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Também no mesmo ano foram iniciadas as obras de construção da estrada de ferro que entronca na Mogiana e de dirige para Soledade, onde entronca com a Minas e Rio.
Esta linha pertence à Companhia Estrada de Ferro Sapucaí. De 1891 a 1895 foram abertos ao tráfego 276 quilômetros de linha, sendo: da Soledade a Francisco Sá 209 quilômetros; da Soledade a Baependi 31 quilômetros; e do Rio Preto a Pacau 36 quilômetros.
Em 1896 foram abertos mais 28 quilômetros, sendo 16 de Francisco de Sá a Ouro Fino, e 12 de Pacau a Bom jardim.
Subiu a 304 quilômetros a extensão total em tráfego na rede mineira.
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Em Março de 1897 foram abertos mais 31 quilômetros de Ouro Fino a Silviano Brandão, e em 1898 mais 14 quilômetros.
Tendo a Companhia entrado em liquidação forçada em o ano de 1899, os trabalhos de construção só prosseguiram em 1902, inaugurando-se, em Abril de 1902, o trecho de Bom jardim a Livramento, subindo a 369 quilômetros a extensão total da rede mineira trafegada.
Em 1904 estavam inaugurados mais 31 quilômetros e, finalmente, em 1905 mais sete quilômetros, elevando-se a extensão total no trecho mineiro, em 31 de Dezembro de 1907, a 407 quilômetros, sendo:
Soledade a Eleutério...................... 273 quilômetros
Soledade a Ribeirão das Furnas........ 39 quilômetros
Rio Preto a Carvalhos...................... 95 quilômetros
A bitola de toda a rede da Companhia é de um metro. As condições técnicas de traçado na rede mineira são: menor raio de curvas 101 metros, e maior declividade 0m,025.
Esta Companhia devia ao Estado de Minas a quantia de 6.920:000$ que lhe foi dada a titulo de empréstimo; tendo porém, amortizado 1.038:000$, estava essa divida reduzida a 5.882:000$, em 31 de Dezembro de 1906; nesta época o custo da rede mineira atingia a soma de 21.463:355$, ou 52:735$ por quilômetro.
Prosseguem os trabalhos de construção, restando cerca de 74 quilômetros entre Furnas e Carvalhos. O leito até Serranos está pronto e depende do Governo de Minas a escolha do traçado entre Serranos e Furnas.
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