Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Estrada de Ferro
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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Ferrovias

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  
   

Estrada de Ferro do Corcovado
No Almanak Laemmert: 1883-1889


 
Trem do Corcovado
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A “Estrada de Ferro do Cosme Velho ao Corcovado” esteve presente no “Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e Província do Rio de Janeiro - Editores Eduardo & Henrique Laemmert” — ou, abreviadamente, “Almanak Laemmert” — desde 1883 até sua última edição, em 1889.

Em 1883, já são indicados os endereços do Banco Industrial e dos três diretores da ferrovia, com a indicação de “Linha de estrada de ferro em projeto”, número e data do Decreto de autorização.

Em 1884, aparecem detalhes técnicos do projeto, como o “Sistema Rigi[do monte Rigi, Suíça, onde Nicolau Riggenbach lançou sua cremalheira com rampas de até 25%]; a extensão prevista de 3,697 km; e a indicação de ferrovia “em construção”.

   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

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• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

Estrada de Ferro do Cosme Velho ao Corcovado no Almanaque Laemmert de 1884
Estrada de Ferro do Cosme Velho ao Corcovado no Almanaque Laemmert de 1884

No Almanaque Laemmert de 1885, finalmente surgem os horários do trecho inicial até Paineiras, inaugurado em 9 Out. 1884 — bem a tempo para a temporada de verão.

São nada menos que dez horários partindo do Cosme Velho aos Domingos e “dias santos”, desde as 4h30 da manhã.

Seis trens partiam pela manhã, e apenas quatro na parte da tarde. Sete desses trens partiam de volta das Paineiras após 45 minutos, porém o trem que subia ao meio-dia retornava somente às 14h15. O último trem, que subia às 18h, retornava às 19h30.

Para todos esses horários, bastava uma das duas locomotivas de cremalheira a vapor construídas pela fábrica suíça Esslingen.

Mediante aviso com duas horas de antecedência, podia-se contratar “trens especiais pelo preço de 60$000 [60 mil réis] para ida e volta até 20 pessoas; por passageiro excedente se pagará 3$000”.

A grande atração era o “hotel restaurant nas Paineiras servido pela acreditada casa Pascoal”.

Durante a semana, subiam quatro trens por dia, dos quais três retornavam após 1h30min; e o último retornava após três horas de permanência nas Paineiras.

Uma descrição — “Com 2,750 km de extensão em tráfego até Paineiras” — e uma garantia — “Os trabalhos do prolongamento da estrada até o cume estão muito adiantados”.

   

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Estrada de Ferro do Cosme Velho ao Corcovado no Almanaque Laemmert de 1885
Estrada de Ferro do Cosme Velho ao Corcovado no Almanaque Laemmert de 1885

Apesar da inauguração do segundo trecho da ferrovia, até o Alto do Corcovado, em 1º Jul. 1885, o Almanaque Laemmert de 1886 mantém a descrição anterior — “Com 2,750 km de extensão em tráfego até Paineiras” — e a mesma garantia — “Os trabalhos do prolongamento da estrada até o cume estão muito adiantados”.

A parceria com a Casa Pascoal é incrementada: — “Para comodidade do público, achar-se-ão à venda na confeitaria Pascoal, à rua do Ouvidor, nos Sábados e vésperas dos dias santificados, os bilhetes de ida e volta para o dia seguinte”. — Podia-se frequentá-la na cidade durante a semana, e sua extensão no “Hotel restaurant” das Paineiras no final de semana.

Observe que, a partir desta edição, só se informam os horários de partida de Cosme Velho — e não mais os horários de descida, nem o eventual intervalo até o início do retorno.

Em compensação, fica claro que quem adquiria passagem de ida e volta podia permanecer nas Paineiras o tempo que desejasse, e retornar em qualquer outro trem, à sua escolha, dentro do mesmo dia.

“Os bilhetes de ida e volta são válidos durante todo o dia para a volta em qualquer trem, podendo o passageiro demorar-se o tempo que lhe convier em qualquer das estações intermediárias [Almanak Laemmert 1886].

Os trens permanecem em número de nove aos Domingos e dias santificados, porém menos madrugadores que no verão anterior.

Durante a semana, também permanece o número de quatro trens diários.

   
Estrada de Ferro do Cosme Velho ao Corcovado no Almanaque Laemmert de 1886
Estrada de Ferro do Cosme Velho ao Corcovado no Almanaque Laemmert de 1886

No Almanaque Laemmert de 1887, finalmente é atualizada a informação sobre a linha — “3.800 metros de extensão total, em tráfego”.

Os horários aos Domingos e feriados tornam-se “redondos” e se reduzem a sete viagens, partindo do Cosme Velho às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h.

Note que não existe menção ao verão. Aparentemente, os mesmos horários valiam para o ano inteiro.

Nos dias úteis, permanecem quatro viagens.

     
Estrada de Ferro do Cosme Velho ao Corcovado no Almanaque Laemmert de 1887
Estrada de Ferro do Cosme Velho ao Corcovado no Almanaque Laemmert de 1887

No Almanaque Laemmert de 1888, permanecem sete trens aos Domingos e feriados, partindo do Cosme Velho de duas em duas horas, às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h; e quatro viagens nos dias úteis.

     
Estrada de Ferro do Cosme Velho ao Corcovado no Almanaque Laemmert de 1888
Estrada de Ferro do Cosme Velho ao Corcovado no Almanaque Laemmert de 1888
O Almanaque Laemmert de 1889 mantém as mesmas informações dos dois anos anteriores, apenas mais resumidas, diminuindo o espaço ocupado pela ferrovia.      
Estrada de Ferro do Cosme Velho ao Corcovado no Almanaque Laemmert de 1889
Estrada de Ferro do Cosme Velho ao Corcovado no Almanaque Laemmert de 1889

O Almanaque Laemmert acabou junto com o Império (ainda não pesquisei os possíveis motivos). A edição de 1889 foi a última.

Aparentemente, os editores e seus herdeiros — ou seu nome — prosseguiram ativos nesse ramo, pois tenho pelo menos um livro publicado 80 anos mais tarde pela Gráfica Editora Laemmert S/A, Rio de Janeiro, GB, em 1968.

   
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