Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias do Brasil em 1907
por ordem cronológica de construção

CIB, 1909
IBGE / CNI, 1986
Ferrovias | Cronologia
A grande viagem

EF de Mauá
EF Central do Brasil
EF do Recife ao S. Francisco
EF Bahia ao S. Francisco
EF de Cantagalo
EF Santos a Jundiaí
EF Recife ao Caxangá
EF União Valenciana
EF Recife a Olinda e Beberibe
EF Jundiaí a Campinas
EF de Itu a Jundiaí
EF de Campos a S. Sebastião
EF Porto Alegre a Nova Hamburgo
EF de Macaé a Campos
EF de Nazaré
EF de Baturité
EF de S. Paulo a Sorocaba
EF de S. Paulo a Cachoeira
EF Leopoldina
EF de Campinas a Moji-Mirim
EF Central da Bahia
EF de Resende a Areias
• EF do Rio das Flores
• EF de Carangola
EF do Rio do Ouro
• EF Sul de Pernambuco
• EF União Mineira
• EF Barão de Araruama
EF Porto Alegre a Uruguaiana
EF Santa Isabel do Rio Preto
EF de Sobral
• EF Santo Amaro
EF Paulo Afonso
EF Bragantina
• EF do Recife a Limoeiro e Timbaúba
• EF Santo Antônio de Pádua
• Ramal de Pirapetinga
EF Piraiense
EF Natal a Nova Cruz
EF Paraná
EF Oeste de Minas
EF Conde d'Eu
EF D. Teresa Cristina
EF Bahia e Minas
EF Minas e Rio
• EF S. Carlos do Pinhal
EF Central de Pernambuco
EF Rio Grande a Bagé
• Ramal do Muriaé
EF Central de Alagoas e Ramal
• EF do Sumidouro
EF do Bananal
EF Juiz de Fora ao Piau
EF do Corcovado
• EF Quaraim a Itaqui
EF de Bragança
EF do Norte
EF de S. Vicente
EF Cachoeiro de Itapemirim ao Alegre e Ramal
• Ramal do Rio Pardo
• EF Ribeirão ao Bonito
• EF Itatibense
• Ramal Dumont
• EF Central de Macaé
Ramal Férreo Campineiro
EF Sapucaí
• EF Santa Maria Madalena
EF Caxias a Cajazeiras
• EF Funilense
EF Muzambinho
EF Santa Maria ao Uruguai
EF de Cataguases
Linha Auxiliar da Central do Brasil
• EF de João Gomes
EF Sul do Espirito Santo
EF de Teresópolis
• EF Campos a S. João da Barra
• Ramal do Rio Claro
EF S. Paulo - Rio Grande
EF Centro Oeste
EF de Araraquara
• EF Areal a Entre Rios
• EF do Dourado
EF Vitória a Minas
Ramal de Campina Grande
EF Noroeste
EF de Alcobaça á Praia da Rainha
EF Madeira a Mamoré

De 1835 a 1889 | Concessões de 1890 | Resgates e arrendamentos de 1897 a 1907
   

Ferrovias brasileiras até 1907: condições técnicas e custo
Estrada de Ferro de
São Paulo a Sorocaba

O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
Tomo III - Indústria de Transportes, Indústria Fabril
CIB, Rio de Janeiro, 1909
Reedição fac-similar:
IBGE / CNI, Rio de Janeiro, 1986
Ferrovias | Cronologia | A grande viagem
De 1835 a 1889 | Concessões de 1890 | Resgates e arrendamentos de 1897 a 1907

A 13 de Junho de 1872 começou a construção da estrada de ferro de S. Paulo a Sorocaba, que foi aberta ao tráfego em 10 de Julho de 1875.

Em 31 de Dezembro de 1876 foi inaugurado o tráfego entre Sorocaba e Ipanema.

A construção do prolongamento para Bacaetava teve começo a 1 de Dezembro de 1878, e em Outubro de 1879, foi inaugurada a estação de Ipanema, a 131,480 quilômetros de S. Paulo, e em 16 de Julho de 1882 foi aberto ao tráfego o trecho de Ipanema a Bacaetava, ou mais 13,128 quilômetros.

