Em 16 de fevereiro de 2002, de passagem pelo Rio de Janeiro, tirei algumas fotos dos diversos tipos de Trens-Unidade Elétricos (TUEs)
em operação no sistema ferroviário de subúrbios.
A empresa "SuperVia" (http://www.supervia.com.br/), sucessora da Flumitrens (que
sucedeu a CBTU), possuía os seguintes tipos de Trens-Unidade, classificados conforme a numeração dos carros:
Série 400 trens de fabricação GE, montados pela FNV, Cobrasma
e Santa Matilde;
Série 500 trens de fabricação Nippon-Sharyo/Hitachi;
Série 1000 que são os antigos trens-unidade
Série 200 da década de 1950, montados pela FNV, Cobrasma e Santa Matilde, reformados na década de 1990 para a Flumitrens;
Série 8000 antigos trens Série
800, de fabricação Santa Matilde, reformados; e
Os carros com prefixo "E" são os carros motorizados, enquanto o prefixo "ER" designa os
reboques (carros sem tração própria).
Anotei as numerações de algumas composições ferroviárias (apesar de alguns números estarem apagados) e observei que determinados
trens eram formados por unidades "Série 900" misturadas com carros já reformados ("Série 9000").
Os antigos trens Série 100, fabricados na década de 1930, não sofreram reforma e
não se encontram mais em operação.