Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Locomotiva GT26CU-2 nº 2978 FCA (ex-960 EFVM, ex-EF Carajás, ex-SR3 RFFSA) em Brasília, ainda com a pintura da Vale, em 2003
Locomotiva GT26CU-2 nº 2978 FCA (ex-930 EFVM, ex-EF Carajás, ex-SR3 RFFSA) em Brasília, ainda com a pintura da Vale, em 2003

GT26CU-2

GT26CU-2 EMD-GM e Macosa
GT26CU-2 GM-Villares
GT26CU-2 nº 901 na pintura "abóbora"
Ferreomodelo Lima SAR class 34

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

Estrada de Ferro Vitória a Minas
Locomotiva GT26CU2 GM e Macosa
Características e numeração


 
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As locomotivas GT26CU-2 FCA nº 901 a 904 da EFVM, de acordo com Eduardo Coelho e João B. Setti, foram construídas na EMD-GM no primeiro semestre de 1973 e entraram em serviço na ferrovia em Julho do mesmo ano.

Outras 30 unidades foram construídas pela Macosa (Espanha) em 1978 e 1979, com tanque de combustível ampliado de 7.360 para 9.462 litros e previsão de eventual adoção de truques de bitola 1,60 m, recebendo na EFVM a numeração de 905 a 934.

Desse total, 14 (nº 921 a 934) foram efetivamente adaptadas e rodaram temporariamente na Estrada de Ferro Carajás, na década de 1980, com numeração 201 a 214, enquanto esta ferrovia aguardava o recebimento de suas próprias locomotivas.

As locomotivas nº 929 e 931 voltaram a trabalhar na EF Carajás, de Jun. 1993 até 2003, com nº 201 e 202.

As locomotivas nº 927, 929, 930 e 931, com truques de bitola larga, foram alugadas à RFFSA em 1987 para trabalhar na Linha do Centro da SR3 [Coelho e Setti: EFVM vol. 2 p. 98-106].

A planta abaixo, de 6 Jun. 1979, pretendia abranger tanto as 4 locomotivas EMD-GM quanto as 30 locomotivas Macosa.

GT26CU-2

GT26CU-2 EMD-GM e Macosa
GT26CU-2 GM-Villares
GT26CU-2 nº 901 na pintura "abóbora"
Ferreomodelo Lima SAR class 34

   

Ferreosfera

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

Locomotiva GT26CU-2 nº 2978 FCA (ex-960 EFVM, ex-EF Carajás, ex-SR3 RFFSA) em Brasília, ainda com a pintura da Vale, em 2003
Locomotiva GT26CU-2 nº 2978 FCA (ex-930 EFVM, ex-EF Carajás, ex-SR3 RFFSA) em Brasília, ainda com a pintura da Vale, em 2003
Locomotiva GT26CU-2 FCA nº 2950 (ex-nº 901 EFVM) em triplex, manobrando trem de areia (gôndolas) em Brasília
Locomotiva GT26CU-2 FCA nº 2950 (ex-nº 901 EFVM) em triplex, manobrando trem de areia (gôndolas) em Brasília
Desenho e medidas das locomotivas GT26CU2 GM e Macosa da Estrada de Ferro Vitória a Minas
Desenho e medidas das locomotivas GT26CU2 GM e Macosa da Estrada de Ferro Vitória a Minas
Características técnicas e numeração das locomotivas GT26CU2 GM e Macosa da Estrada de Ferro Vitória a Minas
Características técnicas e numeração das locomotivas GT26CU2 GM e Macosa da Estrada de Ferro Vitória a Minas
Locomotivas da Estrada de Ferro Vitória a Minas
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B12 | DH Krupp Bo+Bo+Bo | G-16 | GT-26CU2 | DDM-45 | BB45-2 nº 886 | Dash 8-40BB
Plantas de locomotivas da EFVM
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Estrada de Ferro Vitória a Minas
Trem de passageiros Vitória - Belo Horizonte | Trem turístico Ouro Preto - Mariana | O novo trem da Vale
As "fases" das G-12 | Vista do teto | Ainda em La Grange | A "Cabeçuda" | Conjunto Slug | G12 Acesita | G12 MRN
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