Prezados amigos, Convido-os a conhecer os dados abaixo e guardar junto ao exemplar do livro "Budd", à guisa de alguns esclarecimentos complementares importantes: 1) As várias citações que fazemos na obra a respeito do "vale do rio Paraíba" referem-se ao vale do rio Paraíba do Sul, na região Sudeste. Na Central do Brasil era comum a abreviação regionalizada para "vale do Paraíba", "linha do vale do Paraíba" ou ainda "vale do rio Paraíba", em alusão genérica ao trecho do ramal de São Paulo. 2) O quantitativo sobre os carros bagagem - chefe de trem modificados para o "Trem de Prata" (citados em seu capítulo) referem-se a "Composição 1". A totalidade dos carros desta categoria, destinados e transformados para o "Trem de Prata" ("Composição 1" e "Composição 2"), está citada na tabela do descritivo técnico referente ao modelo "bagagem-chefe de trem - RPO" e demais passagens ao longo do livro. 3) No capítulo referente ao "Vera Cruz", citamos o ponto mais alto da Linha do Centro em relação ao nível do mar, destacada a cidade de Barbacena, em Minas Gerais, com o seu marco quilométrico e altitude registrados, seguida da citação da localidade de Eng. Simão Tamm, MG, como sendo o ponto mais alto. O texto segue a descrição da trajetória ascendente do "Vera Cruz" (do Rio para Belo Horizonte). De Barbacena, MG (1.135 m) a Eng. Simão Tamm, MG (1.170 m), encontramos as maiores altitudes da Linha do Centro (o patamar dos "mil metros" tem início (aprox.) da localidade de João Ayres, MG, no quilômetro 351, ao "Quilômetro 462" (próximo a Buarque de Macedo, MG). Registro ainda uma observação feita por um leitor de São Paulo e que é procedente e consistente. Ele observou que o nome do trem "Ouro Branco", da Estrada de Ferro Sorocabana, refere-se a um específico trem unidade fabricado na Alemanha e que entrou em operação em 1939, com registros de sua circulação até os anos 1960. Essa observação, acompanhada de fotos e plantas, comprova a questão. Portanto, na página 137 da linha do tempo dos carros Budd no Brasil, a denominação para "Ouro Branco" sobre os carros da "série 500" que chegaram para a EFS em 1951, deve ser desconsiderada em relação à correta história dos trens da EFS. Contudo justifico que tal dado foi assinalado em função
de um registro através de um anúncio sobre a chegada
dos novos carros de aço Budd para a Sorocabana (certamente
revisto para evitar confusões com o já titular e existente
"Ouro Branco"). Mas ficou melhor conhecido (entre os funcionários)
Observações
Para adquirir diretamente este livro, como também os livros "A E. F. Vitória a Minas e suas locomotivas desde 1904" e "Ferrovia Centro-Atlântica: uma ferrovia e suas raízes", envie uma carta para:
Adquirindo mais de um livro (Budd, FCA ou EFVM) no mesmo pedido, você paga apenas R$ 40,00 por cada um, aproveitando a facilidade do envio por Sedex, para qualquer ponto do Brasil.
Também aceitamos pagamento pelo cartão Visa. Para receber o formulário de autorização de débito, envie um email para Memória do Trem <spmtjbs@alternex.com.br>. Estas condições de promoção são válidas até 30 de junho de 2002, ou antes, se esgotarem os estoques. 18-Fev-2002Carros Budd no Brasil, vol. IOs trens que marcaram épocaA história dos trens formados pelos carros fabricados pela The Budd Company, para ferrovias brasileiras.José
Emílio Buzelin
|
|
|||||||||||||||||||||||
Perfeito para modelistas!Carlos Eduardo Campanhã |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
|
|
|
| Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |