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Locomotiva a vapor Baronesa, da Estrada de Ferro Mauá, primeira ferrovia do Brasil
Locomotiva a vapor Baronesa, da Estrada de Ferro Mauá, primeira ferrovia do Brasil

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EFCB / RFFSA
Locomotiva a vapor Baronesa
Bitola 1,600 metro
Desenho e características


 
Conjunto de plantas organizado por Flávio F. Lage

Considerada (oficialmente) a locomotiva n° 1 do Brasil, a Baronesa foi transferida para a antiga Estrada de Ferro D. Pedro II, em 1884, para ser preservada pela empresa estatal.

Foi, talvez, o primeiro ato oficial de “preservação ferroviária” no Brasil.

Desde então, já desfilou em São Paulo; nas comemorações do IV Centenário do Descobrimento do Brasil no Rio de Janeiro (1900); e em 1934, também no Rio de Janeiro.

Embora aposentada de longa data, sua folha de especificações ainda fazia parte do caderno de locomotivas existente nas oficinas da EFCB / RFFSA — uma vez que sua manutenção estava a cargo desta regional da ferrovia.

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Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

Desenho e medidas da Locomotiva Baronesa
Características da Locomotiva Baronesa
Locomotiva nº 1 “Baronesa”
Memória Histórica | Planta EFCB | Planta EFCB-RFFSA | Av. Rio Branco, 1934 | “Manchester”
Locomotivas da EFCB / RFFSA
Baronesa | Velha Senhora | Escandalosa (V-8) | Charutão (Carioquinha) | Pão de Fôrma | Alco S1 | Cafona
Marcelina | Marcelina (métrica) | U5B | U6B | RS1 | FA1 | RS3 | AS616 | SD18 | RSD12 | SD-38
U20C | SD40 | SD40-2 | U23C | U23C | "Cachoeirinhas" | U23C
Automotrizes Budd: ED-11 a 14 | ED-51 e 52 | M-504 e 505 | M-552 e 553
Resumo histórico | Listagem SIGO das locomotivas da SR3 RFFSA
Locomotivas a vapor EFCB
Baronesa | 5 a 8 | 263 | 370 | 350 a 369 | 400 a 423
Estrada de Ferro Mauá
“Baronesa” | Barca | Aproximação do porto | “Manchester”
1965 | 1954 | 1944 | 1924 | 1907| 1898
EFCB / SR-3 RFFSA
Carros Budd | Trem de Prata | Os carros de aço do Cruzeiro do Sul
Expresso Pai da Aviação | Trem Xangai | Expresso da Mantiqueira
Trem Húngaro | Rodotrem Rio-SP | As litorinas Fiat
Locomotivas SR-3 / EFCB | S1 | FA1 | AS616 | Cafona | U5B | SD18 | SD40-2 | U23C (Variações) | U23CA
Substituição de vagões pela MRS - 2011: Portaria nº 89 | Anexo I - Vagões substituídos | Anexo II - Vagões substitutos
Vídeo-documento: O último Trem do Sertão | Vídeo-evocação: Trem do Sertão | Trem de Pirapora
Estações em 1960 | Abertura dos trechos até 1944 | Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
1907: EF Central do Brasil | EF de S. Paulo a Cachoeira | EF do Rio do Ouro | Linha Auxiliar | EF do Bananal
Subúrbios da Central: Belle Époque | Memória histórica - 1908 | Eletrificação | O Trem Barrinha | Supervia 2002
Prolongamento da Central do Brasil
1908: A ponte projetada | 1922: A ponte inaugurada | Dutra | 1955: Rumo a Brasília
Locomotivas: desenhos, especificações, numeração
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