Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Automotriz A5 da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Automotriz A5 da Estrada de Ferro Campos do Jordão
EF Campos do Jordão
Horários | Percursos | Hospedagem
Como chegar
de São Paulo | do Rio de Janeiro

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Estrada de Ferro Campos do Jordão
Uma aventura na EFCJ - (II)

Marcos Roberto Ahorn
Centro-Oeste DC-3 — 20 Mai. 1990

Sábado, 31 Mar. 1990, lá foi a dupla foto-ferroviária novamente para Pindamonhangaba (DC-2/11 e capas), a ver se desta vez conseguíamos chegar a Campos de Jordão de trem.

Até Santo Antônio do Pinhal, já conhecíamos, mas a viagem foi melhor, porque a automotriz A2 possui janelas na divisória entre a cabine do maquinista e a dos passageiros, o que permite visão também para a frente.

Saímos de Santo Antônio às 11:30 h e, daí em diante, a paisagem foi se tornando cada vez mais bonita, com muitos pinheiros.

A subida puxada dá o que pensar — já imaginou o que era subir aquilo com uma vaporosa em dias úmidos? Haja pressão…

Dez minutos após Santo Antônio, passávamos pela parada Penápolis, quando a linha começou a apresentar costelas de vaca. Descarrilamos.

Está certo que faltava um descarrilamento em nossos currículos, mas precisava acontecer duas vezes na mesma linha? Felizmente, estávamos devagar, e longe de qualquer ribanceira. Desci da automotriz, tratei de vasculhar a região em volta e acabei fazendo amizade com o caseiro de um sítio, que nos deu castanhas e até mudas de uma árvore chamada “ahorn”.

A EFCJ arranjou um ônibus para nos levar a Campos do Jordão, onde chegamos por volta das 13:30 h. Tínhamos até as 17 h.

A linha férrea corta a cidade longitudinalmente, ladeada por duas vias principais, arborizadas com “ahorns”. Há várias passagens de nível, o que torna ainda mais agradável o passeio de trem aberto rebocado pela automotriz A3.

Há também bondes circulando nesta mesma linha, fazendo uma espécie de serviço de subúrbios. A cidade é muito bem cuidada, com muitas construções em estilo europeu, jardins e praças bem cuidadas, e gente tranquila por viver no melhor clima do mundo. Na verdade, as poucas horas de passeio convidam a uma nova visita, mais demorada.

É possível também subir de teleférico para o ponto mais alto da cidade, e desfrutar de uma belíssima paisagem. Na base inferior do teleférico, está uma pobre locomotiva elétrica Siemens nº 1953, rodagem 0-4-0, servindo de cabine de comando.

Na minha opinião, o trem aberto seria ainda mais atrativo se fosse tracionado por uma locomotiva desse tipo, ao invés de uma automotriz.

Nesse meio tempo, o pessoal conseguiu repor a automotriz A2 nos trilhos e foi com ela que retornamos a Pindamonhangaba. Saímos de Campos de Jordão às 17:45 h e fizemos a descida com o sol já se pondo. A viagem toda já valeria, apenas pelo retorno. A paisagem vista do Lageado, combinada com um crepúsculo magnífico, é de emocionar.

«» ª … •’ — “”
   

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

Acompanhe no FB

Estação da Estrada de Ferro Campos do Jordão em Pindamonhangaba
Estação da Estrada de Ferro Campos do Jordão em Pindamonhangaba
EF Campos do Jordão
Horários | Percursos | Hospedagem
Como chegar
de São Paulo | do Rio de Janeiro
—|—
Estações | Frota | Folhetos dos anos 90 | Reativação: 1986
Siemens | Aventura em 1990 (I) | Aventura em 1990 (II) | A outra ponta da EFCJ
Mapa 1984 | Estações 1982 | Mapa 1970 | Estações 1960 | Mapa 1954
Abertura dos trilhos
Bondes
Corcovado | EFCJ | Ramal do Prata | Fazenda dos Ingleses
História do transporte urbano no Brasil | The tramways of Brazil | Tudo é passageiro
Passeios turísticos e Trens de passageiros
Vitória - Belo Horizonte | São Luís - Parauapebas
Trem do Corcovado | São João del Rei | Ouro Preto - Mariana
Campos do Jordão | Trem das Águas | Trem da Mantiqueira
Trem das Termas | Montanhas Capixabas | Ubajara

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade