|
GT26CU-2 GT26CU-2 EMD-GM e Macosa
|
Estrada de Ferro Vitória a Minas
|
|
As locomotivas GT26CU-2 FCA nº 901 a 904 da EFVM, de acordo com Eduardo Coelho e João B. Setti, foram construídas na EMD-GM no primeiro semestre de 1973 e entraram em serviço na ferrovia em Julho do mesmo ano.
Outras 30 unidades foram construídas pela Macosa (Espanha) em 1978 e 1979, com tanque de combustível ampliado de 7.360 para 9.462 litros e previsão de eventual adoção de truques de bitola 1,60 m, recebendo na EFVM a numeração de 905 a 934.
Desse total, 14 (nº 921 a 934) foram efetivamente adaptadas e rodaram temporariamente na Estrada de Ferro Carajás, na década de 1980, com numeração 201 a 214, enquanto esta ferrovia aguardava o recebimento de suas próprias locomotivas.
As locomotivas nº 929 e 931 voltaram a trabalhar na EF Carajás, de Jun. 1993 até 2003, com nº 201 e 202.
As locomotivas nº 927, 929, 930 e 931, com truques de bitola larga, foram alugadas à RFFSA em 1987 para trabalhar na Linha do Centro da SR3 [Coelho e Setti: EFVM vol. 2 p. 98-106].
A planta abaixo, de 6 Jun. 1979, pretendia abranger tanto as 4 locomotivas EMD-GM quanto as 30 locomotivas Macosa.
GT26CU-2 EMD-GM e Macosa
GT26CU-2 GM-Villares
GT26CU-2 nº 901 na pintura "abóbora"
Ferreomodelo Lima SAR class 34
Ferreosfera |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |