Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Decais LAF - História do Ferreomodelismo
Produtores independentes têm novos projetos

Flavio R. Cavalcanti
Centro-Oeste Textos nº 9 — 8 Mai. 1989

Oito meses após o lançamento das folhas LAF-3 - Locomotivas Diesel de ferrovias antigas; e LAF-4 - Locomotivas a vapor, com emblemas de antigas ferrovias em duas cores, o relato [Fábio Dardes ou Bellotto?] apresentava um quadro desanimador, com vendas inferiores às dos decais de uma só cor (FRC, 2013).

Novos projetos voltam a ser estudados, embora mais lentamente e ainda sem previsão de prazos, pelos companheiros Luiz Carlos Bellotto, Alberto del Bianco e Fábio Dardes (os “LAF”), após o desânimo inicial com as vendas das folhas de números 3 e 4 — muito abaixo do esperado, em vista das folhas 1 e 2, lançadas anteriormente com boa saída*.

A ideia dos LAF é lançar folhas menores, semelhantes às da Champ Decals e da Walther’s, norte-americanas, com inscrições destinadas a apenas uma ferrovia e vagão, em cada uma.

Primar pela qualidade continuará sendo a preocupação central do grupo LAF, segundo o Fábio Dardes, pois consideram que têm obrigação de fazer um produto bem feito — embora isso nem sempre seja considerado pelo potencial comprador.

Os LAF parecem já ter passado pelo batismo de chateações que, cedo ou tarde, atinge os que tentam produzir algo para o mercado nacional de ferreomodelismo, especificamente quando vários companheiros reclamam preços ainda menores.

Mas a maior chateação é quando alguns companheiros perguntam se eles vão lançar decais de ferrovias americanas. Compradas, por sinal, a US$ 3,50, o que equivale hoje a mais de NCz$ 10,00.

Aliás, antes que alguém pergunte quando iremos publicar matérias em inglês, a gente já tratou disso, nas páginas finais do Centro-Oeste Textos nº 8 (embora apenas sobre uma locomotiva que rodou no Brasil, excelente material mandado pelo J.-M. Marmy, da Suíça, que esquecemos de citar).

Da nossa parte, o Centro-Oeste receia que a experiência de folhas individuais para cada ferrovia e/ou protótipo venha a dar um desânimo ainda maior aos companheiros, pois as vendas — que já são poucas, porém concentradas em apenas 4 cartelas — terminariam pulverizadas entre dezenas de cartelas separadas. Economicamente, isso parece muito perigoso — como se a gente fosse fazer um Centro-Oeste pequeno sobre ferreomodelismo, e outro pequeno sobre ferrovias. Teríamos diversos trabalhos em dobro, embora seja certo que a receita não aumentaria nem um centavo, no conjunto**. Fica aqui, portanto, a nossa contribuição para os companheiros pensarem mais, antes de partir para essa nova ideia.

Não acreditem que nenhum ferreomodelista sério vá deixar de comprar decais nacionais (se for isso que desejam) por causa e 30 centavos a mais ou a menos, principalmente sabendo que são fruto de vários anos de pesquisa histórica.

* Para Maio e Junho de 1989, o “Micro Mercado” do Centro-Oeste estava oferecendo os decalques por NCz$ 2,54; 1,81; 2,36; e 2,09 — frete postal já incluído.

O quadro abaixo deixa claro que os novos decalques tinham preços absolutamente semelhantes aos dos anteriores — preços fixos em OTN, para cálculo automático conforme a inflação de cada mês.

Relação de preços no
Micro Mercado
Decais OTN
LAF-1 - Vagões 1,00 m 0,28
LAF-2 - Diesel 0,20
LAF-3 - Diesel antigas 0,26
LAF-4 - Vapor 0,23

** Faltou comentar que, provavelmente, só as cartelas “paulistas” teriam mais saída, em relação às outras, mas, no geral, provavelmente teriam redução de vendas, por terem pouco interesse para ferreomodelistas de outros estados. Em compensação, as cartelas de “outros estados” (como VFRGS, RVPSC, RMV, EFOM, VFCO etc.) provavelmente não venderiam o suficiente para pagar o custo do fotolito, quanto mais do lote mínimo de impressão em gráfica. Enfim, a pulverização das vendas por tipo de vagão causaria encalhes imprevisíveis.

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Decais LAF no Centro-Oeste
Edição Data Artigos e notícias Pág.
CO-17 28 Jul. 1986 Mais decalques 13
CO-18 16 set. 1986 Decalques 18
Catálogo 1987 11 Dez. 1986 Decalques 9
CO-21 Mai. 1987 Novos decalques já nas lojas 11
Catálogo 1988   LAF Decais 8
CT-1 4 Jun. 1988 Aplicando decalques LAF-1 2
CT-2 3 Jul. 1988 LAF lança decais das velhas ferrovias 13
CT-4 5 Set. 1988 LAF lança decais com escudos em duas cores MM
CT-9 8 Mai. 1989 Produtores independentes têm novos projetos 4
Catálogo 1990 Dez. 1989 LAF Decais 9
DC-13 6 Jun. 1991 Decais LAF voltam com 9 folhas 1
DC-14-15 30 Jun. 1991 RBF-8 oferece decais LAF 2
Folha de instruções: - Decais LAF-9: 40 vagões Encarte
Catálogo 91/92 Jun. 1991 LAF Decais 10
DC-21 30 Nov. 1991 Decais LAF para os carros Santa Cruz / Vera Cruz 2
CO-63 1º Fev. 1992 Decais para vagões frigoríficos  
CO-64 Mar. 1992 Vagão para containers  
CO-73 Dez. 1992 Carros de madeira da Leopoldina  
CO-77   Alternativas da Decais LAF  
CO-87 1º fev. 1994 Decais LAF estão de volta 5
Decais LAF
LAF de volta (1994) | Alternativas (1993) | Frigos (1992) | Santa Cruz (1991) | Nove folhas (1991)
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Trem ecoturístico da Mata Atlântica
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