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Locomotiva de cremalheira a vapor nº 2 da Estrada de Ferro do Corcovado com carro de passageiros no viaduto do Silvestre
Locomotiva de cremalheira a vapor nº 2 da Estrada de Ferro do Corcovado com carro de passageiros no viaduto do Silvestre

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Estrada de Ferro do Corcovado
As locomotivas de cremalheira a vapor

Flavio R. Cavalcanti - Mar. 2013

A Estrada de Ferro do Corcovado começou a operar parcialmente (até Paineiras), em 1884; e no trajeto completo, em 1985, com locomotivas de cremalheira a vapor construídas pela fábrica suíça Esslingen.

Segundo Stiel, a ferrovia começou com duas locomotivas Esslingen e dois carros de passageiros. Posteriormente, adquiriu mais duas locomotivas, construídas pela Baldwin [Stiel, p. 362]. Ao iniciar-se a operação elétrica, manteve “os mesmos” três carros e um vagão de carga / serviço de lastro da fase a vapor, embora “inteiramente reformados [Stiel, p. 364-365].

Segundo Suêvo, em 1885 a ferrovia ainda contava com apenas duas locomotivas e dois carros de passageiros. Em 1891, o material rodante já era formado por três locomotivas e cinco carros. Em 1892 foi adquirida uma quarta locomotiva, porém a primeira — em operação desde 1884 — permaneceu vários meses em reparos na oficina. Eram duas Esslingen e duas Baldwin. Ele atribui a todas, indistintamente, a capacidade de “rebocar um peso útil de 8 toneladas em rampas de 30%, com a velocidade de 7 km/h[Suêvo, p. 91].

Locomotiva de cremalheira (“rack”) a vapor construída em 1888 pela Baldwin para a Estrada de Ferro do Corcovado
Locomotiva de cremalheira (“rack”) a vapor construída em 1888 pela Baldwin
para a Estrada de Ferro do Corcovado. Fonte: Baldwin Locomotive Works

Essa aquisição escalonada das locomotivas Baldwin confere com a informação existente em várias edições da história desse fabricante — sempre citando um único exemplar para a Estrada de Ferro do Corcovado no biênio 1888-1889:

«A procura de motores a vapor para o serviço urbano atingiu grandes proporções durante este período, tendo-se construído noventa e cinco durante os anos de 1888 e 1889. Durante este ano construíram-se duas locomotivas de cremalheira, do sistema Riggenbach, uma com uma única roda dentada e quatro portrizes, pesando em ordem de marcha 14.515 quilos, para a Estrada de Ferro do Corcovado, no Rio de Janeiro, Brasil, e outra com duas rodas dentadas e oito rodas portrizes, pesando em ordem de marcha 35.835 quilos, para a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, do Brasil. As ilustrações destas locomotivas estão apresentadas nestas páginas» [História da Baldwin Locomotive Works: 1831-1922].

Informações e gravuras das locomotivas de cremalheira (“rack”) a vapor construídas em 1889-1889 para as estradas de ferro do Corcovado e Príncipe do Grão Pará em “History of Baldwin Locomotive Works: 1831-1920”
Informações e gravuras das locomotivas de cremalheira (“rack”) a vapor construídas em 1889-1889
para as estradas de ferro do Corcovado e Príncipe do Grão Pará,
em “History of Baldwin Locomotive Works: 1831-1920”

Porém, existe uma referência suíça ou alemã indicando apenas uma locomotiva Baldwin de 1888; e uma locomotiva de 1890 cujo construtor é designado abreviadamente “ME” [Maschinenfabrik Esslingen?]. Segundo essa fonte [a indentificar e conferir], a locomotiva Baldwin de 1888 tracionava 8,5 toneladas à velocidade de 6 km/h, enquanto a locomotiva “ME” de 1890 tracionava 7 toneladas à velocidade de 8 km/h.

Perfis em escala das locomotivas a cremalheira Baldwin (1888), “ME” (1890) e SLM/MFO (1910/1920) da Estrada de Ferro do Corcovado
Perfis em escala das locomotivas a cremalheira
Baldwin (1888), “ME” (1890) e SLM/MFO (1910/1920)
da Estrada de Ferro do Corcovado

Tudo indica que esta fonte [a indentificar e conferir] continha pelo menos uma folha anterior, talvez com os dados das primeiras locomotivas.

Trem do Corcovado
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