Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Locomotiva Krupp diesel-hidráulica, nº 3063 da antiga EFS - Estrada de Ferro Sorocabana
Locomotiva Krupp diesel-hidráulica, nº 3063 da antiga EFS - Estrada de Ferro Sorocabana

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

   

EFS - Estrada de Ferro Sorocabana
Locomotivas Krupp diesel-hidráulicas


 
Flavio R. Cavalcanti - 15 Jul. 2013

Em 1988, as locomotivas Krupp diesel-hidráulicas da antiga EFS - Estrada de Ferro Sorocabana já estavam suficientemente esquecidas, ao ponto de o Arquivo da revista “Nossa Estrada” / fotógrafo / Assessoria de Comunicação Social escrever no verso da foto (acima), erradamente, “Whitcomb Dizel Eletrica”.

A planta das locomotivas Krupp diesel-hidráulicas também já não fazia parte dos conjuntos recebidos, naquela época, dos colaboradores da revista — que, por sua vez, também os tinham recebido de outros, que receberam de outros... — embora mantida uma velha capa, datada de “Março de 1950”.

Foi somente em 2010 que o amigo Jorge Hereth — incansável descobridor de antiquíssimos conjuntos de plantas de vagões, carros e locomotivas — disponibilizou fotos digitais de um conjunto da EFS - Estrada de Ferro Sorocabana, contendo o desenho e os dados das locomotivas Krupp diesel-hidráulicas.

E com a mesmíssima velha capa, datada de “Março de 1950”, em duas vias, — uma capa mais conservada, outra remendada com durex, — o que evidencia a inutilidade da “data de capa” de um conjunto de plantas.

Locomotivas DH Krupp B-B

  • Classe: 0-4+4-0
    Fabricante: Krupp
    Data de fabricação: 1953
    Procedência: Alemanha
    Tipo: Diesel-hidráulica
    Nº de fabricação: 3086 a 3105
    Data de entrada em serviço: 29 Nov. 1953 a 28 Abr. 1954
    Motores: 2
    Tipo: MAN
    Potência por motor: 200 HP
    Potência total: 400 HP
    Nº de cilindros por motor: 6
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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

Desenho e medidas das locomotivas Krupp diesel-hidráulicas da EFS - Estrada de Ferro Sorocabana
Desenho e medidas das locomotivas Krupp diesel-hidráulicas da EFS - Estrada de Ferro Sorocabana
Estrada de Ferro Sorocabana
Minissaia | AS616 | DH Krupp | Ouro Branco | GMDH1 | Henschel 0-8-0 nº 71 a 78
Vagão prancha rebaixado | Guindaste GF-104L | Guindaste GF-110L | Grua | Desmontado
Restaurante série 800
Mapas: 1995 | 1984 | 1970 | 1954 || 1907: Ituana | Sorocabana || 1898
Estações:
1986: Pai Matias | Samaritá | São Vicente | Ana Costa | Estuário
Pedro Taques | Mongaguá | Vila Atlântica | Camburiú | Peruíbe
1982 | 1960 || Ituanas | Piquerobi | Presidente Epitácio
Ferreomodelismo:
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Vagão prancha rebaixado (II) | Vagão-cegonha
Locomotivas: desenhos, especificações, numeração
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