Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Locomotiva "Minissaia" (elétrica BB de 300v DC) construída na GE do Brasil para a Estrada de Ferro Sorocabana em 1968
Locomotivas "Minissaia" (elétrica B-B de 300v DC) construídas na GE do Brasil para a Estrada de Ferro Sorocabana em 1968

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

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• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

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• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

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• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  
  

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

General Electric do Brasil
Locomotivas elétricas "Minissaia"


GE do Brasil - década 1970
Divulgação

Locomotiva "Minissaia" construída na General Electric do Brasil para a EFS - Estrada de Ferro Sorocabana em 1968.

Abaixo, todas as informações do folheto de divulgação, posterior a 1971

Folheto GE do Brasil

Locomotiva elétrica de Corrente Contínua 3000 Volts B-B, 2155 HP, 73 toneladas

Cliente: Estrada de Ferro Sorocabana (atualmente parte da Fepasa)

Equipamento principal
1 Grupo Motor-Gerador General Electric GMG 136
4 Motores de Tração General Electric GE 734
1 Compressor Wabco 3CDC
  
Características
Potência Unihorária 2.155 HP
Peso Total (+/-2%) 73.000 kg
Peso por Eixo Motor 18.250 kg
Esforço Trator Contínuo Máximo 11.500 kg
Esforço Trator Unihorário Máximo 11.800 kg
Esforço Trator a 25% de adesão 18.250 kg
Velocidade Máxima 90 km/h
Arranjo das Rodas B – B
Relação de Transmissão 75 / 17
Diâmetro das Rodas 44 pol.
  
Dimensões principais (aprox.)
Bitola 1,00 m
Comprimento entre Engates 12,80 m
Largura Total Máxima 3,30 m
Altura Total Máxima (Pantógrafo Abaixado) 4,30 m
Distância entre Centros de Truques 6,10 m
Distância entre Eixos de um Truque 2,70 m
Folga Mínima entre Trilho e Caixa de Engrenagem (com Rodas Novas) 114 mm
Altura do Centro de Engate 750 mm
Raio Mínimo de Curva (só Locomotiva) 85,00 m

Observação: Locomotiva contendo, por solicitação especial do cliente:

1) Frenagem regenerativa;

2) Equipamento para funcionamento em unidade múltipla;

3) Controle de segurança "Homem Morto";

4) Detecção e correção de desliza de rodas;

5) Equipamento de freio a ar – Wabco 26L – com aplicação pelo fracionamento acidental do trem e aplicação automática de areia em emergência.

Planta e características
Características técnicas das locomotivas elétricas Minissaia construídas pela GE do Brasil para a Estrada de Ferro Sorocabana
"Locomotivas elétricas tipo B-B, composta de duas semi-unidades, de 2.155 HP cada, acopladas à ré,
com 73 toneladas métricas de peso todo aderente, bitola de 1,00m, 3.000 Volts em corrente contínua, com operação em unidade múltipla e frenagem regenerativa"
   
  

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Vista frontal da locomotiva Mini-Saia nº 2101 nas cores da antiga Estrada de Ferro Sorocabana
Vista frontal da locomotiva Mini-Saia nº 2101 nas cores da antiga Estrada de Ferro Sorocabana
Locomotiva elétrica BB "Minissaia" nº 2102 nas cores da antiga Estrada de Ferro Sorocabana
Vista frontal da ocomotiva elétrica B-B "Minissaia" nº 2102 nas cores da antiga Estrada de Ferro Sorocabana
Outra vista da locomotiva elétrica "Minissaia" construída pela GE do Brasil para a Estrada de Ferro Sorocabana
"Locomotivas elétricas tipo B-B, composta de duas semi-unidades, de 2.155 HP cada, acopladas à ré, com 73 toneladas métricas de peso todo aderente,
bitola de 1,00m, 3.000 Volts em corrente contínua, com operação em unidade múltipla e frenagem regenerativa"
Estrada de Ferro Sorocabana
Minissaia | AS616 | DH Krupp | Ouro Branco | GMDH1 | Henschel 0-8-0 nº 71 a 78
Vagão prancha rebaixado | Guindaste GF-104L | Guindaste GF-110L | Grua | Desmontado
Restaurante série 800
Mapas: 1995 | 1984 | 1970 | 1954 || 1907: Ituana | Sorocabana || 1898
Estações:
1986: Pai Matias | Samaritá | São Vicente | Ana Costa | Estuário
Pedro Taques | Mongaguá | Vila Atlântica | Camburiú | Peruíbe
1982 | 1960 || Ituanas | Piquerobi | Presidente Epitácio
Ferreomodelismo:
Locomotiva "Minissaia" | Trem Toshiba | Vagão prancha rebaixado (I)
Vagão prancha rebaixado (II) | Vagão-cegonha
GE Brasil | Clientes 1987
GE 25 e 35 ton | GE 45 ton | UM10B | UM10B CSN
BB 3000V DC Minissaia
U20C Brasil | U20C Exportadas | U20C Sudan Railways
U22C e U26C | U23C e B23-7 | C30-7 e C36-7 | Dash-7 CQ
Locomotivas: desenhos, especificações, numeração
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