Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Estrada de Ferro
do Corcovado

1972~79: Reconstrução
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  • Projeto
  • Decisão
1970: Devolução
1954
1932
1910: Eletrificação
  • Locomotivas
  • Equipamentos
1907
1898
Locomotivas a vapor
Percurso
1883-1889
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Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
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Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   
Anúncio do trem do Corcovado na “Revista das Estradas de Ferro” em Janeiro de 1932
Anúncio do trem do Corcovado na “Revista das Estradas de Ferro” em 30 de Janeiro de 1932

Estrada de Ferro do Corcovado
Horários de 1932
em um anúncio da “Light”


 
Trem do Corcovado
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Horários | Passagens | Bilheteria | Onde comprar | Como chegar

O anúncio do Trem do Corcovado em 1932 (acima) evoca todo o “glamour” de uma “época de ouro”. A cena poderia ter saído diretamente de um filme de Hollywood, daqueles que ainda hoje despertam certa “sessão nostalgia”.

Indicava 15 horários nos Domingos e Feriados, com partidas de hora em hora.

Pouco, na verdade, se lembrarmos que, 22 anos antes, os mesmos trens — portanto, com o mesmo número de assentos — chegavam a fazer viagens de meia em meia hora:

A grande afluência de passageiros, que se tem verificado depois da eletrificação, tem obrigado a Companhia a fazer, em certos dias, trens de meia em meia hora [MVOP ref. 1910, p. 185].

Examinando os horários de 1932, vemos que 2 desses 15 horários eram “trens extraordinários, cujas viagens são facultativas”.

Dos 13 horários restantes, 4 não passavam das Paineiras; e os outros 9 só iam até o alto do Corcovado — “caso não chova”.

Talvez fosse de se imaginar que o monumento ao Cristo Redentor, inaugurado apenas três meses antes — em 12 Out. 1931 — atraísse, naquele verão, uma afluência de passageiros muito maior do que a simples eletrificação da ferrovia, 22 anos antes.

Além disso, naquele verão de 1932, a ferrovia do Corcovado ainda não sofria qualquer concorrência — uma vez que a rodovia até o alto só seria inaugurada mais de 4 anos mais tarde, em 17 Nov. 1936.

Divulgação do trem do Corcovado em capas da revista “Light” em 1932 e 1933
Divulgação do trem do Corcovado em capas da revista “Light” em 1932 e 1933
[Memória da Eletricidade p. 75]

Muitos motivos poderiam explicar um fluxo moderado de passageiros no verão de 1932.

O mundo inteiro ainda vivia os efeitos do crash de 1929 — uma crise econômica de proporções catastróficas e que, a rigor, não chegou a ser totalmente superada até o final da década seguinte.

Nesse contexto, pode ser difícil avaliar eventuais efeitos (positivos ou negativos) do preço das passagens, da divulgação, da política de horários, ou da qualidade do serviço naquele momento.

As informações disponíveis nas fontes mais conhecidas são poucas, e seria necessário levantar outras, para uma análise mais objetiva.

O livro do Centro de Memória da Eletricidade, com acesso a vasta documentação, afirma que a “Light” esforçava-se por manter um serviço de qualidade e divulgá-lo na mídia da época, para conquistar novos visitantes.

O estilo das frases, porém, sugere que pode ser transcrição, parcial ou total, de um texto saído diretamente do departamento de relações públicas da empresa, naquele momento ou em qualquer época posterior:

“Durante vários anos, a Light tentou fazer da Estrada de Ferro do Corcovado um empreendimento que assegurasse maiores lucros ou, pelo menos, prejuízos menores. Durante os anos em que esteve à frente da concessão, ela dedicou atenção especial à manutenção da ferrovia e de seu material rodante, no esforço contínuo de conquistar novos visitantes entre turistas estrangeiros e brasileiros, tanto para a ferrovia, quando para o Hotel das Paineiras. Com este objetivo, utilizava intensamente a mídia, inserindo anúncios na revista Light, em jornais e emissoras de rádio” [Memória da Eletricidade p. 75].

Trem do Corcovado
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A conquista da Montanha de Deus | 100 anos da eletrificação | Debret
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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

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