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Foto de satélite da usina hidrelétrica de Tucuruí, com o vertedouro da barragem à direita e as eclusas da hidrovia à esquerda
Represa da hidrelétrica de Tucuruí, com uma das eclusas para navegação em construção à esquerda
[Fonte: GoogleEarth, imagens de satélite de diversas datas e resoluções]

  
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Amazônia: ferrovias, hidrovias, eletricidade
Hidrelétrica de Tucuruí
e eclusa de navegação


 
Vídeo: Governo Federal, via Agência T1

Embora prevista para implantação simultânea à construção da represa — o que reduziria seu custo —, a eclusa de navegação deixou de ser feita, quando o canteiro de obras inicial foi desmobilizado, na década de 1980.

A implantação da eclusa vem possibilitar a navegação fluvial entre Belém / baixo Amazonas e o planalto acima das cachoeiras — objetivo da antiga Estrada de Ferro Tucuruí.

 
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• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

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