Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  
Agenda do Samba e Choro
   

As ferrovias da Bahia
Estrada de Ferro Santo Amaro


 
Compilado por Alexandre Santurian – Julho-1991
   

As ferrovias da Bahia (1991)

EF Bahia ao São Francisco
EF Central da Bahia
EF Centro-Oeste da Bahia
EF Santo Amaro
EF Petrolina a Teresina
EF Bahia e Minas
EF Nazaré
EF Ilhéus
A Superintendência Regional
   Salvador (SR-7)

   • Dados estatísticos da SR7
   • Material rodante da SR7
   • Situação físico-operacional
Transporte de cargas da SR-7
Transporte de passageiros da SR-7
Bibliografia
Notas de 2001


Considerada como ramal da Leste Brasileiro, foi construída a partir de Santo Amaro, passando por Buranhém e prolongando-se até Catuiçara.

Sua construção foi inicialmente concedida a Antônio Salustino Antunes e, mais tarde, transferida para o Visconde de Sergimin, que encarregou o engenheiro Hugh Wilson dos trabalhos de assentamento da linha.

Em virtude das dificuldades encontradas pelo nobre baiano, as ações da companhia foram transferidas para o engenheiro inglês, que iniciou a construção da ferrovia em 2/Fev/1875.

Em 2/Dez/1880, ficou concluído o primeiro trecho, até Traripe, e só em 16/Mar/1912 inaugurou-se o restante da linha.

Em julho de 1918, a estrada foi arrendada pelo governo baiano ao engenheiro Arthur Hermenegildo da Silva e, no dia 1°/Jan/1939, incorporada à Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, já sob controle da União.

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