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Estrada de Ferro Campos do Jordão
Uma aventura na EFCJ - (II)


 
Marcos Roberto Ahorn
Centro-Oeste DC-3 — 20 Mai. 1990

Sábado, 31 Mar. 1990, lá foi a dupla foto-ferroviária novamente para Pindamonhangaba (DC-2/11 e capas), a ver se desta vez conseguíamos chegar a Campos de Jordão de trem.

Até Santo Antônio do Pinhal, já conhecíamos, mas a viagem foi melhor, porque a automotriz A2 possui janelas na divisória entre a cabine do maquinista e a dos passageiros, o que permite visão também para a frente.

Saímos de Santo Antônio às 11:30 h e, daí em diante, a paisagem foi se tornando cada vez mais bonita, com muitos pinheiros.

A subida puxada dá o que pensar — já imaginou o que era subir aquilo com uma vaporosa em dias úmidos? Haja pressão…

Dez minutos após Santo Antônio, passávamos pela parada Penápolis, quando a linha começou a apresentar costelas de vaca. Descarrilamos.

Está certo que faltava um descarrilamento em nossos currículos, mas precisava acontecer duas vezes na mesma linha? Felizmente, estávamos devagar, e longe de qualquer ribanceira. Desci da automotriz, tratei de vasculhar a região em volta e acabei fazendo amizade com o caseiro de um sítio, que nos deu castanhas e até mudas de uma árvore chamada “ahorn”.

A EFCJ arranjou um ônibus para nos levar a Campos do Jordão, onde chegamos por volta das 13:30 h. Tínhamos até as 17 h.

A linha férrea corta a cidade longitudinalmente, ladeada por duas vias principais, arborizadas com “ahorns”. Há várias passagens de nível, o que torna ainda mais agradável o passeio de trem aberto rebocado pela automotriz A3.

Há também bondes circulando nesta mesma linha, fazendo uma espécie de serviço de subúrbios. A cidade é muito bem cuidada, com muitas construções em estilo europeu, jardins e praças bem cuidadas, e gente tranquila por viver no melhor clima do mundo. Na verdade, as poucas horas de passeio convidam a uma nova visita, mais demorada.

É possível também subir de teleférico para o ponto mais alto da cidade, e desfrutar de uma belíssima paisagem. Na base inferior do teleférico, está uma pobre locomotiva elétrica Siemens nº 1953, rodagem 0-4-0, servindo de cabine de comando.

Na minha opinião, o trem aberto seria ainda mais atrativo se fosse tracionado por uma locomotiva desse tipo, ao invés de uma automotriz.

Nesse meio tempo, o pessoal conseguiu repor a automotriz A2 nos trilhos e foi com ela que retornamos a Pindamonhangaba. Saímos de Campos de Jordão às 17:45 h e fizemos a descida com o sol já se pondo. A viagem toda já valeria, apenas pelo retorno. A paisagem vista do Lageado, combinada com um crepúsculo magnífico, é de emocionar.

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