As ferrovias da Bahia
Estrada de Ferro Santo Amaro
Compilado por Alexandre Santurian – Julho-1991
Considerada como ramal da Leste Brasileiro, foi construída a partir de Santo Amaro, passando por Buranhém e prolongando-se até Catuiçara.
Sua construção foi inicialmente concedida a Antônio Salustino Antunes e, mais tarde, transferida para o Visconde de Sergimin, que encarregou
o engenheiro Hugh Wilson dos trabalhos de assentamento da linha.
Em virtude das dificuldades encontradas pelo nobre baiano, as ações da companhia foram transferidas para o engenheiro inglês, que iniciou
a construção da ferrovia em 2/Fev/1875.
Em 2/Dez/1880, ficou concluído o primeiro trecho, até Traripe, e só em 16/Mar/1912 inaugurou-se o restante da linha.
Em julho de 1918, a estrada foi arrendada pelo governo baiano ao engenheiro Arthur Hermenegildo da Silva e, no dia 1°/Jan/1939, incorporada
à Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, já sob controle da União.
|