Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
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Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
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Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

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Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
   

As ferrovias da Bahia
A SR-7 RFFSA em 1991
Superintendência Regional Salvador


 
Compilado por Alexandre Santurian – Julho-1991
   

As ferrovias da Bahia (1991)

EF Bahia ao São Francisco
EF Central da Bahia
EF Centro-Oeste da Bahia
EF Santo Amaro
EF Petrolina a Teresina
EF Bahia e Minas
EF Nazaré
EF Ilhéus
A Superintendência Regional
   Salvador (SR-7)

   • Dados estatísticos da SR7
   • Material rodante da SR7
   • Situação físico-operacional
Transporte de cargas da SR-7
Transporte de passageiros da SR-7
Bibliografia
Notas de 2001


A SR-7 é formada por uma linha que liga o Sudeste ao Nordeste do Brasil, passando por Salvador, e um ramal dirigido para Petrolina, no Estado do Pernambuco. Divide-se em:

  • Linha Norte — De Salvador (km 0) a Propriá, Sergipe (km 554), estendendo-se por 554 km.

  • Linha Sul — De Mapele (km 22 da Linha Norte) a Monte Azul, Minas Gerais (km 876), estendendo-se por 854 km.

  • Linha Centro — De Alagoinhas (km 123 da Linha Norte) a Petrolina, Pernambuco (km 573), estendendo-se por 450 km.

Além disso, a SR-7 possui os seguintes ramais:

  • Ramal do Porto de Aratu — Do km 30 da Linha Centro, ligando Araújo Lima ao porto de Aratu, estendendo-se por 13 km.

  • Ramal de Campo Formoso — Do km 440 da Linha Centro, ligando Senhor do Bonfim a Campo Formoso, com extensão de 30 km.

Existem ainda vários ramais articulados a indústrias próximas às linhas, destacando-se os do Copec (Complexo Petroquímico de Camaçari) e da Nitrofértil (Riachuelo, Sergipe).

Dados estatísticos da SR-7

Linhas e ramais 1.932 km
Bitola 1,00 m
Via singela 1.896 km
Linhas lastreadas 1.437 km
Linhas acessórias 127 km
Linhas eletrificadas      14,7 km
em via dupla
Licenciamento Staff elétrico, telégrafo,
seletivo/telefone magnético e outros

Extensão das linhas segundo os tipos de trilhos

Menos de 37 kg/m      282 km
37 kg/m (TR-37) 1.374 km
45 kg/m (TR-45) 200 km
57 kg/m (TR-57) 54 km

Extensão das linhas segundo os tipos de dormentes

De madeira 1.910 km
De concreto      22 km

Estações e paradas

  • 67 estações
  • 3 paradas / estribos
  • 41 postos de licenciamento
  • 11 desvios particulares
  • 8 terminais particulares

Material rodante da SR-7

Locomotivas diesel elétricas

  • 60 GE U-8B (n° 2131 a 2190)
  • 38 GE U-10B (n° 2242 a 2279)
  • 20 GE G-12 (n° 4129 a 4148)

Total: 118 locomotivas (7,6% do total da RFFSA)

Trens-Unidades Elétricos (TUEs)

  • 18 carros-motores ACF (operados pela CBTU)

Vagões

  • 83 Plataformas
  • 487 Fechados
  • 263 Gôndolas
  • 3 Gaiolas
  • 378 Hoppers
  • 340 Tanques (dos quais, 51 particulares)
  • 307 Outros (dos quais, 305 particulares)

Total: 1.861 vagões (4,2% do total da RFFSA)

Passageiros

  • Carros de passageiros comuns: 31

Obs.: O transporte de passageiros na Bahia foi desativado em 1989. Os carros mencionados são Pidner para o serviço dos trens de subúrbios, operados pela CBTU. Ainda existem antigos carros de passageiros, utilizados pelas turmas de socorro da SR-7 e pela Administração.

Situação físico-operacional

A via permanente da SR-7, em virtude de suas deficiências (características técnicas e instalações), apresenta uma baixa capacidade de vazão. É uma das razões pelas quais a SR-7 não consegue transportar a demanda reprimida existente na sua área de atuação.

Cerca de 41% dos trilhos apresentam-se imprestáveis, necessitando substituição.

Existem 3,2 milhões de dormentes, dos quais 25% imprestáveis.

Encontram-se sem lastro de pedra bitolada 150 km, e com lastro de pedra desbitolada cerca de 280 km.

De um total de 630 Aparelhos de Mudança de Via (AMVs), cerca de 25% estão defeituosos e necessitam de substituição.

A SR-7 possui 387 pontes e pontilhões, dos quais 36 estão classificados para o TB-16 (trem-tipo com 16 ton/eixo), necessitando substituí-los para o TB-20.

Dispõe de 1.900 km de linhas físicas de pelo menos 2 pares de fios, para comunicação e licenciamento entre estações, e para o comando seletivo de Salvador, Brumado e Alagoinhas, também interligados entre si. Cerca de 560 km das linhas encontram-se muito precários, ocasionando panes no sistema e prejudicando a operação ferroviária.

De acordo com o chefe da via permanente, já estão licitados os trabalhos de lastreamento e retificação do trecho de Mata de São João a Pojuca (10 km). Espera-se que os trabalhos estejam concluídos até o início de 1992, permitindo que os trens percorram o trecho a uma velocidade média de 40 km/h, com segurança adequada.

A variante do Paraguaçu é uma antiga reivindicação da administração regional, devendo eliminar o estrangulamento existente da Linha Sul, ao contornar as cidades históricas de Cachoeira e São Félix.

No tocante às oficinas, a situação da SR-7 é considerada satisfatória. A manutenção das locomotivas é feita na Oficina Osvaldo Cruz, em Alagoinhas; a manutenção dos vagões é realizada na Oficina Arlindo Luz, em Alagoinhas, e na Oficina de Iaçu.

A Oficina de Aramari, distante apenas 13 km de Alagoinhas, pela Linha Centro, foi fechada em janeiro de 1991 e praticamente transformada em depósito de sucata.

As oficinas de Periperi e da Calçada dão manutenção aos carros-motores e carros-reboque dos trens de subúrbio da CBTU.

As ferrovias da Bahia (1991)
EF Bahia ao São Francisco | EF Central da Bahia | EF Centro-Oeste da Bahia | EF Santo Amaro | EF Petrolina a Teresina | EF Bahia e Minas | EF Nazaré | EF Ilhéus
A Superintendência Regional Salvador (SR-7) — 1991 | Transporte de cargas na SR-7 | Transporte de passageiros na SR-7 | Referências: 1991 | Notas de 2001
VFFLB : SR-7 RFFSA
Histórico das ferrovias da Bahia (1991) | Trem suburbano de Salvador | Metrô de Salvador
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Relatórios: VFFLB 1944-1946 | VFFLB 1936 | Ilhéus 1951 | Back to Bahia
   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Bibliografia
braziliana

Grande sertão: veredas - 29 Out. 2014

Itinerário de Riobaldo Tatarana - 27 Out. 2014

Notícia geral da capitania de Goiás em 1783 - 26 Out. 2014

Memórias do desenvolvimento - 19 Out. 2014

Preexistências de Brasília - 13 Out. 2014

Viagem pela Estrada Real dos Goyazes - 9 Out. 2014

Francesco Tosi Colombina - 3 Out. 2014

Estrada Colonial no Planalto Central - 27 Set. 2014

A ilha do dia anterior - 18 Set. 2014

Chegou o governador - 12 Set. 2014

Alexandre de Gusmão e o Tratado de Madrid - 3 Out. 2013

  

Ferreofotos

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