Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

   

Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
Frateschi adota motor japonês

Carlos Eduardo Campanhã, Flávio R. Cavalcanti
Centro-Oeste n° 94 (1°-mar-1995)

Motores importados Mabuchi, locomotiva a vapor Ten-Wheeler (4-6-0) e 2 carros dos velhos tempos são algumas das novidades com que a Frateschi está brindando o ferreomodelista brasileiro neste início de ano.

Com os novos cardãs, volantes de inércia e captação de energia nas 8 (ou 12) rodas, os modelos diesel Frateschi com motor japonês — que já estão chegando às lojas — prometem deixar para trás muitos modelos estrangeiros, em desempenho e suavidade de funcionamento.

Celso Frateschi informa que a maior parte das locomotivas produzidas no mês de Fevereiro já saíram da fábrica com o novo motor.

Mesmo a Consolidation (2-8-2), cujo tênder não oferece espaço para os volantes, deverá ganhar novo desempenho, lado a lado com a anunciada Ten-Wheeler.

Esta, será lançada em 2 versões, da Cia. Paulista de Estradas de Ferro (CP) e da EF Central do Brasil, além das versões internacionais já anunciadas na Model Railroader (CO-92/5).

Também os carros — um bagagem e outro de passageiros — serão lançados nas versões CP e EFCB, abrindo um novo leque de opções para o ferreomodelista que deseja modelar ferrovias antigas.

Com pequenas diferenças aqui e ali, estes modelos podem representar protótipos de inúmeras ferrovias antigas, e não só do Brasil, como de várias partes do mundo — uma decisão inteligente do fabricante, considerando que também lá fora poderão atender a uma demanda reprimida pela falta de opções.

Celso Frateschi adianta que os carros serão lançados em Abril, com detalhamento interior, mas a demanda do mercado ainda não justifica produzir mais um kit de iluminação interna.

Estas novidades, segundo o fabricante, são a primeira mostra de que a Frateschi em nenhum momento perdeu de vista o ferreomodelista brasileiro, que há décadas vem prestigiando a marca nacional.

Em 1995, espera deixar isso bem claro, mais uma vez.

Explica que a necessidade de cumprir os compromissos externos dentro do prazo acertado, de fato, dificultou o pleno atendimento aos anseios do mercado interno ao longo de 1994.

No entanto, apesar do reforço que a exportação trouxe ao ferreomodelismo brasileiro num momento crítico, o hobby nacional sempre foi e continuará sendo o objetivo principal da Frateschi.

Assim, a Ten-Wheeler e os novos carros foram desenvolvidos a partir de protótipos brasileiros, embora de forma a também encontrar mercado no exterior.

Os carros, por exemplo, serão oferecidos nos EUA pela Model Power, tal como a Ten-Wheeler.

A linha de "trilhos" — grades rígidas, flexíveis, AMVs — continuará sendo produzida pela Frateschi, dentro do sistema ("geometria") que o ferreomodelista brasileiro já conhece e adota na maioria de suas maquetes, embora a Frateschi também já tenha distribuído no Brasil vários lotes de grades do sistema Atlas, como uma opção a mais.

Igualmente continuam em linha as locos G-12 com as 2 pinturas da antiga Cia. Mogiana, apesar de escassamente prestigiadas pelo mercado nacional.

Quem tem acompanhado as notícias do hobby, aliás, deve lembrar que estas 2 pinturas tiveram seus lançamentos — época de melhor venda — prejudicados por um daqueles cataclismas que volta e meia balançam a economia do País.

Continuam em linha, ainda, apenas 2 kits de vagões para montar — o prancha ref. 2000 e o gaiola ref. 2001, ambos retratando modelos da antiga Mogiana.

As lojas já foram avisadas por carta-circular de que os demais vagões em kit para montar deixarão de ser produzidos.

Locomotivas virão com volantes de inércia | Frateschi adota motor Mabuchi | Nova G12 supera a expectativa
Frateschi Trens Elétricos - Histórico
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1968: Portal de túnel e Depósito de locomotivas | 1969: Ponte metálica 330 mm, Vagão prancha e Vagão gaiola
1970: Vagão Frima | 1974: Estação moderna | 1977: A bula das locomotivas G12 | 1979: "Desvio" | Informativo Frateschi
1981: Carros Budd | 1992: Volantes de inércia | 1994: Ten-Wheeler nos EUA | Nos trilhos do mercado externo
1995: Motor Mabuchi | 2004: A locomotiva V8 / Escandalosa
Fábrica começou em fundo de quintal | A evolução é o caminho natural
Geometria dos "trilhos" Frateschi | Itens & Cronologia
As escalas da Frateschi
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Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
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Afinal, quem somos nós, os ferreomodelistas? | Publicações marcam períodos de expansão
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