Ferrovia Norte-Sul
Locomotiva SD70ACe nº 8655 VL!
com o primeiro trem de Gurupi
Karla Paz - TV Anhanguera - 20 Mai. 2014
+ Texto: Clifton Morais/Secom + Fotos: Jeeferson Ferrari/Secom
A inauguração do polo de cargas de Gurupi (TO), dia 20 Mai. 2014, colocou no site do G1 Tocantins as primeiras imagens em vídeo das novas locomotivas SD70ACe adquiridas pela VL! para reforço de sua capacidade de tração na Ferrovia Norte Sul.
De acordo com a reportagem de Karla Paz, da TV Anhanguera Tocantins, o polo de cargas foi inaugurado com a partida do primeiro trem de minério de ferro extraído de uma fazenda próxima.
Todo minério de manganês da mina de São Valério da Natividade, próxima a Gurupi, também será embarcado pela
FNS
para o porto de Itaqui, no Maranhão.
Segundo o prefeito de Gurupi, São Valério tem condições de exportar 1 milhão de toneladas de minério de manganês por ano um trem a cada 2 dias.
O terminal de Gurupi era o único a já dispor de infraestrutura ferroviária pronta, nos 855 km do Tramo Sul da
FNS
inaugurado dois dias depois, com a ligação de Anápolis, no Planalto Central, à Estrada de Ferro Carajás e ao porto de Itaqui, no Maranhão.

Locomotiva SD70ACe nº 8655 VL! com o primeiro trem de minério de ferro de Gurupi

Locomotiva SD70ACe nº 8655 VL! com o primeiro trem de minério de ferro de Gurupi

Locomotivas, vagões
e carretas
A inauguração do terminal multimodal da
FNS
em Gurupi, infraestrutura ferroviária para implantação de empresas de cargas, coincidiu com a entrada em operação das novas locomotivas.
Ao todo, a VL! encomendou 7 locomotivas SD70ACe, que se juntaram às 12 locomotivas C36-7 já em operação, provenientes da Estrada de Ferro Carajás.
Com potência de 4.300 hp, as SD70ACe apresentam uma redução de consumo de combustível em 9%, se comparado às locomotivas utilizadas atualmente na FNS [Comunicação VL!, Mai. 2014].
As novas locomotivas tiveram de ser transportadas de carreta, ao longo de 2 meses, desde a fábrica, em Sete Lagoas (MG), até Porto Nacional (TO), de onde finalmente puderam seguir pelos trilhos da
FNS
e da EF Carajás até as oficinas de São Luís (MA) para os testes de recebimento.
A saga dessas locomotivas foi uma demonstração da urgência da ligação de Anápolis à ferrovia de Carajás, sem esperar pelo desenvolvimento dos terminais privados de carga.
Ao longo de 2013, a VL! /
FNS
também adquiriu 306 vagões, sendo 208 vagões hopper para o transporte de grãos e 98 vagões-tanque para combustíveis.
Com outros 179 vagões hopper e 30 vagões-tanque adquiridos em 2012, a frota da VL! /
FNS
passou de 362 vagões, em 2011, para 877 vagões atualmente.
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