Luiz Carlos Bellotto
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O Fábio Dardes e eu não pretendemos encerrar as atividades da LAF sem procurar alternativas válidas. A situação no momento é a seguinte:
O custo de confecção de uma folha de decalques está por volta de US$ 0,63. Note que este é o custo, pura e simplesmente da impressão, pois não estou contando com o trabalho de confecção de arte-final, nem dos fotolitos.
O preço da embalagem e folha de instruções deve encarecer mais US$ 0,09 por folha, chegando a um custo final de US$ 0,72 por folha para reimpressão de folhas já editadas.
Considerando um preço de venda de US$ 1 por folha, para o lojista; e o custo fixo de US$ 180 por lote de 250 folhas lote mínimo de produção , teríamos que vender, de cara, 180 folhas só para bancar os custos de produção. Se conseguirmos vender tudo, teremos um lucro de US$ 70 (US$ 35 para cada um), sem contar o custo dos fotolitos.
Por outro lado, o lojista irá revender cada folha à razão de US$ 2, preço que o nosso consumidor acha muito elevado embora pague US$ 4,50 a 8,00 por uma folha de decalques estrangeira, sem reclamar.
Diante disso, nos vemos num impasse.
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Gostaríamos de reeditar conforme o novo padrão das folhas LC-1 (Locomotivas) e VF-1 (Vagões Frigoríficos) todas as folhas já lançadas anteriormente. Elas seriam reagrupadas por tipo de vagão, sem considerar a ferrovia de origem. Assim, teríamos:
VC-1 Vagões Cargueiros, abrangendo gôndolas, hoppers e plataformas.
VC-2 Vagões Cargueiros, abrangendo os fechados, graneleiros e gaiolas.
LA-1 Locomotivas de ferrovias antigas.
No momento, já temos material para a produção de:
CP-1 Carros de Passageiros.
VF-2 Vagões Frigoríricos e isotérmicos.
VT-1 Vagões tanque
No caso destas 3 últimas, temos que desenvolver desenhos e fotolitos, também. Isso nos reporta a um investimento mínimo de US$ 1.300 a 1.500, que para nós, no momento, é inviável.
Que alternativas temos?
Tentar sensibilizar os lojistas Lupatelli, Rio Grande, Train Shop, Arte & Modelismo e Strambi & Frenhi a nos garantirem uma compra mínima que banque os custos de produção.
Encontrar um distribuidor que compraria nossa produção e a repassaria às lojas gradualmente.
Produzir sob encomenda de determinado lojista, garantindo-lhe exclusividade de venda daquela folha.
Conseguir um patrocínio ou, eventualmente, propor uma parceria à gráfica que produz as decalques, no sentido de que eles mantenham estoque por nós.
Vamos batalhar para que a LAF não desapareça, pois isto seria enterrar um pouco de nós mesmos e de nosso idealismo!
Decais LAF no Centro-Oeste | |||
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Edição | Data | Artigos e notícias | Pág. |
CO-17 | 28 Jul. 1986 | Mais decalques | 13 |
CO-18 | 16 set. 1986 | Decalques | 18 |
Catálogo 1987 | 11 Dez. 1986 | Decalques | 9 |
CO-21 | Mai. 1987 | Novos decalques já nas lojas | 11 |
Catálogo 1988 | LAF Decais | 8 | |
CT-1 | 4 Jun. 1988 | Aplicando decalques LAF-1 | 2 |
CT-2 | 3 Jul. 1988 | LAF lança decais das velhas ferrovias | 13 |
CT-4 | 5 Set. 1988 | LAF lança decais com escudos em duas cores | MM |
CT-9 | 8 Mai. 1989 | Produtores independentes têm novos projetos | 4 |
Catálogo 1990 | Dez. 1989 | LAF Decais | 9 |
DC-13 | 6 Jun. 1991 | Decais LAF voltam com 9 folhas | 1 |
DC-14-15 | 30 Jun. 1991 | RBF-8 oferece decais LAF | 2 |
Folha de instruções: - Decais LAF-9: 40 vagões | Encarte | ||
Catálogo 91/92 | Jun. 1991 | LAF Decais | 10 |
DC-21 | 30 Nov. 1991 | Decais LAF para os carros Santa Cruz / Vera Cruz | 2 |
CO-63 | 1º Fev. 1992 | Decais para vagões frigoríficos | |
CO-64 | Mar. 1992 | Vagão para containers | |
CO-73 | Dez. 1992 | Carros de madeira da Leopoldina | |
CO-77 | Alternativas da Decais LAF | ||
CO-87 | 1º fev. 1994 | Decais LAF estão de volta | 5 |
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