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Locomotiva a vapor 2-2-2 Baronesa vista de perfil
Locomotiva a vapor 2-2-2 “Baronesa” vista de perfil

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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

EFDPII - Estrada de Ferro D. Pedro II
EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil
Locomotiva nº 1 - Baronesa


 
Flavio R. Cavalcanti - Out. 2013

O adjetivo “histórico” após a indicação de “nº 1” ressalva que não se trata, propriamente, da primeira locomotiva da antiga EFDPII — renomeada EFCB no início da República.

Na verdade, a “Baronesa” jamais operou comercialmente na ferrovia estatal. Desativada na década de 1870, quanto a antiga Estrada de Ferro de Mauá adotou a bitola métrica, foi oferecida em 1884 ao governo imperial, que determinou sua preservação e conservação pela EFDPII como monumento vivo da história ferroviária do Brasil.

Este encargo continuou com a EFCB na República e, mais tarde, com a RFFSA “Central”.

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Planta da locomotiva “Baronesa” na EFCB - Central do Brasil
Planta da locomotiva “Baronesa” na EFCB - Central do Brasil
   

Ferrovias

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Rotunda de S. João del Rei - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

Desenho e medidas da locomotiva “Baronesa” na planta da EFCB - Central do Brasil
Desenho e medidas da locomotiva “Baronesa” na planta da EFCB - Central do Brasil
Características da locomotiva “Baronesa” na planta da EFCB - Central do Brasil
Características da locomotiva “Baronesa” na planta da EFCB - Central do Brasil
Locomotiva nº 1 “Baronesa”
Memória Histórica | Planta EFCB | Planta EFCB-RFFSA | Av. Rio Branco, 1934 | “Manchester”
Locomotivas a vapor EFCB
Baronesa | 5 a 8 | 263 | 370 | 350 a 369 | 400 a 423
Estrada de Ferro Mauá
“Baronesa” | Barca | Aproximação do porto | “Manchester”
1965 | 1954 | 1944 | 1924 | 1907| 1898
EFCB / SR-3 RFFSA
Carros Budd | Trem de Prata | Os carros de aço do Cruzeiro do Sul
Expresso Pai da Aviação | Trem Xangai | Expresso da Mantiqueira
Trem Húngaro | Rodotrem Rio-SP | As litorinas Fiat
Locomotivas SR-3 / EFCB | S1 | FA1 | AS616 | Cafona | U5B | SD18 | SD40-2 | U23C (Variações) | U23CA
Substituição de vagões pela MRS - 2011: Portaria nº 89 | Anexo I - Vagões substituídos | Anexo II - Vagões substitutos
Vídeo-documento: O último Trem do Sertão | Vídeo-evocação: Trem do Sertão | Trem de Pirapora
Estações em 1960 | Abertura dos trechos até 1944 | Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
1907: EF Central do Brasil | EF de S. Paulo a Cachoeira | EF do Rio do Ouro | Linha Auxiliar | EF do Bananal
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Prolongamento da Central do Brasil
1908: A ponte projetada | 1922: A ponte inaugurada | Dutra | 1955: Rumo a Brasília
Locomotivas a vapor
Como funciona a locomotiva a vapor | Detalhamento de uma Mikado
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