Guindastes ferroviários no Brasil
GF-110L Fepasa no trapiche de
porto Presidente Epitácio
Relatórios internos da Fepasa - Ago. 1995; e Jul. 1996
Pesquisa e digitalização: Carlos E. Campanhã
A primeira foto (acima), consta do relatório de viagem a Presidente Epitácio, em Ago. 1995.
“Guindaste a vapor EFS – Estruturalmente muito bom, faltando componentes da caldeira, está em local de difícil acesso, porém sua remoção é possível com algum trabalho de via. A Prefeitura local manifesta interesse por esse, que é o único desse tipo remanescente”.
A segunda foto (abaixo), aparece em outro relatório de viagem, desta vez a Santos, em Jul. 1996, junto com as fotos do guindaste GF-104L. O texto é confuso.
Referindo-se à visita anterior (a Presidente Epitácio), parece indicar que a foto do guindaste ferroviário fixo sobre o trapiche tornou a ser incluído para lembrete:
“este e [sic] o tal o qual lhe falei que poderá ir para a praça de Presidente Epitácio, conforme a solicitação do sr. Prefeito e a professora Izabel, secretária da Cultura daquela cidade, anteriormente conforme nossa ida a P. Epitácio ela explicou que o guindaste que queremos dar a ela e [sic] muito grande, e esta [sic] desmontado, imagino que segundo o que ela me mostrou na foto e que reproduzi para seu conhecimento, este se prestara [sic] para o que ela quer, e nos [sic] tiraremos o que esta [sic] no trapixe do Rio sem problemas, pois eles ficarão satisfeitos, com o guindaste que se tornará monumento para nossa classe e ex EFS”.
Tudo nas duas fotos é igual.
A localização do guindaste, com o poste de luminárias que aparece na foto abaixo, pode ser conferida em outra foto
|