Compilado por Alexandre Santurian – Julho-1991
O último trem de passageiros da Bahia, o "Marta Rocha", que ligava Alagoinhas a Senhor do Bonfim, foi desativado em 1989, em virtude da forte concorrência rodoviária e pela precariedade dos serviços oferecidos à população, com carros superlotados e sem as mínimas condições de segurança e higiene, aliado às condições insatisfatórias da via permanente. Atualmente, só existem os trens de subúrbio operados pela CBTU, entre as estações de Calçada e Paripe. A via permanente, dupla, foi totalmente reconstruída em 1981-1982, constituindo-se em uma superestrutura de primeira categoria, com as seguintes características: Trilhos TR-45 soldados eletricamente, dormentes bi-bloco de concreto com taxa de 1.667 dormentes/km, com fixação elástica isolante tipo RS e com velocidade máxima permissível de 60 km/h. Os trens de carga trafegam somente à noite. O sistema é eletrificado com rede aérea de tração de 3.000 VCC e alimentado por duas estações retificadoras, sendo uma em Lobato (km 3,4) e outra em Periperi (km 10,8). No trecho Salvador — Lobato, a sinalização é semi-automática, com o pátio de Salvador e a entrada de Lobato dotados de chaves de intertravamento do tipo elétrico, e interligados por uma seção de bloqueio semi-automático. A sinalização neste trecho é realizada através de um operador na Cabine de Sinalização da Calçada e outro na Cabine de Lobato, sendo que os trens são licenciados por telégrafo em código Morse e pelo sistema de talão. Os trens de subúrbio de Salvador são formados por 20 carros-motor ACF (American Car & Foundry) construídos em 1962, com capacidade para 142 passageiros. Os carros-reboque, 18 ao todo, são do tipo Pidner e transportam 200 passageiros cada. Cinco locomotivas diesel-elétricas dão suporte a esses trens, no caso de pane no sistema elétrico do trecho. As antigas locomotivas elétricas Metropolitan Vickers (existiam 5 unidades até 1987) já foram baixadas e sucateadas, além das I.R.F.A. Ainda restam 3 unidades destas últimas, apodrecendo ao relento nas oficinas de Aramari — já praticamente irreconhecíveis. Estão adiantados os estudos do Trem do Polo Petroquímico, previsto para operar em janeiro de 1993, transportando os trabalhadores das empresas de Simões Filho, Camaçari e Dias d'Avila em composições formadas por 8 locomotivas recuperadas e cerca de 40 novos carros de passageiros. A via permanente deverá ser recuperada e as estações reformadas, com a construção de um terminal de passageiros no Polo Petroquímico. O projeto está sendo conduzido pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e pelos empresários das localidades a serem servidas, que deverão desembolsar o capital necessário ao projeto. O trem suburbano de Salvador (1992)
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