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A locomotiva Baronesa desfilando na Avenida Rio Branco, cercada pela população, em 1934
A locomotiva Baronesa desfilando na Avenida Rio Branco, cercada pela população, em 1934

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

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Locomotivas a vapor
A Baronesa na Avenida Rio Branco


 
Benício Guimarães
Centro-Oeste nº 85 — 1º Dez. 1993

O primeiro trem a circular no Brasil, em 30 de Abril de 1854, com a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis — depois Mauá — foi tracionado por uma locomotiva inglesa construída por William Fairbain & Sons, em 1852, que recebeu o nome de "Baronesa" em homenagem a Maria Joaquina Machado de Souza, esposa do Barão de Mauá, construtor da ferrovia.

Hoje preservada como patrimônio histórico nacional, a velha locomotiva — depois de aposentada — já desfilou em São Paulo, foi uma das atrações do quarto centenário do descobrimento do Brasil em 1900 no Rio, e em 1934 foi alvo de aclamações populares em plena Avenida Rio Branco, quando circulou sobre trilhos desde a Praça Mauá até o Obelisco, no Monroe, seguindo dali para o recinto da Feira de Amostras onde ficou exposta.

Comemorava-se também, na época, o 80º aniversário da introdução dos serviços ferroviários no Brasil.

Na sua edição de 10 de Agosto de 1934, o Diário de Notícias informava: — "A veterana locomotiva deixará hoje, às 10 horas, as Oficinas do Engenho de Dentro conduzindo autoridades e jornalistas. Em chegando à Estação D. Pedro II, ficará exposta ao público até amanhã, quando será levada para o Armazém 18 do Cais do Porto".

A matéria assinalava, ainda, que a Baronesa iria percorrer a Avenida Rio Branco parando em diversos pontos. Segundo o programa estabelecido pelo Comissariado de Turismo, na Praça Mauá discursaria o prefeito do Rio, Pedro Ernesto, ressaltando o significado do ato. Haveria outra parada em frente ao Clube de Engenharia, quando falaria o sr. Sampaio Correa. Finalmente no Obelisco, onde foi construída uma pequena estação para receber os convidados, com o nome de "Mauá", o orador seria o sr. Alfredo Pessoa, diretor da Feira de Amostras.

A fim de auxiliar no transporte da locomotiva com dois carros, seriam utilizadas mais de 100 pessoas, incluindo trabalhadores e engenheiros da Central do Brasil, empregados da Light, da Limpeza Urbana e soldados do Batalhão de Guarda.

Como estava programado, a Baronesa se deslocou do Engenho de Dentro a D. Pedro II em 15 minutos e ali ficou exposta à visitação pública

Na edição do dia 12 de Agosto de 1934, ostentando na primeira página a foto da Baronesa com seus dois carros cercada por populares na Avenida Rio Branco, o Diário de Notícias relatava:

"A Baronesa, conduzindo dois carros do tipo antigo (cópias dos originais que inauguraram a ferrovia) foi colocada sobre trilhos na Praça Mauá, de onde partiu rumo ao Obelisco, percorrendo a Avenida debaixo das aclamações da massa popular que apinhava toda a extensão daquela artéria, ocupando os meios fios".

O jornal porém não explicava é que a locomotiva se deslocava à medida em que iam sendo colocadas as seções de trilhos à frente. O próprio diretor da Central, coronel João Mendonça Lima, acompanhou os trabalhos. Para conduzir a Baronesa foram escolhidos os maquinistas Arthur Teixeira Mendes e Manoel de Carvalho Vaz, com 30 e 13 anos de ferrovia, respectivamente.

Na Feira de Amostras estava sendo exibido, também, o carro do Imperador D. Pedro II, da São Paulo Railway, vindo da capital paulista especialmente para o evento.

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Locomotiva nº 1 “Baronesa”
Memória Histórica | Planta EFCB | Planta EFCB-RFFSA | Av. Rio Branco, 1934 | “Manchester”
Locomotivas a vapor EFCB
Baronesa | 5 a 8 | 263 | 370 | 350 a 369 | 400 a 423
Estrada de Ferro Mauá
“Baronesa” | Barca | Aproximação do porto | “Manchester”
1965 | 1954 | 1944 | 1924 | 1907| 1898
Locomotivas a vapor
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