Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias do Brasil em 1907
por ordem cronológica de construção

CIB, 1909
IBGE / CNI, 1986
Ferrovias | Cronologia
A grande viagem

EF de Mauá
EF Central do Brasil
EF do Recife ao S. Francisco
EF Bahia ao S. Francisco
EF de Cantagalo
EF Santos a Jundiaí
EF Recife ao Caxangá
EF União Valenciana
EF Recife a Olinda e Beberibe
EF Jundiaí a Campinas
EF de Itu a Jundiaí
EF de Campos a S. Sebastião
EF Porto Alegre a Nova Hamburgo
EF de Macaé a Campos
EF de Nazaré
EF de Baturité
EF de S. Paulo a Sorocaba
EF de S. Paulo a Cachoeira
EF Leopoldina
EF de Campinas a Moji-Mirim
EF Central da Bahia
EF de Resende a Areias
• EF do Rio das Flores
• EF de Carangola
EF do Rio do Ouro
• EF Sul de Pernambuco
• EF União Mineira
• EF Barão de Araruama
EF Porto Alegre a Uruguaiana
EF Santa Isabel do Rio Preto
EF de Sobral
• EF Santo Amaro
EF Paulo Afonso
EF Bragantina
• EF do Recife a Limoeiro e Timbaúba
• EF Santo Antônio de Pádua
• Ramal de Pirapetinga
EF Piraiense
EF Natal a Nova Cruz
EF Paraná
EF Oeste de Minas
EF Conde d'Eu
EF D. Teresa Cristina
EF Bahia e Minas
EF Minas e Rio
• EF S. Carlos do Pinhal
EF Central de Pernambuco
EF Rio Grande a Bagé
• Ramal do Muriaé
EF Central de Alagoas e Ramal
• EF do Sumidouro
EF do Bananal
EF Juiz de Fora ao Piau
EF do Corcovado
• EF Quaraim a Itaqui
EF de Bragança
EF do Norte
EF de S. Vicente
EF Cachoeiro de Itapemirim ao Alegre e Ramal
• Ramal do Rio Pardo
• EF Ribeirão ao Bonito
• EF Itatibense
• Ramal Dumont
• EF Central de Macaé
Ramal Férreo Campineiro
EF Sapucaí
• EF Santa Maria Madalena
EF Caxias a Cajazeiras
• EF Funilense
EF Muzambinho
EF Santa Maria ao Uruguai
EF de Cataguases
Linha Auxiliar da Central do Brasil
• EF de João Gomes
EF Sul do Espirito Santo
EF de Teresópolis
• EF Campos a S. João da Barra
• Ramal do Rio Claro
EF S. Paulo - Rio Grande
EF Centro Oeste
EF de Araraquara
• EF Areal a Entre Rios
• EF do Dourado
EF Vitória a Minas
Ramal de Campina Grande
EF Noroeste
EF de Alcobaça á Praia da Rainha
EF Madeira a Mamoré

De 1835 a 1889 | Concessões de 1890 | Resgates e arrendamentos de 1897 a 1907
   

Ferrovias brasileiras até 1907: condições técnicas e custo
Estrada de Ferro Conde d'Eu

O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
Tomo III - Indústria de Transportes, Indústria Fabril
CIB, Rio de Janeiro, 1909
Reedição fac-similar:
IBGE / CNI, Rio de Janeiro, 1986
Ferrovias | Cronologia | A grande viagem
De 1835 a 1889 | Concessões de 1890 | Resgates e arrendamentos de 1897 a 1907

Os trabalhos de construção da estrada de ferro que parte da Paraíba do Norte, na cidade deste nome, até a povoação de Molungu, começaram a 9 de Agosto de 1880. O tráfego deste trecho, com a extensão de 76,616 quilômetros, foi inaugurado em 7 de Setembro de 1883. O ramal do Pilar foi inaugurado a 28 de Novembro de 1883, com a extensão de 24,141 quilômetros, e o ramal de Independência, em 4 de Junho de 1884, com o desenvolvimento de 22,380 quilômetros.

A falta de bom acesso no porto da capital determinou o prolongamento da linha até ao Cabedelo, na foz do rio Paraíba. O tráfego deste prolongamento, com a extensão de 18,708 quilômetros, foi inaugurado a 25 de Março de 1889. Nesta época a extensão total da linha em tráfego era de 141 quilômetros, sendo: 95,324 quilômetros da linha principal e 46,521 quilômetros dos ramais.

O custo desta linha foi de 6.597:951$, ou 46:794$ por quilômetro. A bitola é de um metro, o raio mínimo de 100 metros e a declividade máxima de 0m,022.

O governo da União iniciou em 10 de Novembro de 1894 os trabalhos de construção do ramal de Mulungu a Alagoa Grande, os quais prosseguiram lentamente até 31 de Dezembro de 1896, época em que foram suspensos. Em 22 de Janeiro de 1900 o governo celebrou contrato com a Companhia Conde d’Eu Railway para conclusão à sua custa do referido ramal, cabendo-lhe o direito de explorar o seu tráfego durante o prazo de 53 anos, com reversão, no fim do prazo, para o domínio da União, sem indenização alguma.

O orçamento apresentado pela Companhia era de 521:809$900.

Os trabalhos tiveram começo a 6 de Julho de 1900 e a 1º de Julho de 1901 foi inaugurado o tráfego, com a extensão de 23,155 quilômetros.

Toda a linha tem atualmente 165 quilômetros em tráfego.

Adquirida a Estrada de Ferro Conde d’Eu pela União, foi incorporada às estradas arrendadas pela Companhia Great Western of Brasil Railway por contrato de 6 de Agosto de 1901.

Referências
GWBR : RFN : CFN : TLSA
Henschel 4-6-0 da Great Western | English Electric | RSD8 | DH-10 na CFN
G-12 nº 4244 com nariz rebaixado | Vagões de água | Outros vagões da CFN em João Pessoa
Ferrovia EF-101 | Ferry-boat Colégio-Propriá | A Transnordestina | A Nova Transnordestina
Rotundas de Edgar Werneck | Estação de Itabaiana
Estações em 1960: Linha Sul | Linha Norte | Linha Centro
Mapas: 1984 | 1970 | 1965 || 1927: EFCRGN | EFPT || 1898
MetroRec | CBTU João Pessoa
As ferrovias de 1907
Ferrovias | Cronologia | A grande viagem
De 1835 a 1889 | Concessões de 1890 | Resgates e arrendamentos de 1897 a 1907
Estações ferroviárias
2015 | 1986 | 1982 | 1960 | 1930
Mapas ferroviários
1991 | 1984 (RFFSA) | 1974 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
Quadros das ferrovias
1960 (Nomes) | 1956 | 1954 | 1952 | 1945 | 1940-1945 | 1937 | 1927 | 1907
Planos ferroviários | Legislação
   

Ferreofotos

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Ferrovias

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• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

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• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

Ferreoclipping

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• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

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• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

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