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Ao descrever o auge da tração a vapor na Central do Brasil, entre 1930 e 1940, Eduardo Coelho e João Bosco Setti indicam que os principais trens expressos e noturnos de passageiros eram tracionados pelas locomotivas Pacific, divididas mais ou menos igualmente entre a Linha do Centro e o Ramal de São Paulo, Alco e Baldwin adquiridas entre 1910 e 1920, acrescidas em 1926 das Linke Hofmann; e em 1927 das Baldwin de 3 cilindros da série 350 a 369. Enfim, em 1937, mais uma foi construída no Depósito do Norte (Roosevelt), a partir de peças de reposição e de uma caldeira Alco de reserva. «A racionalização dos serviços de tração no final da década de 30 concentrou as de 3 cilindos no Ramal de São Paulo e as demais na Linha do Centro» [Coelho e Setti: A era diesel na EFCB p. 1-12].
Já no final do processo de dieselização, «a chegada das locomotivas U6B deu o golpe de misericórdia na tração a vapor da bitola larga, permitindo atender ao grande número de trens do Departamento de Via Permanente usados nas extensas obras do Ramal de São Paulo. Em 1969 foram baixadas e sucateadas as últimas 9 locomotivas tipo Pacific de 3 cilindros em Cachoeira Paulista, salvando-se a de número 353 para preservação histórica» [Coelho e Setti: A era diesel na EFCB p. 108].
Atualmente encontra-se preservada a locomotiva nº 353, aos cuidados da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF.
Embaixo - Foto da locomotiva EFCB nº 352, Baldwin nº 59725, com defletores.
No final - Planta das locomotivas 4-6-2 Pacific a vapor superaquecido, três cilindros, construídas pela Baldwin e colocadas em serviço na EFCB em 1927 com a numeração de 350 a 369.
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