Ferrovias brasileiras até 1907: condições técnicas e custo
Estrada de Ferro Bahia e Minas
O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
Tomo III - Indústria de Transportes, Indústria Fabril
CIB, Rio de Janeiro, 1909
Reedição fac-similar:
IBGE / CNI, Rio de Janeiro, 1986
A atual Estrada de Ferro Bahia e Minas, que a princípio se denominava de Caravelas, por partir deste porto, na Bahia, para a cidade de Teófilo Ottoni, em Minas Gerais, começou a sua construção em 25 de Janeiro de 1881.
A 9 de Novembro de 1882 inaugurou-se o tráfego da linha compreendida no território baiano, com a extensão de 142,400 quilômetros, entre Caravelas e a estação de Aimorés, na serra deste nome.
Em princípios de Janeiro de 1883 deu-se começo ao prolongamento da linha para o território mineiro, mas as dificuldades financeiras retardaram consideravelmente os trabalhos de construção.
O auxílio do governo de Minas subia a 19.361:556$ quando, em 1897, a Companhia se tornou insolvável.
A 14 de Abril de 1897 o governo mineiro entrou na posse da estrada.
Em 3 de Maio de 1899 foi aberta ao tráfego a estação terminal de Teófilo Ottoni, ficando o trecho mineiro com 233,870 quilômetros e a extensão total da estrada com 376,270 quilômetros.
O custo da parte mineira monta a 18.381:556$ e com o trecho baiano o governo da Bahia pagou a subvenção de nove contos por quilômetro, ou o total de 1.321:170$.
A linha é de bitola de um metro, tendo curvas até 109 metros de raio e declividade máxima de 0m,025.
Esta estrada foi arrendada em 22 de Abril de 1904.
Referências
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