Apesar de todas as falhas — agrupando linhas de características
muito diferentes, em terrenos bem diferenciados, e sem qualquer padronização
contábil —, o levantamento evidencia o alto custo quilométrico das
primeiras ferrovias estendidas no país por engenheiros estrangeiros (Mauá;
Recife e Bahia ao S. Francisco; Santos a Jundiaí; Hamburger-Berg) e por
brasileiros em fase de aprendizagem (EF D. Pedro II).
Destacam-se, igualmente, os custos quilométricos
das EFs de Palmares a Garanhuns; Central do Pernambuco; Minas e Rio; e Paranaguá-Curitiba.
Em alguns casos, o custo foi elevado pelos fortes desníveis
enfrentados em curta distância, como na EF D. Pedro II; na Santos-Jundiaí;
e na Paranaguá-Curitiba.
Nas duas primeiras, a preferência pela bitola larga
agravou as dificuldades enfrentadas. No caso da EF Santos a Jundiaí, em
especial, a solução tecnológica adotada — para encurtar distância
— agravou ainda mais o custo quilométrico [agravado].
Fontes
As três primeiras colunas (EF, km, Custo) contêm
dados do livro Transportes no Brasil: história e reflexões,
Ministério dos Transportes: Geipot / Ed. UFPE, 2001, que por sua vez reproduz
dados de Coimbra, Créso. Visão histórica e análise
conceitual dos transportes no Brasil. Rio de Janeiro: Centro de Documentação
e Publicações do Ministério dos Transportes, 1974. Os custos
quilométricos indicados na 4ª coluna foram calculados em planilha.
Os totais indicados pela fonte não correspondem às somas de verificação,
indicadas na última linha da tabela. A diferença (318,29 km)
corresponde à omissão da EF Central da Bahia (316,32 km, cf.
Brito), aparentemente por falha de editoração eletrônica na
transcrição de 2001.
A 5ª coluna (km) contém dados de Nascimento Brito. Meio século de estradas de ferro. Rio de Janeiro, 1961. Nos
casos em que não foi encontrada correspondência segura, os dados
foram transcritos na segunda parte da tabela, para exame posterior.
A EF Porto Alegre a Uruguaiana (378,410 km) corresponde
aproximadamente à EF Taquari a Cacequi (354,000 km).
As demais diferenças agrupam-se nas áreas
do Recife / Olinda e da Leopoldina; além de envolver possíveis divergências
de classificação ferrovia / bonde.
Os totais das duas fontes apresentam diferença de
aproximadamente 150 km.
O total indicado por Brito (9.587 km) aproxima-se
bastante do total indicado pelo antigo Ministério da Viação
e Obras Públicas (9.583 km)
em levantamentos retrospectivos incluídos nos relatórios
de 1911 e 1922.
|
|
cf. Brasil: MT: Geipot / UFPE (2001) |
cf. Brito |
Estrada de ferro |
Extensão
(km) |
Custo |
Custo / km |
Extensão
(km) |
Mauá |
18,000 |
1.600:000$000 |
88:888$889 |
|
D. Pedro II |
828,540 |
108.387:251$000 |
130:817$162 |
828,460 |
Recife - S. Francisco |
124,740 |
16.375:869$000 |
131:280$014 |
124,740 |
Bahia - S. Francisco |
123,340 |
16.000:000$000 |
129:722$718 |
125,850 |
Santos - Jundiaí |
139,600 |
23.558:500$000 |
168:757$163 |
139,000 |
São Paulo - Rio de Janeiro |
231,010 |
10.665:000$000 |
46:166$833 |
231,000 |
Conde d’Eu e ramal Cabedelo |
140,040 |
6.800:000$000 |
48:557$555 |
143,000 |
Recife-Limoeiro - ramal Timbaúba |
141,340 |
7.277:564$000 |
51:489$769 |
141,100 |
D. Teresa Cristina e ramal |
116,340 |
5.609:298$020 |
48:214$698 |
116,000 |
Campos-Carangola e ramais |
222,490 |
6.500:000$000 |
29:214$796 |
223,400 |
Natal - Nova Cruz |
121,500 |
5.496:052$544 |
45:235$000 |
129,000 |
Paranaguá - Curitiba |
110,380 |
11.492:042$207 |
104:113$446 |
110,000 |
Oeste de Minas |
301,200 |
5.250:841$233 |
17:433$072 |
320,000 |
Minas Gerais - Rio de Janeiro |
170,000 |
16.150:000$000 |
95:000$000 |
170,000 |
Central de Alagoas |
88,000 |
4.533:000$000 |
