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Chegada

A Revista Ferroviária registra que as duas locomotivas chegaram a Imperatriz (MA) às 2h da madrugada da Segunda-feira, 2 Mar. 2015.

No vídeo da partida, as duas locomotivas trafegam sozinhas, com a nº 8255 no comando, — apesar do noticiário anterior frisar que somente em Imperatriz receberiam equipamentos de bordo para começar a operação.

A filmagem foi feita na passagem de nível situada 8,5 km após o final do pátio ferroviário da FNS em Anápolis, e 440 metros antes do viaduto sobre a rodovia GO-222. [Assista ao vídeo da saída das locomotivas de Anápolis em operação realizada pela VLI. RF, 02/03/2015].

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

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Lcomotivas SD70ACe nº 8255 e 8258 VL! preparando-se para iniciar a viagem de Anápolis (GO) a Imperatriz (MA)
Lcomotivas SD70ACe nº 8255 e 8258 VL! preparando-se para iniciar a viagem de Anápolis (GO) a Imperatriz (MA)

Ferrovia Norte-Sul
Transporte de locomotivas
inaugura “open access” no Brasil


 
Flavio R. Cavalcanti - 5 Mar. 2015

O transporte das locomotivas SD70ACe nº 8255 e 8258 VL! pelo tramo sul da Ferrovia Norte-Sul inaugurou no Brasil a “venda de capacidade de transporte”, pela qual vários operadores independentes utilizam os trilhos de uma mesma ferrovia, de modo compartilhado, — o chamado “open access”.

«Esse primeiro transporte marca o início do modelo de livre acesso à infraestrutura ferroviária (open access). O segmento ferroviário (Anápolis-Palmas) é o primeiro do país a operar sob as novas regras que promovem a quebra do monopólio das atuais concessionárias e permite que todas as empresas que cumpram requisitos técnicos e operacionais, estabelecidos em lei, tenham acesso à infraestrutura ferroviária em condições objetivas, transparentes e não discriminatórias. Pelo modelo anterior, as cargas transportadas nas ferrovias eram comercializadas pelas próprias concessionárias que estabeleciam seus preços» [Ferrovia Norte-Sul inicia transporte de locomotivas. Valec, 27 Fev. 2015].

As duas locomotivas partiram de Anápolis (GO) no dia 26 Fev. 2015 com destino Palmas / Porto Nacional (TO), de onde seguiram para Imperatriz (MA) pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, que desde 2007 é operado com exclusividade pela própria VL!.

Outros comboios já estavam previstos para partir nas semanas seguintes, num total de 18 locomotivas SD70ACe construídas pela Progress Rail em Sete Lagoas (MG) e levadas por carretas até Anápolis (GO).

A Valec também manifestava expectativa de um breve início do transporte de farelo de soja pelo tramo sul da Ferrovia Norte-Sul, — tão logo fique pronta a tulha da Granol em Anápolis (GO), — com destino ao porto de Itaqui, em São Luís (MA).

Além da VL!, — ao que parece, já habilitada, — a Brado Logística (Santos, SP) e a Tora Transportes (Contagem, MG) também entraram na ANTT com pedidos de habilitação para atuarem como Operadores Ferroviários Independentes (OFIs), — pré-requisito para contratar, com a Valec, “capacidade de carga” na Ferrovia Norte-Sul.

Sinal verde

A transição da “operação assistida”, — realizada desde a inauguração do tramo sul da FNS em Maio de 2014, — para a “operação comercial” decorre da autorização recebida da ANTT em 18 Fev. 2015 para o transporte de cargas, na velocidade máxima de 40 km/h [ANTT autoriza operação do trecho Gurupi (TO) / Anápolis (GO). Valec, 20 Fev. 2015].

Para obtê-la, a Valec contratou empresa especializada para inspeção dos trilhos no trecho de Palmas (TO) a Anápolis (GO), “com a finalidade de verificar tecnicamente possíveis problemas apontados e, se confirmados, verificar o comprometimento do nível de segurança operacional da Ferrovia Norte-Sul. Os trilhos passaram por uma série de testes que vão desde a verificação visual e inspeção por ultrassom até ensaios laboratoriais de massa, dimensional, dureza, metalográfico, tração e alongamento”.

«Ao fim dos trabalhos, gerou-se dois Relatórios Finais, sendo o primeiro “Relatório Final de Inspeção Visual e Ultrassom”, elaborado em campo, e o segundo “Relatório Final Análise Laboratorial”, após ensaios de amostras retiradas da linha férrea, em laboratório. Ambos afirmaram que os resultados obtidos atendem as especificações da VALEC, e que “todos os lotes considerados estão em de acordo com o esperado pelo tipo de material e sua aplicação”; e , “não haverá comprometimento à segurança e à vida útil do trilho”» [Trilhos da Ferrovia Norte-Sul são aprovados em testes. Valec, 12/02/2015].

Além disso, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou ensaios complementares, “constatando que os trilhos TR-57 adquiridos pela VALEC atendem tecnicamente à demanda de tráfego da Ferrovia Norte-Sul”.

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Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

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• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

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Lcomotivas SD70ACe nº 8255 e 8258 VL! preparando-se para iniciar a viagem de Anápolis (GO) a Imperatriz (MA)
Lcomotivas SD70ACe nº 8255 e 8258 VL! iniciando a viagem de Anápolis (GO) a Imperatriz (MA)
Lcomotivas SD70ACe nº 8258 e 8255 (no comando) no local da filmagem divulgada pela Revista Ferroviária
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