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Desenho, medidas, numeração e características das locomotivas Brooks do serviço de subúrbios da Estrada de Ferro Central do Brasil
Planta das locomotivas Brooks do serviço de subúrbios da Estrada de Ferro Central do Brasil

Ferrovias

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

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• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

   

EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil
Locomotiva Brooks "suburbana"
Bitola 1,600 metro
Desenho e características


 
Pesquisa: Gilberto Cesar Coiahy Rocha, 19~28 Dez. 2010
Locomotiva Brooks "suburbana"
Foto | Desenho

Esta é a "Treze de Maio", de 1894, nº de fabricação 2455, rodagem 2-6-6T, de um lote de 25 locomotivas que foram trazidas especificamente para o subúrbio do Rio. Foram fabricadas em 1894 e 1895.

Receberam inicialmente a numeração de 200 a 224. Em 1907, numa das grandes reclassificações de máquinas da EFCB, passaram a ser as de número 400 a 424, assim ficando até a baixa nos anos 50/60. Algumas foram baixadas talvez por avaria ou acidente.

Sua principal característica é que originalmente eram máquinas plenamente bidirecionais, sem tender separado, possuindo no lado "B" (traseira) um pequeno local para o carvão e a água, estrutura essa fazendo as vezes do tender e suportada pelas rodas portantes (6, 3 eixos).

Como pode ser visto na foto, na traseira tinha também farol na parte superior do "tender" e limpa-trilhos (caprichando um pouco na olhada dá para ver).

Então sua classificação correta era 2-6-6T, mas não sei quando nem porque foram alteradas para 2-6-0, com a retirada dessas estruturas traseiras e acréscimo de tenders normais, virando simples "Moguls".

Já em 1907 na primeira grande renumeração da Central constavam nessa configuração.

Aqui coloco uma SUPOSIÇÃO MINHA (se estiver errado me corrijam) de que talvez na configuração original tivessem pouca autonomia por causa do pequeno espaço para carvão (só usava do bom, Cardiff) e água.

O único problema mais sério dessa frota foi a de nº 417, baixada já em 1907, mantendo a média de vida útil de aproximadamente 50 anos de trabalho das melhores máquinas da EFCB.

A Brooks em 1901 foi uma das formadoras da ALCO e continuou a fabricar excelentes locomotivas, dentro da Central mesmo temos outros exemplos, mas isto já é outra história...

Fontes:

  • Roster EFCB Reg Carter Abril 2000
  • Internet
Locomotiva Brooks "suburbana"
Foto | Desenho
Locomotivas a vapor EFCB
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