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Trem formado com carros das séries 9000 e 900: — Trem E 945 - ER 945 - ER 1945 - E 1945 - E 944 - ER 944 - ER 9004 - E 9004 na estação D. Pedro II
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Estrada de Ferro Central do Brasil
«Subúrbios da Central»

Flavio R. Cavalcanti - Set. 2009

Os chamados «Subúrbios da Central» começaram a ser habitáveis — e habitados — a partir do assentamento dos trilhos e entrada em operação da Companhia de Estrada de Ferro de Dom Pedro II (EFDPII), em meados do século XIX, permitindo a primeira grande expansão urbana (ou suburbana) do Rio de Janeiro e do Brasil. Com a República e a mudança de nome da ferrovia para Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), passaram a ser conhecidos como «Subúrbios da Central», designando tanto os novos bairros do antigo Distrito Federal (ex-"Município da Côrte"), quanto os municípios próximos (no Estado do Rio) servidos pelo trem, e o próprio sistema de transporte urbano sobre trilhos.

Após a incorporação da Central do Brasil na Rede Ferroviária Federal (RFFSA, 1957), os "Subúrbios" — tanto da Central do Brasil quanto da Leopoldina — foram gradualmente reagrupados sob administração à parte, até que a Divisão Especial Subúrbios do Grande Rio passou a integrar a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) — depois desmembrada nas unidades de vários pontos do país, com transferência da malha do Rio (547 km) para o governo estadual, em Dezembro de 1994. Passou, então, a ser operada pela Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens), estadual.

A concessão do transporte ferroviário de passageiros na região metropolitana do Rio de Janeiro foi parcialmente leiloada pelo governo estadual em 15 de julho de 1998, e arrematada pelo "Consórcio Bolsa 2000". A Rio Trens Concessionária de Transporte Ferroviário S.A. foi a empresa concessionária criada pelo "Consórcio Bolsa 2000" para operar o sistema ferroviário de passageiros, alterando depois sua razão social para SuperVia Concessionária de Transporte Ferroviário S.A.

A concessão, iniciada em novembro de 1998, tinha um prazo de 25 anos, prorrogável por igual período. Em 1º Dez. 1998 a SuperVia assumiu a operação dos trens urbanos de passageiros nos 11 municípios do Grande Rio.

Em 14 Set. 2009, o site da SuperVia (atualizado em Agosto) indicava uma frota operacional de 159 Trens-Unidade Elétricos, totalizando 525 carros — dos quais, 36 trens (novos ou reformados) com ar condicionado. A extensão da malha ferroviária era de 225 km de trilhos, operando das 3h47 à 0h48 com 716 "trens" diários (viagens).

Em 2008, os trens da SuperVia transportaram 128 milhões de passageiros (119 milhões pagantes). Um recorde de passageiros transportados registrou-se no dia 8 Abr. 2009, com 520 mil (490 mil pagantes). A capacidade era "estimada" em 1 milhão de passageiros / dia. O trecho de maior demanda é o Ramal Japeri, com a média de 200 mil passageiros diários.

Outra parte da malha, cuja concessão de não foi privatizada, é operada pela Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística ("Central"), operando atualmente cerca de 52 km de vias férreas, com 35 estações e paradas (dados da Wikipedia).

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Série 100 | Série 400 | Série 500 | Série 700 | Série 800 | Série 8000 | Série 900 | Série 9000 | Séries 900 / 9000 | Série 1000
Os trens de subúrbios do Rio de Janeiro
Belle Époque | Os 50 anos da eletrificação 1937-1987 | Exposição de Motivos 1934 | SuperVia 2002
Mapas: 1987 | 1984 | 1970 | 1965 | Eletrificação | Trem Barrinha | Trem-ônibus
Os 50 anos da eletrificação dos trens de subúrbios do Rio de Janeiro
Trens da Série 100: Em Liverpool | No porto do Rio | Motor | 1ª Classe
Trem da Série 500 | Trem da Série 700 Mafersa | Trem da Série 900 Cobrasma | Trem da Série 400 modernizado
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