O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
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p. 23-24
A Companhia Estrada de Ferro Mogiana organizou-se para construir uma estrada de ferro entre Campinas e Moji-Mirim, com um ramal para a cidade de Amparo. A 28 de Agosto de 1873, deu-se começo à construção da estrada, e em 3 de Maio de 1875, inaugurou-se o tráfego da linha entre Campinas e Jaguari, com 34,400 quilômetros; em Agosto abriu-se o trecho entre Jaguari e Moji-Mirim com 41,200 quilômetros, e em 15 de Novembro o ramal do Amparo com 29,500 quilômetros.
Em 1º de Maio de 1876 começou a construção do trecho de Moji-Mirim a Casa Branca. Em Janeiro de 1878 foi aberta ao tráfego a linha até Casa Branca, ou mais 96,900 quilômetros.
Em 1880 começou a construção do ramal de Moji-Mirim a Penha do Rio do Peixe, que foi entregue ao tráfego em Junho de 1882, com 20,300 quilômetros de extensão.
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Prosseguiram os trabalhos de construção da linha da Casa Branca a Ribeirão Preto e em Novembro de 1883 era inaugurado o tráfego deste trecho.
Chegava o tráfego a Ribeirão Preto, com a extensão de 317,340 quilômetros, a partir de Campinas, quando o Governo Geral concedeu à Companhia o prolongamento de sua estrada, de Ribeirão Preto até ás margens do Rio Grande (Jaguara), com um ramal para Caldas, em Minas Gerais
Em 10 de Março de 1884, começaram os trabalhos de construção do prolongamento e do ramal de Caldas.
A 1 de Outubro de 1886 abriu-se ao tráfego todo o ramal de Caldas, na extensão de 76,887 quilômetros, e a 3 de Outubro do mesmo ano o trecho de Ribeirão Preto a Batatais, na extensão de 48,850 quilômetros; em 5 de Abril de 1887 foi inaugurado mais um trecho de 56,380 quilômetros até Franca. A 5 de Março de 1888 era aberto ao tráfego o trecho final da linha do Rio Grande, de Franca ao Jaguara, com 87,852 quilômetros. A extensão total da linha do Ribeirão Preto ao Jaguara era portanto de 193,082 quilômetros.
O Governo Geral concedeu ainda o prolongamento de Jaguara ao Catalão, no Estado de Goiás. Em Outubro de 1888, começaram os trabalhos de construção, e a 15 de Novembro de 1896 inaugurou-se a ultima estação em Araguari, no quilômetro 282,472, a partir de Jaguara
Atualmente tem a Companhia, inclusive o ramal do Rio Pardo que se incorporou e os diversos ramais que construiu, uma extensão total de linhas em tráfego de 1.352 quilômetros.
Todas estas linhas são de bitola de um metro, excepto o ramal de Serra Negra, que tem 0m,60 de bitola e 41 quilômetros de extensão. A declividade máxima empregada é de 0m,030, e o raio mínimo de 100 metros, excepto na bitola de 0m,60, em que o raio mínimo é de 50 metros.
Até 31 de Dezembro de 1906 as despesas com as diferentes linhas da Companhia, inclusive o ramal de Guaxupé, atingiam a importância de 80.228:341$529 ou 59:340$400 por quilômetro.
p. 67
Estrada de Ferro Mogiana — Por decreto nº 885, de 18 de outubro de 1890, foi fixado definitivamente em 6.153:857$750 o capital garantido para a construção do prolongamento até o rio Grande e do ramal de Poços de Caldas; por decreto nº 862 de 16 de outubro de 1890 foi concedida garantia de juros de 6% anual, durante 30 anos, sobre o máximo capital correspondente a 30:000$ por quilômetro, para a construção do prolongamento para Catalão.
p. 72
Estrada de Ferro Mogiana (S. Paulo). — Por lei provincial nº 18, de 21 de março de 1872, foi concedida garantia de juros de 7% ao capital de 3.000:000$ para construção da estrada de ferro de Campinas a Moji-Mirim e ramal da cidade do Amparo; por lei provincial nº 8, de 20 de março de 1875, foi concedida garantia de juros, por 30 anos, ao capital de 2.500:000$, para o prolongamento até Casa Branca; por lei provincial de Minas Gerais, nº 2.791, de 1 de outubro de 1881, foi concedida garantia de juros de 7%, durante 30 anos, sobre o capital máximo de 5.000:000$, para o prolongamento da estrada pelo território mineiro, desde a margem direita do rio Grande até á margem esquerda do Par[a]naíba; finalmente por contrato provincial de Minas Gerais, de outubro de 1884, foi concedida garantia de juros de 7%, por 30 anos, até o máximo capital de 5.000:000$, para a construção do prolongamento da estrada, partindo do seu ponto terminal no rio Grande até á margem do rio Par[a]naíba, passando a linha pela cidade de Uberaba.
p. 75-76
Jaguara a Araguari...... 282,472 quilômetros
Mogiana...... 269,969 quilômetros
Mogiana...... 799,591 quilômetros
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