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Ainda no Império, em 18 Fev. 1884, Afonso Pena, então ministro da Agricultura, determinou que a Estrada de Ferro D. Pedro II recebesse e depositasse nas oficinas do Engenho de Dentro, para conservação, “a primeira locomotiva que serviu na Estrada de Ferro de Mauá” [p. 307].
Segundo o aviso, a locomotiva acabava de ser oferecida ao governo imperial pela Companhia da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará:
A locomotiva que inaugurou no Brasil a ferrrovia e que está representada à pág. 9 (chamada Baronesa) foi recolhida às oficinas do Engenho de Dentro, em virtude do aviso-gabinete de 18 de Fevereiro à Diretoria da Estrada, concebido nos seguintes termos:
«Haja V. Mcê. de providenciar que nessa estrada de ferro seja recebida e depositada nas oficinas do Engenho de Dentro, a fim de ser ali conservada, a primeira locomotiva que serviu na Estrada de Ferro de Mauá, que foi também a primeira inaugurada no Império, a qual locomotiva acaba de ser oferecida ao governo imperial pela Companhia da Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará.
Deus guarde V. Mcê.
Afonso A. M. Pena»
Acima: Locomotiva "Baronesa", considerada a primeira a rodar oficialmente numa ferrovia brasileira [pág. 9].
Abaixo: A locomotiva "Baronesa" sobre um vagão na estação Pedro II, no desfile comemorativo dos 400 anos do descobrimento [p. 498],
Locomotiva Baronesa
Igreja de Sant'Ana
A primeira estação do Campo
Estação Corte em 1870
Estação Desengano
Estação Entre-Rios
Estação Porto Novo do Cunha
Estação Saudade
Estação Comércio
Estação Miguel Burnier
Estação Ouro Preto
Estação Cachoeira
Estação Cruzeiro
Estação Juiz de Fora
Estação Surubi
Estação Lafaiete
Estação Sítio
Estação Gamboa
Estação São Francisco Xavier
Estação General Carneiro
Estação Minas
Estação Belém
Estação Rodeio
Ponte Paraíso
Ponte de Cachoeira
Monumento em Entre-Rios
Túnel Grande
Túnel nº 1
Edifício da Tração de São Diogo
Oficinas do Engenho de Dentro
Pedreira São Diogo
Estações em 1960
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