Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Página inicial da publicação sobre as locomotivas da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil
     

EFCB / RFFSA
Locomotiva XXXXXX
Bitola 1,600 metro
Desenho e características

Conjunto de plantas organizado por Flávio F. Lage

Xsdkjnfjdfksflaj

«» ª • — “”
     

  

EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil
SR-3 RFFSA - Rede Ferroviária Federal
Resumo histórico da ferrovia

Conjunto organizado por Flávio Francesconi Lage

Nos tempos pré-históricos, quando ainda não existia internet, a informação sobre locomotivas e suas numerações era um produto precioso, e difícil de obter. Alguns amigos — como o Flávio Lage, da SR-2 Belo Horizonte da RFFSA — reuniam, editavam e multiplicavam cópias daquilo que tinham, para compartilhar com outros amigos, por carta.

Seria injusto desmembrar este conjunto, em nome de uma "coerência" descabida, apenas porque a locomotiva Baronesa não "trabalhava" na SR-3, ou porque a locomotiva Marcelina (métrica) não faza parte da frota — ou porque o conjunto de desenhos não combinava com a listagem de locomotivas da SR-3, devido a uma defasagem de uns 10 anos entre os desenhos e a listagem.

Por isso, é mantido, aqui, exatamente como ele fez — com o material que conseguiu reunir na época: uma listagem de 1983 ou depois, e um caderno de especificações de locomotivas talvez de 10 anos antes.

A breve resenha da ferrovia (abaixo) completava o trabalho organizado pelo Flávio Lage, tornando o conjunto uma pequena preciosidade para o ferreomodelista ou ferreofanático, numa época em que ainda não havia internet, e as informações eram difíceis de obter.

Breve resumo histórico sobre a Estrada de Ferro Central do Brasil
Locomotivas da EFCB / RFFSA
Baronesa | Velha Senhora | Escandalosa (V-8) | Charutão (Carioquinha) | Pão de Fôrma | Alco S1 | Cafona
Marcelina | Marcelina (métrica) | U5B | U6B | RS1 | FA1 | RS3 | AS616 | SD18 | RSD12 | SD-38
U20C | SD40 | SD40-2 | U23C | U23C | "Cachoeirinhas" | U23C
Automotrizes Budd: ED-11 a 14 | ED-51 e 52 | M-504 e 505 | M-552 e 553
Resumo histórico | Listagem SIGO das locomotivas da SR3 RFFSA
EFCB / SR-3 RFFSA
Carros Budd | Trem de Prata | Os carros de aço do Cruzeiro do Sul
Expresso Pai da Aviação | Trem Xangai | Expresso da Mantiqueira
Trem Húngaro | Rodotrem Rio-SP | As litorinas Fiat
Locomotivas SR-3 / EFCB | S1 | FA1 | AS616 | Cafona | U5B | SD18 | SD40-2 | U23C (Variações) | U23CA
Substituição de vagões pela MRS - 2011: Portaria nº 89 | Anexo I - Vagões substituídos | Anexo II - Vagões substitutos
Vídeo-documento: O último Trem do Sertão | Vídeo-evocação: Trem do Sertão | Trem de Pirapora
Estações em 1960 | Abertura dos trechos até 1944 | Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
1907: EF Central do Brasil | EF de S. Paulo a Cachoeira | EF do Rio do Ouro | Linha Auxiliar | EF do Bananal
Subúrbios da Central: Belle Époque | Memória histórica - 1908 | Eletrificação | O Trem Barrinha | Supervia 2002
Prolongamento da Central do Brasil
1908: A ponte projetada | 1922: A ponte inaugurada | Dutra | 1955: Rumo a Brasília
Locomotivas: desenhos, especificações, numeração
ALL (2002) | SR-6 | SR-5 | SR-2 | SR-3 | RFFSA | Fepasa | Elétricas CPEF
GE-Brasil | GM | Alco | Codificação brasileira | As novas...

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade