O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
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A Companhia Estrada de Ferro Oeste deu começo à sua construção em Julho de 1880.
O primeiro trecho construído partiu do Sitio (estação da Central do Brasil) para S. João d'El-Rei, cujo tráfego foi inaugurado em 28 de Agosto de 1881, com a extensão de 99,196 quilômetros.
A construção do prolongamento foi inaugurada a 5 de Julho de 1886, tendo sido entregue ao tráfego, em 31 de Outubro de 1887, o trecho até Bom Sucesso, e em fins do mesmo ano 18 quilômetros do ramal de Ribeirão Vermelho.
Em 1 de Julho de 1888 chegava o prolongamento à cidade de Oliveira, no quilômetro 272; e o ramal alcançava o seu termino, com 48 quilômetros, a partir do seu entroncamento, na estação de Aureliano Mourão, da linha principal.
O ramal de Itapecerica, que se achava em construção em 1889, inaugurou o tráfego, na extensão de 34 quilômetros, em 1 de Abril de 1891; e a 10 de Fevereiro de 1894 chegava o prolongamento a Paraopeba, no Alto S. Francisco.
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Todas estas linhas foram construídas na bitola de 0m,76 e tem a extensão total de 684 quilômetros.
A declividade máxima é de 0m,020 e o raio mínimo de 72 metros. O seu custo é aproximadamente de 16.300:000$000.
Em 1890 o Governo da União concedeu o prolongamento da linha, a partir de Ribeirão Vermelho até Catalão, de um lado, e de outro até entroncar com a Estrada de Ferro Central do Brasil, em Barra Mansa.
A construção da linha foi iniciada em 17 de Setembro de 1891, mas prosseguiram os trabalhos muito lentamente.
Só a 14 de Dezembro de 1903, inaugurava-se a estação de Carrancas, no quilômetro 80, a partir de Ribeirão Vermelho; e a 7 de Dezembro de 1905 a de Formiga, ficando a linha de Carrancas a Formiga com o desenvolvimento total em tráfego de 223 quilômetros.
A bitola desta linha é de um metro, o menor raio das curvas 100 metros e a maior declividade 0m,030.
Em 21 de Julho de 1903, o Governo da União tomou posse destas linhas, que havia adquirido em hasta publica, inclusive os trechos de Barra Mansa a Cedro, com 51,600 quilômetros, e de Barra Mansa a Rio Claro com 42,690 quilômetros, ambos em tráfego, e que foram, em Junho de 1904, incorporados à Estrada de Ferro Central do Brasil.
O custo, ao Governo da união, de todas as linhas férreas e da linha de navegação de Ribeirão Vermelho a Capetinga, com 208 quilômetros, foi de 15.600:000$000.
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