|
|
Ferrovia Norte-Sul
|
|
De acordo com o governo de Tocantins, em Maio de 2011 o pátio ferroviário de Colinas já despachava cerca de 50 mil toneladas de soja, por mês, para o porto de Itaqui, no Maranhão, a 968 quilômetros de distância trajeto feito em dois dias pela Ferrovia Norte-Sul e pela Estrada de Ferro Carajás.
Esta, no entanto, é apenas uma das atividades previstas para o pátio ferroviário de Colinas, distante 25 quilômetros do centro de Palmas.
Nova Agri, Norship, Cosan, Petrobrás Distribuidora, Vale e Bunge Alimentos já adquiriram, em licitação, o direito a lotes na área do pátio de transbordo de Colinas.
O projeto da Petrobrás Distribuidora, por exemplo, prevê o transporte de 30 milhões de litros de combustíveis por mês, numa primeira fase, e 75 milhões de litros numa segunda etapa.
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 |
O pátio ferroviário de Colinas (TO) fica no município vizinho, de Palmeirante (TO), delimitado no mapa, próximo à rodovia TO-355 (no mapa, só existe TO-335) |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |