A locomotiva Alco FA1 é forte candidata ao exorcismo* da locomotiva F7 Atma, tendo trafegado no triângulo de maior movimento de passageiros Belo Horizonte / Rio de Janeiro / São Paulo ao contrário da locomotiva B12, que circulou na EFVM e, depois, na RFFSA / SR6. A produção das locomotivas FA1 teve início ao final da II Guerra Mundial, em Fev. 1944, utilizando o motor 244, sob designação DL-208-1500 HP. Só mais tarde a Alco adotou as denominações FA (Freight, carga) e PA (Passenger, passageiros). Foram construídas 424 locomotivas nos Estados Unidos e 28 no Canadá, entre 1945 e 1960; e, no total, foram exportadas 12 para o Brasil e 12 para Cuba. A EFCB recebeu as 12 locomotivas em 1948 para utilizar com os carros de aço inox Budd no triângulo Belo Horizonte - Rio de Janeiro - São Paulo. Chegaram já pintadas na cor cereja, faixa cor gelo, números 3201 a 3212 e logotipo Central abaixo do farol e dos dois lados, após a segunda porta, em branco com sombra verde escuro (decais LAF-3). Em 1961, foram pintadas em azul escuro e nariz amarelo, novo padrão da Central do Brasil, com logotipo no centro das laterais. Não temos confirmação da passagem pelo padrão anterior, azul escuro e faixa creme, com logotipo no centro das laterais. Na RFFSA passaram a vermelho e faixa amarela envolvendo o corpo, sendo depois mudada de faixa única para faixa dupla (até a cabine, prosseguindo singela até o final), chassi frontal em faixas pretas e amarelas, logotipo Central em amarelo no centro das laterais, encimado por RFFSA (decais LAF-2). Relegadas ao tráfego de trens de pequena velocidade até 1978, algumas unidades permaneceram em Barra do Piraí até 1983, quando foram para Engenho de Dentro e sucateadas, exceto a nº 3211, inteiramente recuperada e preparada, podendo tracionar composições turísticas da RFFSA algum dia [FRC, com informações do artigo de Robson Almir Guimarães, nas edições nº 29 e 30 da revista Esporte Modelismo. No entanto, posso ter introduzido erros, ou outras informações, que não são de responsabilidade do Robson].
Alco FA1 na Esporte Modelismo
Flavio R. Cavalcanti - Ago. 2013
Em Novembro de 1988, publiquei no Centro-Oeste nº 25 esta foto e este resumo das informações contidas em um ótimo artigo de Robson Almir Guimarães, publicado na revista Esporte Modelismo nº 29 e 30. Infelizmente, já não tenho aquelas duas edições da Esporte Modelismo, nem as datas em que foram publicadas provavelmente, no primeiro semestre de 1987, pois em Outubro já estava no nº 34, ao ritmo médio de uma edição a cada 45 dias. O Robson também já não lembra a data da foto. Parece bastante provável que em fins de 1988 já se soubesse do ferreomodelo em preparação pela Frateschi. Um mês após a publicação deste resumo no CO-25, os ferreomodelistas recebiam o cartão de Natal da Frateschi, com uma bela foto da locomotiva Alco FA1 nº 3207, de autoria de Fábio Dardes e que seria o poster da RBF nº 4, distribuída em Agosto de 1989. ____________ Seguidas vezes, a Frateschi e vários ferreomodelistas publicaram pequenos textos explicando quais locomotivas iguais à F7 haviam rodado, de fato, nas ferrovias brasileiras a FA1, a B12, a PA2, a English Electric da RFN mas, no fundo, todos suspeitávamos de que somente o lançamento de um ferreomodelo Frateschi seria capaz de exorcizar o fantasma da F7 (FRC). «» Locomotiva Alco FA1
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