Prezados amigos e colegas de ferroviarismo, antes de mais nada desejo aqui publicamente externar o meu carinho e gratidão por todos que durante o evento do VIII Encontro prestigiaram a nossa festa e o lançamento do livro sobre a 2-C+C-2. O livro é exatamente o que exponho em nossa apresentação. Foi feito única e exclusivamente para que a chama dos nossos interesses ferroviários, a roda dos livros e o fórum das discussões sejam sempre maiores para que a nossa cultura ferroviária saia fortalecida. Digo a todos que, falar das 2-C+C-2 é falar preferencialmente da Paulista e da Fepasa, em suas origens históricas que são bem mais complexas do que aquelas que expus. Agrava o fato de que este que vos oferece o livro realmente viveu minimamente as ferrovias em São Paulo, consignando o conhecimento existente ao que os amigos estimados me ensinaram ou mostraram ao longo dos anos, associado a um esforço de pesquisa. Portanto a grade de agradecimentos está e será sempre incompleta. Partilho uma visão, ainda que em escala diferente, daquilo que realmente motivou a Memória do Trem, dentre outros fatores, a desenvolver seus livros. E conto: estávamos cansados de não encontrarmos nada sobre as ferrovias de nossa terra, enquanto lá fora as poucas manifestações sobre o Brasil neste mister se revelavam grandiosas. Por que o estrangeiro haveria de valorizar mais a nossa terra do que nós mesmos? Até quando continuariam falando de nossas ferrovias melhor ou pior que nós?
Então, sigam os passos. Sei o quanto mereço o respeito e o carinho de todos que me conhecem e valorizam o que faço e em nome disto agradeço. O livro da V8 não oferece, de fato, maiores novidades em relação ao que "todos" já conhecem. Mas é um livro. Certo ou errado, bem escrito ou questionável, é um livro. Que não deverá dormir esplendidamente em prateleiras mas ser motivo de avanço. Porque o filósofo Sócrates já dizia que a verdade está entre aqueles que a discutem e não unicamente com quem a expressa. Talvez a maior novidade do livro V8 sejam as páginas "centraleiras", onde arrisquei dados memoriais pessoais e de conversas com amigos e colegas. Talvez a maioria tenha 90% das fotos do livro em seus HDs e por serem coloridas em situação excelente de imagem. Talvez tudo que está dito ali, seja motivo de novidade para alguns ou "assunto batido" para tantos de admiração ou correção, questionamento ou acerto - caberá a cada um interpretar. Mas lembrem-se: a maior novidade do livro é o que ele representa enquanto realização. Estamos - todos - buscando dar dignidade a nossa história, porque fato é poucos se interessam por ela, e tantos desejam destruí-la, esta é a verdade. Portanto,das formas de se ver este livro, espero que aquela que motive o questionamento e o surgimento de novas obras seja o principal resultado, pois somente assim quando chegar a "próxima onda", saberemos impedir a destruição do que mais prezamos e não assistiremos mais apoltronados à aniquilação de nossas conquistas, valores e crenças, posto que a ignorância não se expressa somente pela falta de conhecer mas também pela falta de como usar o conhecer. Apenas espero que a dignidade e o reconhecimento do esforço passado sejam reverenciados no futuro, se tanto pelo mérito do saber também pelo mérito do fazer. Assim, desejo agradecer a todos pelo carinho, mas não se acomodem. Mobilizemo-nos para constituir a continuidade deste esforço. Este é o meu muito obrigado, Saudações, Buzelin
|
|
Livros da SPMT
Livros importadosSociedade de Pesquisa para Memória do Trem
Acompanhe no FBPublicações da história do ferreomodelismo brasileiro
|
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |