O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
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Os trabalhos de construção da estrada de ferro que parte da Paraíba do Norte, na cidade deste nome, até a povoação de Molungu, começaram a 9 de Agosto de 1880. O tráfego deste trecho, com a extensão de 76,616 quilômetros, foi inaugurado em 7 de Setembro de 1883. O ramal do Pilar foi inaugurado a 28 de Novembro de 1883, com a extensão de 24,141 quilômetros, e o ramal de Independência, em 4 de Junho de 1884, com o desenvolvimento de 22,380 quilômetros.
A falta de bom acesso no porto da capital determinou o prolongamento da linha até ao Cabedelo, na foz do rio Paraíba. O tráfego deste prolongamento, com a extensão de 18,708 quilômetros, foi inaugurado a 25 de Março de 1889. Nesta época a extensão total da linha em tráfego era de 141 quilômetros, sendo: 95,324 quilômetros da linha principal e 46,521 quilômetros dos ramais.
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O custo desta linha foi de 6.597:951$, ou 46:794$ por quilômetro. A bitola é de um metro, o raio mínimo de 100 metros e a declividade máxima de 0m,022.
O governo da União iniciou em 10 de Novembro de 1894 os trabalhos de construção do ramal de Mulungu a Alagoa Grande, os quais prosseguiram lentamente até 31 de Dezembro de 1896, época em que foram suspensos. Em 22 de Janeiro de 1900 o governo celebrou contrato com a Companhia Conde d’Eu Railway para conclusão à sua custa do referido ramal, cabendo-lhe o direito de explorar o seu tráfego durante o prazo de 53 anos, com reversão, no fim do prazo, para o domínio da União, sem indenização alguma.
O orçamento apresentado pela Companhia era de 521:809$900.
Os trabalhos tiveram começo a 6 de Julho de 1900 e a 1º de Julho de 1901 foi inaugurado o tráfego, com a extensão de 23,155 quilômetros.
Toda a linha tem atualmente 165 quilômetros em tráfego.
Adquirida a Estrada de Ferro Conde d’Eu pela União, foi incorporada às estradas arrendadas pela Companhia Great Western of Brasil Railway por contrato de 6 de Agosto de 1901.
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