Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Locomotiva Krupp diesel-hidráulica, nº 3063 da antiga EFS - Estrada de Ferro Sorocabana
Locomotiva Krupp diesel-hidráulica, nº 3063 da antiga EFS - Estrada de Ferro Sorocabana

Ferrovias

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

   

EFS - Estrada de Ferro Sorocabana
Locomotivas Krupp diesel-hidráulicas


 
Flavio R. Cavalcanti - 15 Jul. 2013

Em 1988, as locomotivas Krupp diesel-hidráulicas da antiga EFS - Estrada de Ferro Sorocabana já estavam suficientemente esquecidas, ao ponto de o Arquivo da revista “Nossa Estrada” / fotógrafo / Assessoria de Comunicação Social escrever no verso da foto (acima), erradamente, “Whitcomb Dizel Eletrica”.

A planta das locomotivas Krupp diesel-hidráulicas também já não fazia parte dos conjuntos recebidos, naquela época, dos colaboradores da revista — que, por sua vez, também os tinham recebido de outros, que receberam de outros... — embora mantida uma velha capa, datada de “Março de 1950”.

Foi somente em 2010 que o amigo Jorge Hereth — incansável descobridor de antiquíssimos conjuntos de plantas de vagões, carros e locomotivas — disponibilizou fotos digitais de um conjunto da EFS - Estrada de Ferro Sorocabana, contendo o desenho e os dados das locomotivas Krupp diesel-hidráulicas.

E com a mesmíssima velha capa, datada de “Março de 1950”, em duas vias, — uma capa mais conservada, outra remendada com durex, — o que evidencia a inutilidade da “data de capa” de um conjunto de plantas.

Locomotivas DH Krupp B-B

  • Classe: 0-4+4-0
    Fabricante: Krupp
    Data de fabricação: 1953
    Procedência: Alemanha
    Tipo: Diesel-hidráulica
    Nº de fabricação: 3086 a 3105
    Data de entrada em serviço: 29 Nov. 1953 a 28 Abr. 1954
    Motores: 2
    Tipo: MAN
    Potência por motor: 200 HP
    Potência total: 400 HP
    Nº de cilindros por motor: 6
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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

Desenho e medidas das locomotivas Krupp diesel-hidráulicas da EFS - Estrada de Ferro Sorocabana
Desenho e medidas das locomotivas Krupp diesel-hidráulicas da EFS - Estrada de Ferro Sorocabana
Estrada de Ferro Sorocabana
Minissaia | AS616 | DH Krupp | Ouro Branco | GMDH1 | Henschel 0-8-0 nº 71 a 78
Vagão prancha rebaixado | Guindaste GF-104L | Guindaste GF-110L | Grua | Desmontado
Restaurante série 800
Mapas: 1995 | 1984 | 1970 | 1954 || 1907: Ituana | Sorocabana || 1898
Estações:
1986: Pai Matias | Samaritá | São Vicente | Ana Costa | Estuário
Pedro Taques | Mongaguá | Vila Atlântica | Camburiú | Peruíbe
1982 | 1960 || Ituanas | Piquerobi | Presidente Epitácio
Ferreomodelismo:
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Locomotivas: desenhos, especificações, numeração
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