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22-Abr-2002

Carros Budd no Brasil, vol. I

Os trens que marcaram época

A história dos trens formados pelos carros fabricados pela The Budd Company, para ferrovias brasileiras.
José Emílio Buzelin
Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem

Prezados amigos,

Convido-os a conhecer os dados abaixo e guardar junto ao exemplar do livro "Budd", à guisa de alguns esclarecimentos complementares importantes:

1) As várias citações que fazemos na obra a respeito do "vale do rio Paraíba" referem-se ao vale do rio Paraíba do Sul, na região Sudeste. Na Central do Brasil era comum a abreviação regionalizada para "vale do Paraíba", "linha do vale do Paraíba" ou ainda "vale do rio Paraíba", em alusão genérica ao trecho do ramal de São Paulo.

2) O quantitativo sobre os carros bagagem - chefe de trem modificados para o "Trem de Prata" (citados em seu capítulo) referem-se a "Composição 1". A totalidade dos carros desta categoria, destinados e transformados para o "Trem de Prata" ("Composição 1" e "Composição 2"), está citada na tabela do descritivo técnico referente ao modelo "bagagem-chefe de trem - RPO" e demais passagens ao longo do livro.

3) No capítulo referente ao "Vera Cruz", citamos o ponto mais alto da Linha do Centro em relação ao nível do mar, destacada a cidade de Barbacena, em Minas Gerais, com o seu marco quilométrico e altitude registrados, seguida da citação da localidade de Eng. Simão Tamm, MG, como sendo o ponto mais alto. O texto segue a descrição da trajetória ascendente do "Vera Cruz" (do Rio para Belo Horizonte). De Barbacena, MG (1.135 m) a Eng. Simão Tamm, MG (1.170 m), encontramos as maiores altitudes da Linha do Centro (o patamar dos "mil metros" tem início (aprox.) da localidade de João Ayres, MG, no quilômetro 351, ao "Quilômetro 462" (próximo a Buarque de Macedo, MG).

Registro ainda uma observação feita por um leitor de São Paulo e que é procedente e consistente. Ele observou que o nome do trem "Ouro Branco", da Estrada de Ferro Sorocabana, refere-se a um específico trem unidade fabricado na Alemanha e que entrou em operação em 1939, com registros de sua circulação até os anos 1960. Essa observação, acompanhada de fotos e plantas, comprova a questão.

Portanto, na página 137 da linha do tempo dos carros Budd no Brasil, a denominação para "Ouro Branco" sobre os carros da "série 500" que chegaram para a EFS em 1951, deve ser desconsiderada em relação à correta história dos trens da EFS.

Contudo justifico que tal dado foi assinalado em função de um registro através de um anúncio sobre a chegada dos novos carros de aço Budd para a Sorocabana (certamente revisto para evitar confusões com o já titular e existente "Ouro Branco"). Mas ficou melhor conhecido (entre os funcionários)
como "Expresso" ou "Luxo Antigo" este último após, principalmente, com a chegada dos carros da "série 800".

Observações

  • À venda na Memória do Trem e em algumas livrarias e lojas de ferreomodelismo no Brasil, destacando-se Lupatelli, Rio Grande, Frateschi, Hobbylândia e MR Custom Service.

Para adquirir diretamente este livro, como também os livros "A E. F. Vitória a Minas e suas locomotivas desde 1904" e "Ferrovia Centro-Atlântica: uma ferrovia e suas raízes", envie uma carta para:

Praça Raul Soares, 89, ap. 1002, Belo Horizonte, MG, 30180-030
(com cheque nominal a José Emílio Buzelin)

ou

Caixa Postal 3136, Rio de Janeiro, RJ, 20001-970
(com cheque nominal a João Bosco Setti)

Adquirindo mais de um livro (Budd, FCA ou EFVM) no mesmo pedido, você paga apenas R$ 40,00 por cada um, aproveitando a facilidade do envio por Sedex, para qualquer ponto do Brasil.

- Para os estados: DF, ES, MG, RJ e SP (geograficamente mais próximos):
o frete é por nossa conta;

- Para os estados: BA, GO, MS, PR, RS, SC, SE e TO (capital e interior):
acrescente apenas R$ 5,00 para qualquer quantidade de livros;

- Para os estados: AL, CE, MA, MT, PB, PE, PI e RN (capital e interior):
acrescente apenas R$ 10,00 para qualquer quantidade;

- Para os estados: AC, AM, AP, PA, RO e RR (capital e interior):
acrescente apenas R$ 15,00 para qualquer quantidade de livros.

Também aceitamos pagamento pelo cartão Visa. Para receber o formulário de autorização de débito, envie um email para Memória do Trem <spmtjbs@alternex.com.br>.

Estas condições de promoção são válidas até 30 de junho de 2002, ou antes, se esgotarem os estoques.

18-Fev-2002

Carros Budd no Brasil, vol. I

Os trens que marcaram época

A história dos trens formados pelos carros fabricados pela The Budd Company, para ferrovias brasileiras.
José Emílio Buzelin
Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem

Neste primeiro volume, a Estrada de Ferro Central do Brasil através dos trens "Santa Cruz" (Rio de Janeiro / São Paulo); "Vera Cruz" (Rio de Janeiro / Belo Horizonte), acompanhando também informações históricas e dados sobre as automotrizes de bitola larga; e a fase do "Trem de Prata" (1994/1998), entre Rio de Janeiro e São Paulo.

  • Destaque para a tração, rotas dos trens, principais formações e especiais, de 1950 a 2000

  • Detalhamento e descritivo técnico sobre os carros e as automotrizes.

  • Anexo especial sobre os carros Budd nas ferrovias paulistas (briefing).

  • Edição bilingüe (português / inglês).

  • Estimativa inicial (sujeita a alteração): 144 páginas / pouco mais de 300 fotografias

  • Lançamento previsto: março / abril - 2002

  • Mais adiante a Memória do Trem divulgará o preço do livro e condições de lançamento.

José Emílio de Castro H. Buzelin
Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem
Caixa Postal 3.136 - (Cep) 20001-970 Rio de Janeiro, RJ
http://www.trem.org.br/
e-mail (BH): jhbuzelin@uol.com.br

   
Capa do livro sobre os vagões Budd nas ferrovias brasileiras

Perfeito para modelistas!

Carlos Eduardo Campanhã

Livros da SPMT

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Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem

Bibliografia

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• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

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