Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias do Brasil em 1907
por ordem cronológica de construção

CIB, 1909
IBGE / CNI, 1986
Ferrovias | Cronologia
A grande viagem

EF de Mauá
EF Central do Brasil
EF do Recife ao S. Francisco
EF Bahia ao S. Francisco
EF de Cantagalo
EF Santos a Jundiaí
EF Recife ao Caxangá
EF União Valenciana
EF Recife a Olinda e Beberibe
EF Jundiaí a Campinas
EF de Itu a Jundiaí
EF de Campos a S. Sebastião
EF Porto Alegre a Nova Hamburgo
EF de Macaé a Campos
EF de Nazaré
EF de Baturité
EF de S. Paulo a Sorocaba
EF de S. Paulo a Cachoeira
EF Leopoldina
EF de Campinas a Moji-Mirim
EF Central da Bahia
EF de Resende a Areias
• EF do Rio das Flores
• EF de Carangola
EF do Rio do Ouro
• EF Sul de Pernambuco
• EF União Mineira
• EF Barão de Araruama
EF Porto Alegre a Uruguaiana
EF Santa Isabel do Rio Preto
EF de Sobral
• EF Santo Amaro
EF Paulo Afonso
EF Bragantina
• EF do Recife a Limoeiro e Timbaúba
• EF Santo Antônio de Pádua
• Ramal de Pirapetinga
EF Piraiense
EF Natal a Nova Cruz
EF Paraná
EF Oeste de Minas
EF Conde d'Eu
EF D. Teresa Cristina
EF Bahia e Minas
EF Minas e Rio
• EF S. Carlos do Pinhal
EF Central de Pernambuco
EF Rio Grande a Bagé
• Ramal do Muriaé
EF Central de Alagoas e Ramal
• EF do Sumidouro
EF do Bananal
EF Juiz de Fora ao Piau
EF do Corcovado
• EF Quaraim a Itaqui
EF de Bragança
EF do Norte
EF de S. Vicente
EF Cachoeiro de Itapemirim ao Alegre e Ramal
• Ramal do Rio Pardo
• EF Ribeirão ao Bonito
• EF Itatibense
• Ramal Dumont
• EF Central de Macaé
Ramal Férreo Campineiro
EF Sapucaí
• EF Santa Maria Madalena
EF Caxias a Cajazeiras
• EF Funilense
EF Muzambinho
EF Santa Maria ao Uruguai
EF de Cataguases
Linha Auxiliar da Central do Brasil
• EF de João Gomes
EF Sul do Espirito Santo
EF de Teresópolis
• EF Campos a S. João da Barra
• Ramal do Rio Claro
EF S. Paulo - Rio Grande
EF Centro Oeste
EF de Araraquara
• EF Areal a Entre Rios
• EF do Dourado
EF Vitória a Minas
Ramal de Campina Grande
EF Noroeste
EF de Alcobaça á Praia da Rainha
EF Madeira a Mamoré

De 1835 a 1889 | Concessões de 1890 | Resgates e arrendamentos de 1897 a 1907
   

Ferrovias brasileiras até 1907: condições técnicas e custo
Estrada de Ferro Oeste de Minas

O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
Tomo III - Indústria de Transportes, Indústria Fabril
CIB, Rio de Janeiro, 1909
Reedição fac-similar:
IBGE / CNI, Rio de Janeiro, 1986
Ferrovias | Cronologia | A grande viagem
De 1835 a 1889 | Concessões de 1890 | Resgates e arrendamentos de 1897 a 1907

A Companhia Estrada de Ferro Oeste deu começo à sua construção em Julho de 1880.

O primeiro trecho construído partiu do Sitio (estação da Central do Brasil) para S. João d'El-Rei, cujo tráfego foi inaugurado em 28 de Agosto de 1881, com a extensão de 99,196 quilômetros.

A construção do prolongamento foi inaugurada a 5 de Julho de 1886, tendo sido entregue ao tráfego, em 31 de Outubro de 1887, o trecho até Bom Sucesso, e em fins do mesmo ano 18 quilômetros do ramal de Ribeirão Vermelho.

Em 1 de Julho de 1888 chegava o prolongamento à cidade de Oliveira, no quilômetro 272; e o ramal alcançava o seu termino, com 48 quilômetros, a partir do seu entroncamento, na estação de Aureliano Mourão, da linha principal.

O ramal de Itapecerica, que se achava em construção em 1889, inaugurou o tráfego, na extensão de 34 quilômetros, em 1 de Abril de 1891; e a 10 de Fevereiro de 1894 chegava o prolongamento a Paraopeba, no Alto S. Francisco.

Todas estas linhas foram construídas na bitola de 0m,76 e tem a extensão total de 684 quilômetros.

A declividade máxima é de 0m,020 e o raio mínimo de 72 metros. O seu custo é aproximadamente de 16.300:000$000.

Em 1890 o Governo da União concedeu o prolongamento da linha, a partir de Ribeirão Vermelho até Catalão, de um lado, e de outro até entroncar com a Estrada de Ferro Central do Brasil, em Barra Mansa.

A construção da linha foi iniciada em 17 de Setembro de 1891, mas prosseguiram os trabalhos muito lentamente.

Só a 14 de Dezembro de 1903, inaugurava-se a estação de Carrancas, no quilômetro 80, a partir de Ribeirão Vermelho; e a 7 de Dezembro de 1905 a de Formiga, ficando a linha de Carrancas a Formiga com o desenvolvimento total em tráfego de 223 quilômetros.

A bitola desta linha é de um metro, o menor raio das curvas 100 metros e a maior declividade 0m,030.

Em 21 de Julho de 1903, o Governo da União tomou posse destas linhas, que havia adquirido em hasta publica, inclusive os trechos de Barra Mansa a Cedro, com 51,600 quilômetros, e de Barra Mansa a Rio Claro com 42,690 quilômetros, ambos em tráfego, e que foram, em Junho de 1904, incorporados à Estrada de Ferro Central do Brasil.

O custo, ao Governo da união, de todas as linhas férreas e da linha de navegação de Ribeirão Vermelho a Capetinga, com 208 quilômetros, foi de 15.600:000$000.

Referências
Estrada de Ferro Oeste de Minas - EFOM
Documentário (1 h 30) | As locomotivas Shay | Navegação fluvial
Custo quilométrico | Termo de transferência do trecho de Formiga a Arcos à EF Goiás | Mapa 1898
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Ferreofotos

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

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• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

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