Continuada a construção para o Tietê, foi inaugurada, em 1 de Agosto de 1882, a linha até Boituva.

Em 1 de Janeiro de 1883 estava inaugurado o tráfego da linha até Tietê, com a extensão total de 186,040 quilômetros.

De Boituva parte o ramal de Tatuí, cuja construção foi começada em 1884, sendo o tráfego inaugurado em Julho de 1889, com a extensão de 21,640 quilômetros.

Também em 1884, foi contratada a construção da linha de Boituva a Botucatu, cujo tráfego foi inaugurado em Abril de 1889.

Tendo o Governo da União concedido garantia de juros aos prolongamentos dos ramais de Tatuí para o Itararé, e de Botucatu para o Tibagi, foram os trabalhos de construção começados em 31 de maio de 1890.

A 11 de Maio de 1895 foi inaugurado o tráfego do ramal de Itararé até Itapetininga, com a extensão de 42,924 quilômetros, e a 7 de Novembro do mesmo ano chegava o ramal de Tibagi até Cerqueira César.

A construção do prolongamento deste ramal continuou muito lentamente a fazer-se, assim como a do ramal de Itararé e só a 22 de Abril de 1906 foi inaugurado o trecho de Cerqueira César a Manduri, com 21,035 quilômetros de extensão.

Neste mesmo ano, em 27 de Dezembro, foi também inaugurado o sub-ramal de Piraju, com 26,041 quilômetros.

Em 31 de Dezembro de 1907, achavam-se, portanto, em tráfego, no ramal de Tibagi 125,094 quilômetros e no de Itararé 118,200 quilômetros.

O prolongamento da linha tronco foi continuado em 1897 para S. Manoel, Lençóis, Agudos e Baurú, no quilômetro 438,439, a partir de S. Paulo.

A rede da antiga Companhia Sorocabana, em tráfego, é atualmente de 752,803 quilômetros.

Se a este total juntarmos os 287,481 quilômetros pertencentes à Ituana, companhia fundida na Sorocabana sob a denominação de União Sorocabana e Ituana, obteremos o total geral de 1.040,284 quilômetros de linhas em tráfego, em 31 de Dezembro de 1907.

As condições técnicas das linhas são as seguintes: bitola 1m,0, raio mínimo das curvas 80 metros e declividade máxima 0m,0225. Nos ramais de Itararé e Tibagi, porém, o raio mínimo das curvas é de 143 metros, e as declividades não excedem de 0m,020.

A estrada foi adquirida do Governo Federal pelo Estado de S. Paulo, em 18 de Janeiro de 1905, pelo preço de 65.000:000$, pagos em ouro, ou £ 3.250.000 e em 1907 arrendada a uma empresa estrangeira.

Referências
Estrada de Ferro Sorocabana
Minissaia | AS616 | DH Krupp | Ouro Branco | GMDH1 | Henschel 0-8-0 nº 71 a 78
Vagão prancha rebaixado | Guindaste GF-104L | Guindaste GF-110L | Grua | Desmontado
Restaurante série 800
Mapas: 1995 | 1984 | 1970 | 1954 || 1907: Ituana | Sorocabana || 1898
Estações:
1986: Pai Matias | Samaritá | São Vicente | Ana Costa | Estuário
Pedro Taques | Mongaguá | Vila Atlântica | Camburiú | Peruíbe
1982 | 1960 || Ituanas | Piquerobi | Presidente Epitácio
Ferreomodelismo:
Locomotiva "Minissaia" | Trem Toshiba | Vagão prancha rebaixado (I)
Vagão prancha rebaixado (II) | Vagão-cegonha
As ferrovias de 1907
Ferrovias | Cronologia | A grande viagem
De 1835 a 1889 | Concessões de 1890 | Resgates e arrendamentos de 1897 a 1907
   

Ferreofotos

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

Ferreoclipping

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