrovias brasileiras até 1907: condições técnicas e custo
Estrada de Ferro
Porto Alegre a Uruguaiana

O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
Tomo III - Indústria de Transportes, Indústria Fabril
CIB, Rio de Janeiro, 1909
Reedição fac-similar:
IBGE / CNI, Rio de Janeiro, 1986
Ferrovias | Cronologia | A grande viagem
De 1835 a 1889 | Concessões de 1890 | Resgates e arrendamentos de 1897 a 1907

A 23 de Dezembro de 1877 teve início a construção da linha de Taquari a Cacequi, hoje denominada Porto Alegre a Uruguaiana. Em 7 de Março de 1883 foi inaugurado o tráfego desde Taquari até a estação de Cachoeira, no quilômetro 147,375, e a 20 de Dezembro do mesmo ano até Jacuí, no quilômetro 182,265. A 15 de Outubro de 1885 chegava o tráfego até a estação de Santa Maria, no quilômetro 261,847; a 7 de Julho de 1889 inaugurou-se a estação de São Pedro, no quilômetro 305,924; e a 1 de Junho de 1890 chegava o tráfego à estação de Cacequi, no quilômetro 374,718.

Os trabalhos de preparação do leito e obras de arte entre Bagé e Cacequi foram iniciados a 11 de Julho de 1889.

A 24 de Agosto de 1896 abriu-se o tráfego do trecho de Cacequi a São Gabriel e a 3 de Dezembro do mesmo ano o trecho de Bagé a São Sebastião.

Desde então ficaram paralisados os trabalhos da construção e só prosseguiram depois do arrendamento da estrada em 12 de Março de 1898.

A conclusão da linha entre São Gabriel e São Sebastião foi realizada pela Companhia arrendatária, que para isso obteve garantia de juros de 6% sobre o capital de 2.990:000$000.

Em 8 de Outubro de 1900 foi aberto ao tráfego o trecho de São Gabriel a São Sebastião, com 91,689 quilômetros, ficando assim concluído o ramal de Cacequi a Bagé, cuja extensão total é de 206,154 quilômetros.

Quando em 1896 tiveram de ser suspensas as obras de construção de Porto Alegre a Uruguaiana, achava-se quase concluído o trecho na extensão de 105 quilômetros que, partindo da cidade de Uruguaiana, vai até o lugar denominado Carvoraci, distante 37,985 quilômetros da cidade de Alegrete.

Este trecho de Uruguaiana a Alegrete, com o desenvolvimento de 141,865 quilômetros, se acha em tráfego e incorporado à rede arrendada.

Se a estas linhas juntarmos as que foram incorporadas no novo contrato de arrendamento de 1905, a saber: Rio Grande a Bagé e ramal da Costa do Mar, Santa Maria ao Passo Fundo, ramal de Couto a Santa Cruz, Porto Alegre a Nova Hamburgo e Nova Hamburgo a Taquara, obteremos para o total das linhas em tráfego, em 31 de Dezembro de 1907, arrendadas à Compagnie Auxiliaire des Chemins de Fer, a extensão de 1.623,944 quilômetros.

Quando o governo arrendou a estrada de ferro Porto Alegre a Uruguaiana a sua extensão em tráfego era de 492,875 quilômetros e tinha despendido aproximadamente a avultada soma de 46.287:256$000 [93,9 contos / km].

A bitola da linha é de um metro, o raio mínimo de 124 metros e a declividade máxima de 0m,018.

Em Setembro de 1901 prosseguiram os trabalhos de construção de Alegrete a Cacequi, com a extensão de 118,847 quilômetros, atualmente a cargo da companhia arrendatária; assim como estão em construção a linha de Margem a Neustadt com 93,408 quilômetros, de São João de Montenegro a Caxias com 117,268 quilômetros e ramal de Santana do Livramento com 149,312 quilômetros.

Com a linha de São Gabriel e São Sebastião despendeu a arrendatária a importância de 3.486:764$490.

Para a conclusão dos trabalhos do trecho entre Cacequi e Uruguaiana abriu o governo três créditos especiais no valor total de 1.457:756$000.

EF Porto Alegre a Uruguaiana
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Planos ferroviários | Legislação
   

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• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

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