Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

• Pátios do Subsistema Ferroviário Federal (2015) - 6 Dez. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

   

Ferrovias da Bahia
Notas sobre as ferrovias na Bahia


 
Alexandre Santurian - Janeiro-2001 - via EF Brasil
   

As ferrovias da Bahia (1991)

EF Bahia ao São Francisco
EF Central da Bahia
EF Centro-Oeste da Bahia
EF Santo Amaro
EF Petrolina a Teresina
EF Bahia e Minas
EF Nazaré
EF Ilhéus
A Superintendência Regional
   Salvador (SR-7)

   • Dados estatísticos da SR7
   • Material rodante da SR7
   • Situação físico-operacional
Transporte de cargas da SR-7
Transporte de passageiros da SR-7
Bibliografia
Notas de 2001


Sempre existiram planos para interligar as linhas da VFFLB às de bitola métrica da EFCB e, quando a Leste foi encampada pelo Governo Federal (através do DNEF) em março de 1935, os planos foram retomados. A inauguração oficial da junção das linhas de ambas as ferrovias deu-se em Monte Azul, norte de Minas Gerais, em novembro de 1950. Até hoje é a única conexão ferroviária entre o Norte-Nordeste com o Sul-Sudeste-Centro Oeste do país.

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A VFFLB (o nome original era The Bahia and São Francisco Railway, construída com capital inglês) originou-se de uma concessão dada a uma empresa incorporada em Londres em 1853 para ligar Salvador à margem esquerda do rio São Francisco, mais precisamente a cidade de Juazeiro. O primeiro trecho de 124 km, ligando Salvador a Alagoinhas, foi construído entre 1857-60, em linha singela de bitola métrica. A partir de Alagoinhas (tanto para Juazeiro como para Aracaju e Propriá, em Sergipe) a linha era de bitola métrica. A bitola larga da linha tronco Salvador-Alagoinhas foi alterada para a bitola métrica em 1911, quando a ferrovia já havia sido resgatada aos ingleses, passado pouco tempo sob controle do Estado da Bahia e transferida mais tarde para uma empresa de capital franco-belga, a Compagnie du Chemins de Fer D'Lest Brésilien, que existiu sob esse nome até 1935, ano da encampação da estrada pelo Governo Federal com o nome Viação Férrea Federal Leste Brasileiro - VFFLB.

Com a descoberta das primeiras jazidas petrolíferas do país na região de Aratu em 1939, município vizinho a Salvador (quando Monteiro Lobato foi chamado de louco, por achar que havia petróleo no Brasil e muitos pensavam o contrário), a VFFLB começou os estudos da eletrificação de 250 km de linhas, para aproveitar o gás natural de Aratu na geração de energia elétrica e deixar as locos a vapor (que queimavam lenha de baixo poder calorífico) para as regiões mais afastadas do Estado. Nesse meio tempo, a VFFLB foi a pioneira no Brasil no uso de locomotivas diesel-elétricas e diesel-mecânicas, recebendo as primeiras unidades em novembro de 1938 (adquiridas à English Electric), sendo montadas nas oficinas da Calçada (Salvador) e colocadas em tráfego a partir de janeiro de 1939.

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Durante os estudos de eletrificação, a linha até o subúrbio de Paripe foi duplicada e os trabalhos de eletrificação da VFFLB iniciaram-se efetivamente em novembro de 1948. Foram quase totalmente concluídos em 1954, quando haviam 230 km (uma outra fonte que li cita 235 km) de linhas férreas eletrificadas na Bahia na corrente de 3.000 volts CC: os 124 km da linha tronco Salvador-Alagoinhas e cerca de 106 km de Mapele (que começa na linha tronco mencionada) a Conceição de Feira, na linha Sul, que já pertenceu à EF Santo Amaro (encampada pela VFFLB no final dos anos 30).

O material rodante constituiu-se primeiramente de 13 locos elétricas IRFA de rodagem B-B, fabricadas no Brasil em 1954 (no Rio de Janeiro) com material elétrico Brown Boveri e operaram até 1987. O problema é que tinham baixa potência e, na verdade, o baixo volume de cargas tracionadas não justificava a eletrificação da ferrovia, apesar de então existirem muitos trens de passageiros). Com o fechamento da IRFA, a falta de peças de reposição, o baixo volume de cargas tracionadas e os constantes furtos dos cabos elétricos por parte das populações que vivem à margem das linhas, a eletrificação foi aos poucos erradicada a partir de 1975. Em 1982 a então SR.7 ainda recebeu o reforço de 5 locos Metropolitan-Vickers da SR.2 e estas operaram até 1992 entre Salvador-Candeias, quando as IRFA já estavam baixadas. Hoje a eletrificação só existe no trecho de 15 km do subúrbio, entre a Estação da Calçada (Salvador) e Paripe, operado pela CBTU.

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Os meus sogros, que são naturais de Alagoinhas, contam-me que nos anos 30-40-50 os trens da VFFLB eram bastante confortáveis e o atendimento de bordo era bom.

Naquela época, um trem de passageiros levava cerca de 3hs para fazer a viagem Salvador-Alagoinhas (ou vice-versa), com várias paradas. Hoje os ônibus fazem essa viagem em 2hs e, de carro, não mais que 1h30m a 80 km/h.

As ferrovias da Bahia (1991)
EF Bahia ao São Francisco | EF Central da Bahia | EF Centro-Oeste da Bahia | EF Santo Amaro | EF Petrolina a Teresina | EF Bahia e Minas | EF Nazaré | EF Ilhéus
A Superintendência Regional Salvador (SR-7) — 1991 | Transporte de cargas na SR-7 | Transporte de passageiros na SR-7 | Referências: 1991 | Notas de 2001
VFFLB : SR-7 RFFSA
Histórico das ferrovias da Bahia (1991) | Trem suburbano de Salvador | Metrô de Salvador
Locomotivas U8B da SR-7 | As Davenport da VFFLB | As elétricas IRFA | Carro O-200
O caboose do trem de amônia | Locomotivas em 1992 | Plantas das locomotivas
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Fotos: Salvador 1971 | Ilhéus 1971 | Derby 1905 | Bahia and San Francisco Railway 1860-1861
Relatórios: VFFLB 1944-1946 | VFFLB 1936 | Ilhéus 1951 | Back to Bahia
   

Trens turísticos

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Cruzeiro - São Lourenço
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Antigos trens de passageiros

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Expresso da Mantiqueira
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Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

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