O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
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A estrada de ferro S. Paulo - Rio Grande encetou a sua construção em Ponta Grossa, no Estado do Paraná, em 16 de Julho de 1895.
Em 16 de Dezembro de 1899 abriu-se ao tráfego o trecho de Ponta Grossa ao Piraí em direção ao Sul, e o trecho de Ponta Grossa a Rebouças, em direção ao Norte, com a extensão total de 228,660 quilômetros.
Em 22 de Dezembro de 1902 foi entregue ao tráfego mais um trecho de 22 quilômetros, subindo a extensão trafegada a 250,660 quilômetros, entre Piraí e Dorison.
Foi inaugurado a 1 de Dezembro de 1903 o trecho compreendido entre as estações de Dorison e Michel Heine, em uma extensão de 38,500 quilômetros, o que fez elevar a 289,160 quilômetros a extensão em tráfego.
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Foram inaugurados durante o ano de 1904: o trecho entre as estações de Dorison e Paulo Frontin, com 21,500 quilômetros, em Abril; e o trecho entre essa estação e Porto da União, medindo a extensão de 47,645 quilômetros, ficando a extensão total em tráfego de 358,305 quilômetros.
Em Outubro de 1905 foi inaugurado o tráfego do trecho de Piraí a Jaguariaíva, na extensão de 58,462 quilômetros.
Em 31 de Dezembro de 1907 a extensão total da linha em tráfego, entre Jaguariaíva e Porto da União, era de 416,852 quilômetros. O custo total elevou-se a 20.979:136$713 ou 50:327$500 por quilômetro.
Estão em construção os trechos: de Jaguariaíva para Itararé com 97,400 quilômetros, os quais serão em breve inaugurados; e de Porto da União a Taquaral Liso.
Em 1 Dezembro de 1904 encetou a Companhia Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande os trabalhos de construção da estrada de ferro que parte do porto de S. Francisco até a vila de S. Bento, passando pela cidade de Joinville, no Estado de Santa Catarina.
Os estudos vão sendo continuados para o Porto da União, onde entronca na linha principal.
Com a construção da linha de S. Francisco tem a companhia gasto, até 31 de Dezembro de 1906, a quantia de 4.419:486$870; e com a linha principal (inclusive a parte estudada) 5.503:300$000.
A bitola das linhas é de um metro, o raio mínimo de 101 metros e a sua declividade máxima de 0m,025.
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