O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
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Em 29 de Agosto de 1852 teve começo a construção da primeira via férrea brasileira, a Estrada de Ferro de Petrópolis, denominada depois, Estrada de Ferro de Mauá, que é atualmente a primeira seção da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, incorporada à companhia Leopoldina.
As condições técnicas da primeira seção eram as seguintes: declividade máxima 0m,0018, raio mínimo das curvas 290m,32 e bitola de 1m,68, a mais larga até hoje empregada no Brasil. Os seus trilhos eram de duplo champignon, pesavam 32 quilos por metro corrente e foram assentados sobre panelas de ferro em lastro de areia.
Toda a linha até à Raiz da Serra, com a extensão total de 16,233 quilômetros, custou 1.845:209$ ou 113:059$200 por quilômetro.
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Observe o elevado custo quilométrico, característico das primeiras ferrovias implantadas no Brasil, por “companhias” (sociedades anônimas) britânicas, com projeto inglês (ou sem projeto), engenheiros ingleses e mão de obra inglesa ou européia (FRC).
Os trabalhos de construção da Raiz da Serra a Petrópolis só foram encetados em 1 de Agosto de 1879. Este trecho, com a extensão de 8,867 quilômetros, é construído parte em cremalheira sistema Riggenbach e parte no sistema ordinário A linha de cremalheira, partindo da Raiz da Serra na cota 31m,100 vence a altura de 842m,300 no alto da serra, seu ponto culminante, com o desenvolvimento de 6,023 quilômetros, tendo-se empregado a máxima declividade de 15% e o raio mínimo de 149m,91. Do alto da serra a Petrópolis é a linha construída pelo sistema de simples aderência, com o desenvolvimento de 2,844 quilômetros. A declividade máxima nesse trecho é de 2% e o raio mínimo de 89m,94.
Em 15 de Outubro de 1884, foi inaugurada a construção do prolongamento de Petrópolis a S. José do Rio Preto.
O custo da seção da serra foi de 1.346:079$, ou 151:807$800 por quilômetro.
A extensão total da linha de Mauá a S. José do Rio Preto é de 91,800 quilômetros, totalmente em tráfego.
Em 1885 tinha sido reduzida a 1m,0 a bitola de 1m,68 do trecho primitivo de Mauá à Raiz da Serra.
O custo da seção de Petrópolis a S. José do Rio Preto foi de 3.150:000$ ou 47:226$ por quilômetro.
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