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• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

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As ferrovias da Bahia
Transporte de passageiros na SR-7

Compilado por Alexandre Santurian – Julho-1991
   

As ferrovias da Bahia (1991)

EF Bahia ao São Francisco
EF Central da Bahia
EF Centro-Oeste da Bahia
EF Santo Amaro
EF Petrolina a Teresina
EF Bahia e Minas
EF Nazaré
EF Ilhéus
A Superintendência Regional
   Salvador (SR-7)

   • Dados estatísticos da SR7
   • Material rodante da SR7
   • Situação físico-operacional
Transporte de cargas da SR-7
Transporte de passageiros da SR-7
Bibliografia
Notas de 2001


O último trem de passageiros da Bahia, o "Marta Rocha", que ligava Alagoinhas a Senhor do Bonfim, foi desativado em 1989, em virtude da forte concorrência rodoviária e pela precariedade dos serviços oferecidos à população, com carros superlotados e sem as mínimas condições de segurança e higiene, aliado às condições insatisfatórias da via permanente.

Atualmente, só existem os trens de subúrbio operados pela CBTU, entre as estações de Calçada e Paripe. A via permanente, dupla, foi totalmente reconstruída em 1981-1982, constituindo-se em uma superestrutura de primeira categoria, com as seguintes características:

Trilhos TR-45 soldados eletricamente, dormentes bi-bloco de concreto com taxa de 1.667 dormentes/km, com fixação elástica isolante tipo RS e com velocidade máxima permissível de 60 km/h.

Os trens de carga trafegam somente à noite. O sistema é eletrificado com rede aérea de tração de 3.000 VCC e alimentado por duas estações retificadoras, sendo uma em Lobato (km 3,4) e outra em Periperi (km 10,8).

No trecho Salvador — Lobato, a sinalização é semi-automática, com o pátio de Salvador e a entrada de Lobato dotados de chaves de intertravamento do tipo elétrico, e interligados por uma seção de bloqueio semi-automático. A sinalização neste trecho é realizada através de um operador na Cabine de Sinalização da Calçada e outro na Cabine de Lobato, sendo que os trens são licenciados por telégrafo em código Morse e pelo sistema de talão.

Os trens de subúrbio de Salvador são formados por 20 carros-motor ACF (American Car & Foundry) construídos em 1962, com capacidade para 142 passageiros.

Os carros-reboque, 18 ao todo, são do tipo Pidner e transportam 200 passageiros cada.

Cinco locomotivas diesel-elétricas dão suporte a esses trens, no caso de pane no sistema elétrico do trecho. As antigas locomotivas elétricas Metropolitan Vickers (existiam 5 unidades até 1987) já foram baixadas e sucateadas, além das I.R.F.A.

Ainda restam 3 unidades destas últimas, apodrecendo ao relento nas oficinas de Aramari — já praticamente irreconhecíveis.

Estão adiantados os estudos do Trem do Polo Petroquímico, previsto para operar em janeiro de 1993, transportando os trabalhadores das empresas de Simões Filho, Camaçari e Dias d'Avila em composições formadas por 8 locomotivas recuperadas e cerca de 40 novos carros de passageiros.

A via permanente deverá ser recuperada e as estações reformadas, com a construção de um terminal de passageiros no Polo Petroquímico.

O projeto está sendo conduzido pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e pelos empresários das localidades a serem servidas, que deverão desembolsar o capital necessário ao projeto.

O trem suburbano de Salvador (1992)
Trens | Estações | Trilhos | Sinalização | Mapa
—=«o»=—
2003: U8B 2190 | ACF-Pidner | 2008: Kawasaki-Toshiba
CBTU: 1988-2005 | Recuperação
VFFLB : SR-7 RFFSA
Histórico das ferrovias da Bahia (1991) | Trem suburbano de Salvador | Metrô de Salvador
Locomotivas U8B da SR-7 | As Davenport da VFFLB | As elétricas IRFA | Carro O-200
O caboose do trem de amônia | Locomotivas em 1992 | Plantas das locomotivas
Ferrovia EF-101 | Ferry-boat Colégio-Propriá | Estações em 1960 | Trilhos até 1944
Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | EF Petrolina - Teresina em 1927 | 1898 | 1860 | Subúrbios
Fotos: Salvador 1971 | Ilhéus 1971 | Derby 1905 | Bahia and San Francisco Railway 1860-1861
Relatórios: VFFLB 1944-1946 | VFFLB 1936 | Ilhéus 1951 | Back to Bahia
   

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