Decais LAF - História do Ferreomodelismo
LAF lança decais com
escudos em duas cores
Flavio R. Cavalcanti
Centro-Oeste Textos nº 4 – (5 Set. 1988)
Recebidos os novos decais LAF-3 - Locomotivas Diesel de ferrovias antigas; e LAF-4 - Locomotivas a vapor na última semana de Agosto, quando o Centro-Oeste Textos nº 4 já estava praticamente pronto, sua apresentação foi feita no encarte do Micro Mercado (FRC, 2013).
Duas produções gráficas de beleza e ousadia incomparáveis – é como o Centro-Oeste define as novas folhas de Decais LAF-3 – Locomotivas Diesel de ferrovias antigas, e LAF-4 – Locomotivas a Vapor. Mas acreditamos que os companheiros LAF cometeram um erro perigoso, ao fixar os preços em nível excessivamente baixo.
Em rápido contato telefônico, pudemos perceber certo desânimo com a elevação astronômica dos custos (principalmente fotolitos) e uma hesitação quanto ao prosseguimento do projeto LAF-5.
Apresentação da folha de Decais LAF-4 - Locomotivas a Vapor no encarte do Centro-Oeste Textos nº 4
Para o ferreomodelista, quanto mais barato melhor. Para o Centro-Oeste, também, quanto menos empatarmos em estoque, melhor. Mas a economia assim obtida seria um triste consolo, para ficarmos sem novos lançamentos – ou lançamentos demorados.
As novas folhas apresentam até 8 cores diferentes, o que significa fazer até 8 fotolitos e 8 impressões seguidas sobre cada exemplar de uma folha. Estão, portanto, enganados os amigos LAF – não foi o custo do fotolito que subiu tanto, mas, sim, a quantidade de material e trabalho envolvido nas novas folhas [A conferir, esse número de fotolitos e impressões sucessivas. Normalmente são impressas 3 cores, que se misturam para formar as demais (FRC, 2013)].
O trabalho ficou também muito mais difícil, considerando que nas folhas anteriores bastava imprimir as 3 cores lado a lado – cada cor dizia respeito a um grupo diferente de logotipos etc.
Nas novas folhas, as cores frequentemente têm de ser impressas superpostas, formando diversos logotipos de duas cores (vermelho e dourado, verde e branco, azul e dourado etc.). Isto exige precisão absoluta na hora de reimprimir as cores adicionais, caso contrário, ocorre a formação de “fantasmas” (cores desencontradas, na mesma figura).
Encarte do Micro Mercado no Centro-Oeste Textos nº 4, publicado em xerox
O custo para descartar parte das folhas também é enorme. Basta que um dos logotipos apresente fantasma – e estão perdidas 50 outras inscrições e logotipos da mesma folha, embora sem defeito.
A nosso ver, há algumas alternativas a serem estudadas.
Uma, seria reduzir as perdas, oferecendo separadamente as folhas defeituosas. O ferreomodelista, então, informaria quais logotipos vai usar, aceitando defeitos nos outros que não lhe interessam, e economizaria no preço.
Ideias não faltam.
Apresentação dos itens do Micro Mercado no Centro-Oeste Textos nº 4, publicado em xerox
«»
|