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As ferrovias da Bahia
Estrada de Ferro Bahia e Minas
Compilado por Alexandre Santurian – Julho-1991
Com 582 km de linhas — 435 km em Minas Gerais e 147 km na Bahia —, esta ferrovia atravessava uma região de grandes reservas florestais,
onde a indústria madeireira era a maior, na época. Transportava dormentes para outras ferrovias do Brasil.
Ligando as cidades de Caravelas, BA, e Arassuaí, MG, concedeu-se o privilégio da construção a Miguel de Teive e Argolo, em 1878.
Foi transferida para o Estado de Minas Gerais em 1897, arrendada a particulares em 1904, e entregue em 1912 à Compagnie des Chemins de
Fer Fédéraux de l'Est Brésilien — então, arrendatária de todas as ferrovias baianas.
Em 1935, quando da encampação desta última pela União, a EF Bahia e Minas foi incorporada à Viação Férrea Federal Leste Brasileiro e, um
ano depois, desmembrada para ser administrada pelo Departamento Nacional de Estradas de Ferro (DNEF).
Em 1957, quando passou a integrar a recém-criada RFFSA, a EF Bahia e Minas contava com trilhos leves (17 kg/m) e a situação do lastro era
precária — apenas 30 km eram lastreados, e com pedra não-bitolada.
Em 1965, a EF Bahia e Minas, juntamente com a EF Goiás e a Rede Mineira de Viação, deu origem à Viação Férrea Centro-Oeste, atual SR-2,
com sede em Belo Horizonte, MG.
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