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Empresa suíça vende maior locomotiva do mundo ao Brasil

swissinfoportuguese
Publicado em 17 Jun. 2013

Pesadas como....elefantes: elas são as maiores locomotivas do mundo. A empresa suíça Stadler Rail recebeu a encomenda de construir sete dessas super-locomotivas no espaço de um ano e meio para serem empregadas no transporte de mercadorias entre o porto de Santos e São Paulo, a maior metrópole do Brasil. Cada uma delas custa 8,5 milhões de francos, o que levou os brasileiros a apelidarem elas de "Rolex".

 
     
Planta lateral das novas locomotivas para cremalheira da MRS Logística, divulgada pela Stadler
Planta lateral das novas locomotivas para cremalheira da MRS Logística, divulgada pela Stadler

Ferreofotos

• Viagem no trem Barrinha em 1994 (vídeo) - 30 Mar. 2015

• Locomotiva BB45-2 nº 887 EFVM - 19 Mar. 2015

• Locomotiva BB40-9WM nº 1157 EFVM - 7 Fev. 2015

• Locomotiva “Velha Senhora” nº 353 da EFCB - 22 Dez. 2014

• Cabine de sinalização da Sorocabana em Boituva - 22 Dez. 2014

• Cabine de sinalização da EFCB em Cruzeiro - 21 Dez. 2014

• Cabine de sinalização da CPEF em Jaú - 20 Dez. 2014

• A primeira estação ferroviária de Santa Maria (RS) - 3 Nov. 2014

• Locomotivas B12 na SR6 RFFSA - 2 Nov. 2014

• MX620 nº 2702 na nova pintura Ferroeste - 15 Out. 2014

  

Ferrovias

• Para uma história do trem Barrinha - 30 Mar. 2015

• Estações da CPEF em 1960 - 13 Jan. 2015

• AMVs produzidos no Brasil pela Jaraguá - 27 Dez. 2014

• Produção de vagões e locomotivas no Brasil - 1971-2014 - 27 Dez. 2014

• Cabine de sinalização da EFVM em Governador Valadares - 21 Dez. 2014

• Cabine nº 3 da Central do Brasil - Engenho Novo - 19 Dez. 2014

• Pátio da Ferrovia Norte-Sul em Anápolis - 12 Dez. 2014

• Cronologia dos trechos do tronco ferroviário sul (TPS) - 6 Dez. 2014

• Viagem de inspeção ao eixo ferroviário São Paulo - Porto Alegre em 1981 - 6 Dez. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Reestruturação da Valec - Lei 11.772, de 17 Set. 2008

• Valec excluída do Programa Nacional de Desestatização (PND) - Decreto 7.267, de 19 ago. 2010

  

Ferreomodelismo

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palitos de fósforo - 17 Dez. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

• Confecção de containers - 31 Ago. 2013

   

Locomotivas elétricas - MRS Logística
As locomotivas cremalheira Stadler


 
Stadler / MRS Logística

Technical features

• Unique design of rack bogies with 4 traction motors each (2 for the rack pinions, 2 for the adhesion axles)
• High power traction equipment with water cooled ABB-IGBT-traction-converters
• High redundancy in the whole traction equipment
• Selectron vehicle control system with train bus and diagnosis computer
• Multiple traction for up to two locomotives
• Heavy and robust vehicle body of steel construction
• Standardized AAR-couplers and adhesion brake system
• Rack system: ABT, three laminas of 60mm width each
• Maximum gradient: 104 ‰
• Air-conditioned driver compartment

Vehicle data
Customer MRS Logistica S.A. Brazil
Line operated Paranapiacaba – Raiz da Serra
Gauge 1‘600 mm
Designation He 4/4
Catenary supply voltage 3‘000 VDC
Axle arrangement Bozz‘ Bozz‘
Number of vehicles 7
Service start-up 2013
Overall length 18‘720 mm
Vehicle width 3‘200 mm
Vehicle height 4‘600 mm
Tare weight 110 t
Bogie wheelbase 4‘800 mm
Wheel diameter (new) 1‘069 mm
Maximum power at wheel 5‘000 kW
Starting tractive power 700 kN
Maximum speed uphill 30 km/h
downhill 25 km/h

Electric Rack and Adhesion Locomotive for MRS Logistica S.A., Brazil

The railway line from Sao Paulo down to the port of Santos has a nearly 10km long part with rack drive. The great part of good trains operating there are iron ore trains. The new locomotives will be able to haul 50% more load than the existing old locomotives at higher speeds. Two new locomotives in multiple traction can haul a 750to good train on the 104‰ ramp, using a strong triple rack bar system.The especially designed new locomotives will have the enormous power of 5 MW at 3kVDC catenary tension. They will be able to recuperate the produced energy while braking down the heavy trains. The rack gears and braking systems are built in a brand new design and are unique in the world.The modern electronic control and diagnosis system will allow a great benefit in maintenance and energy saving.

www.stadlerrail.com


Fato relevante

A MRS LOGÍSTICA S/A, em observância à Instrução CVM nº 358, de 03/01/02, comunica que está desenvolvendo um projeto de substituição das locomotivas que operam no Sistema Cremalheira, localizado na Serra do Mar, entre São Paulo e Santos, com o objetivo de apoiar o crescimento do volume e aumentar a confiabilidade do transporte nos próximos anos. O valor investido na primeira fase do projeto está estimado em R$ 130 milhões, sendo que, atualmente, as locomotivas ainda estão em fase de detalhamento de projeto, com previsão de chegarem ao Brasil somente a partir do final de 2012.

A perspectiva é que a compra das novas locomotivas suporte o crescimento da produção estimado para este trecho, passando de 500 toneladas para 750 toneladas por viagem. A atual operação na Serra do Mar, que dá acesso ao Porto de Santos, transporta cerca de 7,5 milhões de toneladas por ano. Com a 1ª fase da modernização do sistema, a capacidade passará, nos próximos sete anos, a 24 milhões de toneladas anuais (somadas as capacidades de subida e descida).

Está ainda em estudo a possibilidade de realização de uma 2ª fase de investimentos que poderia elevar a capacidade do sistema para até 56 milhões de toneladas (somadas as capacidades de subida e descida). A realização desta 2ª fase dependerá da avaliação dos possíveis cenários de demanda futura.

Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2010

Henrique Aché Pillar
Diretor Financeiro, de Desenvolvimento e de Relações com os Investidores

MRS LOGÍSTICA S/A
CNPJ/MF nº 01.417.222/0001-77
NIRE nº 33.300.163.565
Sociedade Anônima de Capital Aberto
Registro CVM nº 01794-9

   

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
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Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

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Trem dos Inconfidentes

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Expresso da Mantiqueira
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Plataforma de embarque: 1995

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Ferreoclipping

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

Ferrovia Norte-Sul inaugura “Open access” no Brasil - 5 Mar. 2015

Novos pontos de venda de passagens do trem Vitória a Minas - 3 Mar. 2015

Metrô de Salvador entra em operação experimental - 11 Jun. 2014

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