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Planta lateral das novas locomotivas para cremalheira da MRS Logística, divulgada pela Stadler
Planta lateral das novas locomotivas para cremalheira da MRS Logística, divulgada pela Stadler

Ferrovias

• Cronologia, cidades e pátios da Ferrovia Norte-Sul - 24 Mai. 2014

• Trem das Termas - 17 Mai. 2014

• A reativação da EFMM em 1981 - 7 Abr. 2014

• A fábrica de locomotivas Villares- 6 Abr. 2014

• Locomotivas GMSA GT18MC e GT26MC Spoornet Tração - 7 Mar. 2014

• Antigos carros de madeira EFVM: AD - Administração | AI - Inquérito | AP - Pagador | AR - Restaurante Administração | ESF - Correio Bagagem Condutor | B - Primeira Classe | BR - Primeira Classe Buffet | BC - Primeira e Segunda Classe | C - Segunda Classe | R - Restaurante - 14 Fev. 2014

 • Estações ferroviárias da Linha do Centro - SR3 RFFSA em 1982 - 12 Fev. 2014

  

Bibliografia

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

• Viagem pitoresca e histórica ao Brasil - Jean Baptiste Debret - 15 Mai 2013

• Mad Maria - Marcio Souza - 2 Abr 2013

• Estrada de Ferro do Corcovado: 100 anos de eletrificação - Memória da Eletricidade - 22 Mar 2013

• Corcovado: a conquista da montanha de Deus - 16 Mar 2013

• Reconstrução da Estrada de Ferro do Corcovado - EFC - 6 Mar 2013

• Machado de Assis e a Administração Pública Federal - 16 Set. 2012

• O ciclo revolucionário do Ministério da Viação - 16 Set. 2012

  

Ferreomodelismo

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferreoclipping

Metrô de Salvador entra em operação experimental - 11 Jun. 2014

Trem Vitória - Belo Horizonte volta a circular - 2 Jan. 2014

Trem Vitória - Belo Horizonte oferece desconto de 20% nas Festas, Férias e Carnaval - 5 Nov. 2013

“Trens do Brasil” - série de reportagens da TV Record - 22 Jul. 2013

   

Locomotivas elétricas - MRS Logística
As locomotivas cremalheira Stadler


 
Stadler / MRS Logística

Technical features

• Unique design of rack bogies with 4 traction motors each (2 for the rack pinions, 2 for the adhesion axles)
• High power traction equipment with water cooled ABB-IGBT-traction-converters
• High redundancy in the whole traction equipment
• Selectron vehicle control system with train bus and diagnosis computer
• Multiple traction for up to two locomotives
• Heavy and robust vehicle body of steel construction
• Standardized AAR-couplers and adhesion brake system
• Rack system: ABT, three laminas of 60mm width each
• Maximum gradient: 104 ‰
• Air-conditioned driver compartment

Vehicle data
Customer MRS Logistica S.A. Brazil
Line operated Paranapiacaba – Raiz da Serra
Gauge 1‘600 mm
Designation He 4/4
Catenary supply voltage 3‘000 VDC
Axle arrangement Bozz‘ Bozz‘
Number of vehicles 7
Service start-up 2013
Overall length 18‘720 mm
Vehicle width 3‘200 mm
Vehicle height 4‘600 mm
Tare weight 110 t
Bogie wheelbase 4‘800 mm
Wheel diameter (new) 1‘069 mm
Maximum power at wheel 5‘000 kW
Starting tractive power 700 kN
Maximum speed uphill 30 km/h
downhill 25 km/h

Electric Rack and Adhesion Locomotive for MRS Logistica S.A., Brazil

The railway line from Sao Paulo down to the port of Santos has a nearly 10km long part with rack drive. The great part of good trains operating there are iron ore trains. The new locomotives will be able to haul 50% more load than the existing old locomotives at higher speeds. Two new locomotives in multiple traction can haul a 750to good train on the 104‰ ramp, using a strong triple rack bar system.The especially designed new locomotives will have the enormous power of 5 MW at 3kVDC catenary tension. They will be able to recuperate the produced energy while braking down the heavy trains. The rack gears and braking systems are built in a brand new design and are unique in the world.The modern electronic control and diagnosis system will allow a great benefit in maintenance and energy saving.

www.stadlerrail.com


Fato relevante

A MRS LOGÍSTICA S/A, em observância à Instrução CVM nº 358, de 03/01/02, comunica que está desenvolvendo um projeto de substituição das locomotivas que operam no Sistema Cremalheira, localizado na Serra do Mar, entre São Paulo e Santos, com o objetivo de apoiar o crescimento do volume e aumentar a confiabilidade do transporte nos próximos anos. O valor investido na primeira fase do projeto está estimado em R$ 130 milhões, sendo que, atualmente, as locomotivas ainda estão em fase de detalhamento de projeto, com previsão de chegarem ao Brasil somente a partir do final de 2012.

A perspectiva é que a compra das novas locomotivas suporte o crescimento da produção estimado para este trecho, passando de 500 toneladas para 750 toneladas por viagem. A atual operação na Serra do Mar, que dá acesso ao Porto de Santos, transporta cerca de 7,5 milhões de toneladas por ano. Com a 1ª fase da modernização do sistema, a capacidade passará, nos próximos sete anos, a 24 milhões de toneladas anuais (somadas as capacidades de subida e descida).

Está ainda em estudo a possibilidade de realização de uma 2ª fase de investimentos que poderia elevar a capacidade do sistema para até 56 milhões de toneladas (somadas as capacidades de subida e descida). A realização desta 2ª fase dependerá da avaliação dos possíveis cenários de demanda futura.

Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2010

Henrique Aché Pillar
Diretor Financeiro, de Desenvolvimento e de Relações com os Investidores

MRS LOGÍSTICA S/A
CNPJ/MF nº 01.417.222/0001-77
NIRE nº 33.300.163.565
Sociedade Anônima de Capital Aberto
Registro CVM nº 01794-9

   
  

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