O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
|
A 13 de Junho de 1872 começou a construção da estrada de ferro de S. Paulo a Sorocaba, que foi aberta ao tráfego em 10 de Julho de 1875.
Em 31 de Dezembro de 1876 foi inaugurado o tráfego entre Sorocaba e Ipanema.
A construção do prolongamento para Bacaetava teve começo a 1 de Dezembro de 1878, e em Outubro de 1879, foi inaugurada a estação de Ipanema, a 131,480 quilômetros de S. Paulo, e em 16 de Julho de 1882 foi aberto ao tráfego o trecho de Ipanema a Bacaetava, ou mais 13,128 quilômetros.
Continuada a construção para o Tietê, foi inaugurada, em 1 de Agosto de 1882, a linha até Boituva.
Em 1 de Janeiro de 1883 estava inaugurado o tráfego da linha até Tietê, com a extensão total de 186,040 quilômetros.
|
De Boituva parte o ramal de Tatuí, cuja construção foi começada em 1884, sendo o tráfego inaugurado em Julho de 1889, com a extensão de 21,640 quilômetros.
Também em 1884, foi contratada a construção da linha de Boituva a Botucatu, cujo tráfego foi inaugurado em Abril de 1889.
Tendo o Governo da União concedido garantia de juros aos prolongamentos dos ramais de Tatuí para o Itararé, e de Botucatu para o Tibagi, foram os trabalhos de construção começados em 31 de maio de 1890.
A 11 de Maio de 1895 foi inaugurado o tráfego do ramal de Itararé até Itapetininga, com a extensão de 42,924 quilômetros, e a 7 de Novembro do mesmo ano chegava o ramal de Tibagi até Cerqueira César.
A construção do prolongamento deste ramal continuou muito lentamente a fazer-se, assim como a do ramal de Itararé e só a 22 de Abril de 1906 foi inaugurado o trecho de Cerqueira César a Manduri, com 21,035 quilômetros de extensão.
Neste mesmo ano, em 27 de Dezembro, foi também inaugurado o sub-ramal de Piraju, com 26,041 quilômetros.
Em 31 de Dezembro de 1907, achavam-se, portanto, em tráfego, no ramal de Tibagi 125,094 quilômetros e no de Itararé 118,200 quilômetros.
O prolongamento da linha tronco foi continuado em 1897 para S. Manoel, Lençóis, Agudos e Baurú, no quilômetro 438,439, a partir de S. Paulo.
A rede da antiga Companhia Sorocabana, em tráfego, é atualmente de 752,803 quilômetros.
Se a este total juntarmos os 287,481 quilômetros pertencentes à Ituana, companhia fundida na Sorocabana sob a denominação de União Sorocabana e Ituana, obteremos o total geral de 1.040,284 quilômetros de linhas em tráfego, em 31 de Dezembro de 1907.
As condições técnicas das linhas são as seguintes: bitola 1m,0, raio mínimo das curvas 80 metros e declividade máxima 0m,0225. Nos ramais de Itararé e Tibagi, porém, o raio mínimo das curvas é de 143 metros, e as declividades não excedem de 0m,020.
A estrada foi adquirida do Governo Federal pelo Estado de S. Paulo, em 18 de Janeiro de 1905, pelo preço de 65.000:000$, pagos em ouro, ou £ 3.250.000 e em 1907 arrendada a uma empresa estrangeira.
Ferreofotos Estação Aimorés - Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Rotunda de S. João del Rei - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |