Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
 

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  
Agenda do Samba e Choro
   

As ferrovias da Bahia
Estrada de Ferro Santo Amaro


 
Compilado por Alexandre Santurian – Julho-1991
   

As ferrovias da Bahia (1991)

EF Bahia ao São Francisco
EF Central da Bahia
EF Centro-Oeste da Bahia
EF Santo Amaro
EF Petrolina a Teresina
EF Bahia e Minas
EF Nazaré
EF Ilhéus
A Superintendência Regional
   Salvador (SR-7)

   • Dados estatísticos da SR7
   • Material rodante da SR7
   • Situação físico-operacional
Transporte de cargas da SR-7
Transporte de passageiros da SR-7
Bibliografia
Notas de 2001


Considerada como ramal da Leste Brasileiro, foi construída a partir de Santo Amaro, passando por Buranhém e prolongando-se até Catuiçara.

Sua construção foi inicialmente concedida a Antônio Salustino Antunes e, mais tarde, transferida para o Visconde de Sergimin, que encarregou o engenheiro Hugh Wilson dos trabalhos de assentamento da linha.

Em virtude das dificuldades encontradas pelo nobre baiano, as ações da companhia foram transferidas para o engenheiro inglês, que iniciou a construção da ferrovia em 2/Fev/1875.

Em 2/Dez/1880, ficou concluído o primeiro trecho, até Traripe, e só em 16/Mar/1912 inaugurou-se o restante da linha.

Em julho de 1918, a estrada foi arrendada pelo governo baiano ao engenheiro Arthur Hermenegildo da Silva e, no dia 1°/Jan/1939, incorporada à Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, já sob controle da União.

VFFLB : SR-7 RFFSA
Histórico das ferrovias da Bahia (1991) | Trem suburbano de Salvador | Metrô de Salvador
Locomotivas U8B da SR-7 | As Davenport da VFFLB | As elétricas IRFA | Carro O-200
O caboose do trem de amônia | Locomotivas em 1992 | Plantas das locomotivas
Ferrovia EF-101 | Ferry-boat Colégio-Propriá | Estações em 1960 | Trilhos até 1944
Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | EF Petrolina - Teresina em 1927 | 1898 | 1860 | Subúrbios
Fotos: Salvador 1971 | Ilhéus 1971 | Derby 1905 | Bahia and San Francisco Railway 1860-1861
Relatórios: VFFLB 1944-1946 | VFFLB 1936 | Ilhéus 1951 | Back to Bahia
   

Acompanhe no FB

  

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade