Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Fixação dos macaquinhos para nivelar a maquete de ferreomodelismo
Fixação dos macaquinhos a uma ripa — firmada por um sargento (à esquerda). — Em seguida, serrar os blocos,
cada um com seu macaquinho, para aplicar nos 4 cantos do quadro inferior do diorama

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Maquete de ferreomodelismo EF Pireneus-Paranã
Um diorama, se não há espaço! (III)

Flávio R. Cavalcanti – Centro-Oeste DC-21 (30-Nov-1991)

Ao montar a estrutura básica do diorama, em poucas horas (DC-15/8), simplesmente não me preocupei com nivelamento, esquadro, prumo etc. Não é uma maquete fixa, e a estante onde vai ficar não é confiável. Essas prateleiras vêm suportando toneladas de livros, há quase 30 anos.

Nessas condições, o nivelamento que será dado às linhas precisa ter uma base mais confiável — caso a prateleira mude seu atual empenamento, ou o diorama seja levado para operar em outro local.

Nada melhor do que instalar 4 macaquinhos — pés de altura regulável — embaixo do diorama. Girando o pé para um lado, suspende aquele canto do diorama. Girando para o outro, a altura do pé diminui.

É formado por 2 peças: (1) O pé, propriamente dito, que é um parafuso com a cabeça coberta de plástico ou borracha, para não arranhar o chão; (2) Uma cápsula de plástico, com a rosca, para ser inserida na madeira.

Encontra-se em lojas de ferragens mas, no meu caso, foi mais fácil. Ainda tinha os macaquinhos que adquiri em 85, para a EF Pireneus — Paranã.

Detalhe do macaquinho já fixado, para nivelamento da maquete
Macaquinho — fixado a um bloco de madeira, para não pôr em risco a estrutura — permite
ajustar o nivelamento do diorama em qualquer local onde seja colocado a funcionar

A cápsula apresentou diâmetro de 1 cm, ou cerca de 3/8 de polegada. Trata-se de um furo respeitável, para se fazer com furadeira Singer de mão. Tinha tudo para causar um desastre na estrutura do diorama. Optei por instalar os macaquinhos em 4 bloquinhos de madeira, que depois seriam fixados na estrutura.

A seqüência de instalação é fácil:

  1. Com 2 grampos ou sargentos, prenda uma ripa de madeira a uma bancada. Usei a mesma ripa de pinus 20 x 45 mm, empregada na estrutura.

  2. Com uma broca razoavelmente fina, faça 4 furos ao longo da ripa, espaçados conforme o tamanho que deseja dar aos bloquinhos.

  3. Alargue os 4 furos com uma segunda broca, de diâmetro médio. Por fim, alargue-os com a broca de 3/8 de polegada.

  4. Serre os 4 bloquinhos, com os furos centrados.

  5. Fixe cada bloquinho no seu canto, com ajuda de um grampo ou sargento, e prenda cada um com 2 parafusos.

Pessoalmente, preferi colar, coisa que não recomendo, pois não permite arrependimento posterior, nem reaproveitamento da madeira etc. Passe cola branca na superfície do bloquinho, e raspe com um toco ou um cartão, até deixar uma camada homogênea e fina. Aperte no local definitivo com um grampo ou sargento, e deixe secar por 24 ou 48 horas.

Feito isso, o diorama poderá ser colocado sobre qualquer mesa torta, prateleira empenada etc., e re-nivelado rapidamente, sem dificuldade.

Já dá para cuidar da instalação e nivelamento da base das linhas, sem medo de problemas futuros.

Talas

Enquanto a cola seca, aproveitei para enfrentar outra tarefa primordial: soldar os fios de alimentação nas talas de junção dos trilhos.

No manual de maquetes da Frateschi — Ferrovias para Você Construir, vol. 2 —, os projetos mostram apenas um par de fios para cada trecho de linha eletricamente isolado dos demais (cabinho 22, vermelho e preto). Num texto à parte, recomenda-se que haja uma segunda alimentação, uma terceira etc., quando o trecho de linha for muito grande.

Na minha opinião, isso ainda é pouco. Cada AMV deve receber energia em todas as 6 talas de junção, sempre que possível (DC-19/13).

Alguns companheiros vão mais longe. O Gilberto (SMFB), numa maquete que teria uns 80 metros de linha, pretendia soldar fios de alimentação em todas as talas! O Luiz Octávio (como muitos outros) prefere soldar todas as emendas de trilhos, depois das linhas assentadas, testadas e aprovadas.

Soldar as emendas, por si só, não garante boa alimentação, principalmente com vários AMVs em seqüência. Se um deles apresentar falha nas conexões internas, não entregará energia para o AMV seguinte. Então, será preciso soldar um ou vários fios às laterais dos trilhos, coisa que eu não consigo fazer sem derreter ou deformar os dormentes.

Testes feitos pelo Gilberto, logo que surgiram as grades flexíveis nickel-silver da Frateschi, indicaram que estes trilhos apresentavam mais resistência do que os de latão, à passagem da corrente elétrica. Era seu argumento em favor da alimentação em todas as talas.

No caso do diorama, não há outras emendas, fora as dos AMVs, que formam o "miolo" do lay-out (DC-12/9). Deles, partem 4 linhas, nenhuma das quais atinge sequer o tamanho de uma grade flexível (88 cm).

Se quiser reforçar a alimentação dessas 4 linhas, só há uma forma: colocar talas (meramente de alimentação) no final das linhas. Aliás, fiz isso no pátio da EF Pireneus — Paranã.

Ao iniciar o assentamento das linhas, fure a cortiça e a madeira com uma broca fina, bem perto de cada tala de alimentação, e passe os fios por eles, de modo que desapareçam discretamente. Após o empedramento da via, os fios somem.

    Emendas de trilhos, já com a solda dos fios de alimentação das locomotivas
Ok, você já viu tudo. Sou ruim de solda! Soldar trilhos,
nem pensar. Coitados dos dormentes

Solda

Em 1984 e 1985, soldar cabinho 22 nas talas era um processo muito facilitado pelo processo industrial da Frateschi: as talas eram estampadas numa folha retangular, de onde o modelista ia cortando-as com tesoura, à medida em que precisasse de mais algumas.

Era muito prático, soldar um fio em cada tala, já que a folha ficava quieta.

Atualmente, a Frateschi produz as talas em fita, sendo inviável embalá-las e distribuí-las como uma corda de salsichas, emendadas uma após outra. Só são encontradas cortadas, avulsas.

Para o meu nível de habilidade, após alguns anos sem prática, as talas avulsas — ou os fios, alternadamente — saltavam fora, quando tentava mantê-los juntos com o ferro de solda numa das mãos, e a solda na outra. Tudo bem. Após umas 20 soldas imprestáveis, consegui fazer outras 20 razoáveis.

Note que não vale a pena reaproveitar talas usadas. Pior ainda: nunca reaproveitar aquelas talas que vêm nas grades rígidas, onde são prensadas para não soltarem. Ao tirá-las, são forçadas e se deformam demais.

«» ª … •’ — “”
Um diorama, se não há espaço!
Estrutura | Dicas | Escondendo as bobinas | Relevo | Situação atual
Maquetes & idéias
AMF | CMMF | SBF | EF Nova Neuffer | EF Vale do Aço | Opções & desafios
Maquete no teto | Ferreo Clube do ABC | Terceira dimensão
Maquete O / On30 para trens Lionel | EF Pireneus-Paranã | EF Paranaíba-Aragarças
Diorama | Diorama quadro a quadro
Dicas técnicas
Gabarito lateral em curva | Curvas e material rodante | AMVs e material rodante | Limpeza dos trilhos
Dicas para decoração
Relevo em gesso ou papel | Lastro para os trilhos | Construções em papel cartão | Material decorativo
Como fazer árvores | Túnel para maquete | Portal de túnel em resina
Mineração de ferro | Galpão para locomotivas
Dicas básicas
7 dicas importantes | Decálogo do ferreomodelista | Uma injeção de realismo em sua mini-ferrovia
   

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

Acompanhe no FB

  

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade