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Empresa suíça vende maior locomotiva do mundo ao Brasil

swissinfoportuguese
Publicado em 17 Jun. 2013

Pesadas como....elefantes: elas são as maiores locomotivas do mundo. A empresa suíça Stadler Rail recebeu a encomenda de construir sete dessas super-locomotivas no espaço de um ano e meio para serem empregadas no transporte de mercadorias entre o porto de Santos e São Paulo, a maior metrópole do Brasil. Cada uma delas custa 8,5 milhões de francos, o que levou os brasileiros a apelidarem elas de "Rolex".

 
     
Planta lateral das novas locomotivas para cremalheira da MRS Logística, divulgada pela Stadler
Planta lateral das novas locomotivas para cremalheira da MRS Logística, divulgada pela Stadler

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

• Pátios do Subsistema Ferroviário Federal (2015) - 6 Dez. 2015

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Ferreomodelismo

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em palitos de fósforo - 17 Dez. 2014

   

Locomotivas elétricas - MRS Logística
As locomotivas cremalheira Stadler


 
Stadler / MRS Logística

Technical features

• Unique design of rack bogies with 4 traction motors each (2 for the rack pinions, 2 for the adhesion axles)
• High power traction equipment with water cooled ABB-IGBT-traction-converters
• High redundancy in the whole traction equipment
• Selectron vehicle control system with train bus and diagnosis computer
• Multiple traction for up to two locomotives
• Heavy and robust vehicle body of steel construction
• Standardized AAR-couplers and adhesion brake system
• Rack system: ABT, three laminas of 60mm width each
• Maximum gradient: 104 ‰
• Air-conditioned driver compartment

Vehicle data
Customer MRS Logistica S.A. Brazil
Line operated Paranapiacaba – Raiz da Serra
Gauge 1‘600 mm
Designation He 4/4
Catenary supply voltage 3‘000 VDC
Axle arrangement Bozz‘ Bozz‘
Number of vehicles 7
Service start-up 2013
Overall length 18‘720 mm
Vehicle width 3‘200 mm
Vehicle height 4‘600 mm
Tare weight 110 t
Bogie wheelbase 4‘800 mm
Wheel diameter (new) 1‘069 mm
Maximum power at wheel 5‘000 kW
Starting tractive power 700 kN
Maximum speed uphill 30 km/h
downhill 25 km/h

Electric Rack and Adhesion Locomotive for MRS Logistica S.A., Brazil

The railway line from Sao Paulo down to the port of Santos has a nearly 10km long part with rack drive. The great part of good trains operating there are iron ore trains. The new locomotives will be able to haul 50% more load than the existing old locomotives at higher speeds. Two new locomotives in multiple traction can haul a 750to good train on the 104‰ ramp, using a strong triple rack bar system.The especially designed new locomotives will have the enormous power of 5 MW at 3kVDC catenary tension. They will be able to recuperate the produced energy while braking down the heavy trains. The rack gears and braking systems are built in a brand new design and are unique in the world.The modern electronic control and diagnosis system will allow a great benefit in maintenance and energy saving.

www.stadlerrail.com


Fato relevante

A MRS LOGÍSTICA S/A, em observância à Instrução CVM nº 358, de 03/01/02, comunica que está desenvolvendo um projeto de substituição das locomotivas que operam no Sistema Cremalheira, localizado na Serra do Mar, entre São Paulo e Santos, com o objetivo de apoiar o crescimento do volume e aumentar a confiabilidade do transporte nos próximos anos. O valor investido na primeira fase do projeto está estimado em R$ 130 milhões, sendo que, atualmente, as locomotivas ainda estão em fase de detalhamento de projeto, com previsão de chegarem ao Brasil somente a partir do final de 2012.

A perspectiva é que a compra das novas locomotivas suporte o crescimento da produção estimado para este trecho, passando de 500 toneladas para 750 toneladas por viagem. A atual operação na Serra do Mar, que dá acesso ao Porto de Santos, transporta cerca de 7,5 milhões de toneladas por ano. Com a 1ª fase da modernização do sistema, a capacidade passará, nos próximos sete anos, a 24 milhões de toneladas anuais (somadas as capacidades de subida e descida).

Está ainda em estudo a possibilidade de realização de uma 2ª fase de investimentos que poderia elevar a capacidade do sistema para até 56 milhões de toneladas (somadas as capacidades de subida e descida). A realização desta 2ª fase dependerá da avaliação dos possíveis cenários de demanda futura.

Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2010

Henrique Aché Pillar
Diretor Financeiro, de Desenvolvimento e de Relações com os Investidores

MRS LOGÍSTICA S/A
CNPJ/MF nº 01.417.222/0001-77
NIRE nº 33.300.163.565
Sociedade Anônima de Capital Aberto
Registro CVM nº 01794-9

   

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

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