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Trem do Corcovado
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A Estrada de Ferro do Cosme Velho ao Corcovado esteve presente no Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e Província do Rio de Janeiro - Editores Eduardo & Henrique Laemmert ou, abreviadamente, Almanak Laemmert desde 1883 até sua última edição, em 1889.
Em 1883, já são indicados os endereços do Banco Industrial e dos três diretores da ferrovia, com a indicação de Linha de estrada de ferro em projeto, número e data do Decreto de autorização.
Em 1884, aparecem detalhes técnicos do projeto, como o Sistema Rigi [do monte Rigi, Suíça, onde Nicolau Riggenbach lançou sua cremalheira com rampas de até 25%]; a extensão prevista de 3,697 km; e a indicação de ferrovia em construção.
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
No Almanaque Laemmert de 1885, finalmente surgem os horários do trecho inicial até Paineiras, inaugurado em 9 Out. 1884 bem a tempo para a temporada de verão. São nada menos que dez horários partindo do Cosme Velho aos Domingos e dias santos, desde as 4h30 da manhã. Seis trens partiam pela manhã, e apenas quatro na parte da tarde. Sete desses trens partiam de volta das Paineiras após 45 minutos, porém o trem que subia ao meio-dia retornava somente às 14h15. O último trem, que subia às 18h, retornava às 19h30. Para todos esses horários, bastava uma das duas locomotivas de cremalheira a vapor construídas pela fábrica suíça Esslingen. Mediante aviso com duas horas de antecedência, podia-se contratar “trens especiais pelo preço de 60$000 [60 mil réis] para ida e volta até 20 pessoas; por passageiro excedente se pagará 3$000”. A grande atração era o “hotel restaurant nas Paineiras servido pela acreditada casa Pascoal”. Durante a semana, subiam quatro trens por dia, dos quais três retornavam após 1h30min; e o último retornava após três horas de permanência nas Paineiras. Uma descrição “Com 2,750 km de extensão em tráfego até Paineiras” e uma garantia “Os trabalhos do prolongamento da estrada até o cume estão muito adiantados”. |
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Apesar da inauguração do segundo trecho da ferrovia, até o Alto do Corcovado, em 1º Jul. 1885, o Almanaque Laemmert de 1886 mantém a descrição anterior “Com 2,750 km de extensão em tráfego até Paineiras” e a mesma garantia “Os trabalhos do prolongamento da estrada até o cume estão muito adiantados”. A parceria com a Casa Pascoal é incrementada: “Para comodidade do público, achar-se-ão à venda na confeitaria Pascoal, à rua do Ouvidor, nos Sábados e vésperas dos dias santificados, os bilhetes de ida e volta para o dia seguinte”. Podia-se frequentá-la na cidade durante a semana, e sua extensão no “Hotel restaurant” das Paineiras no final de semana. Observe que, a partir desta edição, só se informam os horários de partida de Cosme Velho e não mais os horários de descida, nem o eventual intervalo até o início do retorno. Em compensação, fica claro que quem adquiria passagem de ida e volta podia permanecer nas Paineiras o tempo que desejasse, e retornar em qualquer outro trem, à sua escolha, dentro do mesmo dia. “Os bilhetes de ida e volta são válidos durante todo o dia para a volta em qualquer trem, podendo o passageiro demorar-se o tempo que lhe convier em qualquer das estações intermediárias [Almanak Laemmert 1886]. Os trens permanecem em número de nove aos Domingos e dias santificados, porém menos madrugadores que no verão anterior. Durante a semana, também permanece o número de quatro trens diários. |
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No Almanaque Laemmert de 1887, finalmente é atualizada a informação sobre a linha 3.800 metros de extensão total, em tráfego. Os horários aos Domingos e feriados tornam-se redondos e se reduzem a sete viagens, partindo do Cosme Velho às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h. Note que não existe menção ao verão. Aparentemente, os mesmos horários valiam para o ano inteiro. Nos dias úteis, permanecem quatro viagens. |
No Almanaque Laemmert de 1888, permanecem sete trens aos Domingos e feriados, partindo do Cosme Velho de duas em duas horas, às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h; e quatro viagens nos dias úteis. |
O Almanaque Laemmert de 1889 mantém as mesmas informações dos dois anos anteriores, apenas mais resumidas, diminuindo o espaço ocupado pela ferrovia. |
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