51:511$364 |
88,000 |
Quaraim - Itaqui |
175,500 |
6.000:000$000 |
34:188$034 |
183,000 |
Bragança |
61,000 |
1.708:000$000 |
28:000$000 |
61,000 |
Baturité |
111,200 |
6.519:244$314 |
58:626$298 |
112,000 |
Sobral |
129,000 |
6.000:000$000 |
46:511$628 |
129,000 |
Palmares - Garanhuns |
146,420 |
16.000:000$000 |
109:274$689 |
146,610 |
Central de Pernambuco |
72,080 |
13.000:000$000 |
180:355$161 |
72,100 |
Caxangá - Olinda |
31,120 |
1.500:000$000 |
48:200$514 |
|
Paulo Afonso |
116,000 |
5.077:206$576 |
43:769$022 |
115,140 |
Ramal de Timbó |
82,350 |
2.650:000$000 |
32:179$721 |
82,400 |
Alagoinha - Bonfim |
321,990 |
18.000:000$000 |
55:902$357 |
322,000 |
Nazaré |
34,000 |
1.250:000$000 |
36:764$706 |
34,000 |
Santo Amaro |
36,020 |
2.400:000$000 |
66:629$650 |
36,000 |
Bahia - Minas Gerais |
142,400 |
5.450:000$000 |
38:272$472 |
142,400 |
Itapemirim |
71,180 |
1.250:000$000 |
17:561$113 |
71,200 |
Rio do Ouro |
65,300 |
986:635$644 |
15:109$275 |
67,540 |
Santa Isabel |
74,500 |
3.800:000$000 |
51:006$711 |
74,500 |
Resende - Areias |
28,320 |
962:846$000 |
33:998$799 |
28,000 |
Grão-Pará |
75,810 |
4.496:079$795 |
59:307$213 |
91,700 |
Norte |
43,340 |
1.140:000$000 |
26:303$646 |
45,340 |
Ramal de Cantagalo |
69,000 |
1.380:000$000 |
20:000$000 |
66,100 |
Valenciana |
63,650 |
1.692:267$600 |
26:587$079 |
63,350 |
Macaé - Campos e ramais |
187,500 |
10.334:043$434 |
55:114$898 |
|
Santana |
38,700 |
1.400:000$000 |
36:175$711 |
|
Barão de Araruama |
40,500 |
753:988$460 |
18:616$999 |
40,500 |
Campos - São Sebastião |
18,200 |
605:690$808 |
33:279$715 |
21,600 |
Rio das Flores |
36,100 |
1.414:000$000 |
39:168$975 |
36,000 |
Barralense (Bananalense?!) |
28,000 |
800:000$000 |
28:571$429 |
28,340 |
Vassourense |
6,000 |
150:000$000 |
25:000$000 |
6,000 |
Cantagalo - Rio Bonito |
209,410 |
10.860:505$652 |
51:862$402 |
|
Rio Bonito - Macaé |
116,910 |
2.246:400$000 |
19:214$781 |
|
Ramal do Sumidouro |
92,770 |
2.783:100$000 |
30:000$000 |
93,770 |
São Fidélis - Campos |
52,300 |
1.590:000$000 |
30:401$530 |
|
Leopoldina |
763,820 |
32.080:356$000 |
41:999$890 |
763,820 |
Juiz de Fora - Piau |
61,000 |
1.693:000$000 |
27:754$098 |
37,000 |
Paulista |
242,500 |
16.271:750$000 |
67:100$000 |
246,000 |
Sorocabana |
331,040 |
14.234:548$000 |
42:999$480 |
340,000 |
Itúna (Ituana?) (Brito: Itaúna) |
220,000 |
6.451:280$000 |
29:324$000 |
265,000 |
Mogiana |
827,100 |
20.350:000$000 |
24:604$038 |
717,000 |
Rio Claro |
264,490 |
5.000:000$000 |
18:904$306 |
271,000 |
Bragantina |
52,000 |
2.435:500$000 |
46:836$538 |
52,000 |
Rio Grande - Bagé |
283,200 |
13.683:637$000 |
48:317$927 |
283,500 |
Porto Alegre - Uruguaiana |
378,410 |
25.128:162$400 |
66:404$594 |
|
Porto Alegre - Novo Hamburgo |
42,850 |
3.538:635$143 |
82:581$917 |
42,850 |
Total [cf. Br MT Reflexões] |
9.437,790 |
533.915:805$457 |
56:572$122 |
|
Denominações (cf. Brito) sem correspondência
segura |
cf. Brito |
Estrada de ferro |
Extensão
(km) |
Custo |
Custo / km |
Extensão
(km) |
Recife a Caxangá |
|
|
|
23,410 |
Recife, Olinda e Beberibe |
|
|
|
12,600 |
Central da Bahia |
|
|
|
316,320 |
Niterói a Macaé |
|
|
|
180,700 |
Macaé a Campos |
|
|
|
96,500 |
Cantagalo |
|
|
|
152,500 |
Santo Antônio de Pádua |
|
|
|
92,700 |
Piraiense |
|
|
|
38,700 |
Rio Bonito a Juturnaíba |
|
|
|
8,200 |
Corcovado |
|
|
|
3,810 |
Taquari a Cacequi |
|
|
|
354,000 |
S. Jerônimo |
|
|
|
14,000 |
União Mineira - ramal de Serraria |
|
|
|
137,200 |
Pirapetinga |
|
|
|
31,000 |
Alto Muriaé |
|
|
|
41,000 |
Ramal do Rio Novo |
|
|
|
6,700 |
Total [cf. Brito] |
|
|
|
9.587,250 |
Somas de verificação |
9.119,500 |
520.762:294$830 |
57:104$260 |
9.586,650 |
|